5 filmes sobre tragédias climáticas para refletir a situação do RS


O mundo não acabará, a menos que se analisem os sinais enviados pela mãe natureza. Recentemente, o Rio Grande do Sul enfrentou uma das piores catástrofes climáticas já vistas no Brasil, com uma chuva sem precedentes que inundou 446 municípios do Estado, causando alagamentos, erosões, derrubadas de árvores, casas e prejuízos significativos. Isso levanta questões sobre organização e planejamento urbano, já que a falta de planejamento em áreas propensas a alagamentos contribuiu para essa situação. Tragédias como essa são mais comuns do que se pensa, e destacam a necessidade de lidar com os efeitos das mudanças climáticas e da ação humana.

Para refletir sobre a responsabilidade do homem em relação à natureza, listamos cinco filmes que abordam os impactos da falta de responsabilidade ambiental.

O dia depois de amanhã / Prime Video

O dia depois de amanhã (2004)

A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.

2012 - IMDB

2012 (2009)

Em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. Os anos passam e, com a proximidade de 2012, as autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo eminente que pode significar o fim do mundo. Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt). Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) leva sua vida de marido separado, pai de dois filhos, como motorista de limusine e tendo que aturar as reclamações da ex esposa (Amanda Peet). Ao levar os filhos para passear, ele descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta.

A inundação do milênio / Netflix

A inundação do milênio (2022)

Inspirada em eventos reais que aconteceram em 1997, A Inundação do Milênio é uma série polonesa da Netflix que acompanha um desastre ecológico iminente. Depois de analisar centenas de pesquisas, uma ambientalista percebe que os níveis das águas em uma cidade estão subindo rapidamente e logo irão tomar conta das ruas e invadir as casas e prédios. Ela tenta avisar as autoridades, mas, a princípio, é ignorada. Depois que a situação já está se tornando caótica, o governo local toma uma decisão controversa: sacrificar as áreas rurais para proteger a cidade, criando barricadas. A escolha enfurece a parte afetada da população que luta para se proteger da inundação que está por vir. Paralelamente a catástrofe iminente, está acontecendo a campanha para eleger um novo secretário, quando um dos candidatos toma uma atitude que pode lhe garantir a eleição. O elegível Jakub Marczak entra em contato com Jásmina Tremer, uma das melhores profissionais do país e a única capaz de reduzir os danos da inundação que irá afetar milhares de pessoas.

Parasita / Netflix

Parasita (2019)

Em Parasita, toda a família de Ki-taek (Song Kang Ho) está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Presságio - Netflix

Presságio (2009)

1959. Um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será aberta daqui a 50 anos. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios, que ela alega terem sido ditos por alguém que não vê. Meio século depois a cápsula é aberta e este desenho chega às mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury). O pai dele, o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage), percebe que trata-se de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar melhor o desenho e descobre que ele prevê mais três catástrofes ainda não ocorridas, a última delas de proporções globais.

© all rights reserved
made with by templateszoo