companhia das letras

Resenha: Tosco, Gilberto Mattje

sábado, 21 de agosto de 2021

/ by Vitor Zindacta


ISBN: 788562443015
Ano: 2009 / Páginas: 134
Idioma: português
Editora: Alvorada

 Um jovem comum, reflexo de tantos outros empenhados em viver ou, muitas vezes, apenas sobreviver. De forma simples e direta, Tosco reflete sobre a condução da própria vida. Faz uma leitura de algumas razões afetivas envolvidas em seus comportamentos e atitudes. Em seu desafio de sobreviver, ter aprendido a pensar no porquê das coisas parece ter sido a sua grande descoberta.

Leia a resenha de "caco", clique aqui.

Toaco foi uma das apostas do Governo Federal em parceria com o MEC através de uma ação de alfabetização e conscientização dos alunos por intermédio do projeto tosco. O livro foi adotado pelo governo como uma das bases de ensino em diferentes disciplinas escolares, afim de, disciplinar alunos em relação aos caminhos que cada um toma. O livro foi escrito pelo psicólogo Gilberto Mattje.

Tosco narra a vida de um personagem chamado Samuel, apelidado de Tosco pelos amigos. Se levarmos ao pé da letra o significado de tosco  em relação ao dicionário obteremos  a resposta de que tosco é tudo aquilo o que é atrapalhado ou desengonçado. Samuel reside com a mãe e estuda numa escola próxima de casa, porém, acaba não conseguindo de firmar e fica mudando de escola em escola, até não se encontrar em nenhuma. Sua relação com sua mãe começa ficar conturbada quando as cobranças da mãe começam o afetar tosco de forma negativa, o que faz com que o adolescente queira fugir da escola e fazer amizade com uma série de pessoas erradas na vida. 

A vida de tosco muda radicalmente quando conhece Jeferson, um professor de educação física que o ajuda se encontrar e se reerguer por intermédio do esporte.

Confira abaixo as primeiras impressões de uma aluna do 8ª acerca do enredo:

“Sempre posso escolher a maneira de ter esta tão preciosa atenção. Por mais que tudo à minha volta se mostre caótico, sempre há uma forma criativa, alegre e divertida de se construir ao invés de destruir. E o pior, quando destruo o que quer ou a quem quer que seja, o primeiro que destruo é a mim mesmo.” ( Tosco)

Tosco é um livro de cento e trinta e três páginas que leva como título o nome do seu personagem principal. O protagonista apresenta em sua personalidade as definições do adjetivo que origina seu nome, pois, segundo o dicionário, tosco significa “rude, desajeitado, grosseiro ou algo em seu estado bruto”. O livro trata dos conflitos de um adolescente comum que apesar de aparentar um bom caráter, permite que suas experiências ruins influenciem em sua conduta e ações.
O autor da obra, Gilberto Mattje é um filósofo, psicólogo, especialista na área de psicanálise e mestre em Psicologia Social e da Saúde, profissional atuante como psicólogo clínico e professor universitário. Ele deixa transparecer em seu livro a preocupação com as experiências sociais experimentadas e suas influências sobre a formação social e ética da criança e adolescente.


O livro se organiza de forma bastante sintetizada, dividindo-se em capítulos enumerados sem a apresentação de um título, oferece uma ordem cronológica das experiências vivenciadas por seu protagonista. A linguagem é coloquial, de simples compreensão, a fim de se tornar atrativo de fácil entendimento para seu principal público alvo: os adolescentes. A narração é feita em primeira pessoa e nos permite experimentar a sensação dos sentimentos vivenciados por Tosco em suas falas.


A história se inicia com Tosco recordando suas tristes lembranças do passado. O primeiro cenário que nos é apresentado e um lar totalmente desajustado formado por uma mãe indiferente, autoritária e um pai alcóolatra, agressivo. Em suas memórias Tosco conta sobre o efeito da agressividade a qual ele era exposto e seu efeito sobre sua personalidade desde a infância. Ele relata a dificuldade que tinha de se adequar ao ambiente escolar, conviver em grupo e respeitar a autoridade dos professores, já que ele refletia quase que de forma automática a agressividade que aprendeu em casa.


Ainda na infância, Tosco perde sua única referência masculina, o pai, que além de ter sido um pai ausente, resolve de uma hora para a outra abandonar o lar. A mãe por sua vez decide aproveitar a vida, sair para festas, levar seus amantes para casa sem se preocupar nos efeitos que isso teria sobre seu filho. O menino se vê na responsabilidade de “homem da casa” agora e começa a reproduzir ainda mais as referências que teve do próprio pai.
Ainda assim, Tosco tem uma relação de amizade com Samuel, outro adolescente que apresentava uma história de vida tão conturbada quanto a dele, mas que apesar de tudo isso, preservava uma boa índole. A relação de Tosco com os professores se torna cada dia pior. Se não fossem suficientes os problemas, ele começa ainda a se envolver com o vício do cigarro. Logo a escola precisou de ajuda do Conselho Tutelar para lidar com os problemas que Tosco causava.
Tosco começa uma amizade com outros rapazes que estão profundamente envolvidos pelas drogas, pelo mundo do crime e se deixa influenciar por eles. Seu mau comportamento e seu desinteresse o levam a seguidas reprovações na escola e por fim, a uma expulsão.


O jovem tem agora o desafio de uma nova escola. Porém, a vida lhe reserva uma nova chance com a chegada do professor de educação física, Jeferson. O professor começa a incentivar Tosco e seus colegas na prática de esportes e exigir deles uma boa conduta como condição de permanência no time da escola. Através do futebol, Tosco se depara com valores como disciplina pessoal, trabalho em equipe, entre outros. Com o incentivo do professor, o rapaz procura um emprego e decide deixar a vadiagem.


Um dos momentos mais marcantes é durante um diálogo entre o professor Jeferson e o Tosco, onde o professor ajuda o rapaz a compreender que suas más ações são reflexos do tratamento que ele teve dentro de casa, principalmente durante sua infância, e que apesar dele estar condicionado a reproduzir tais ações, há uma possibilidade de transformação através da reflexão do exercício do autocontrole. Tosco fica ainda mais surpreso ao descobrir que o próprio professor Jeferson tivera uma infância e adolescência marcada pelo envolvimento com as drogas e com o crime, mas em um determinado momento decidira mudar suas ações e tomar o controle de sua vida.


Tosco começa a vivenciar uma nova etapa da sua vida, e com a ajuda de Samuel consegue arrumar um emprego melhor. Com muito esforço Tosco conclui o ensino médio, e entra em uma Universidade Federal em seu primeiro vestibular. Essas conquistas se tornavam ainda mais significativas para ele porque agora além de seus amigos Samuel e professor Jeferson, conclui o curso de Educação Física, passa em um concurso para professor do Ensino Fundamental e termina a história contando com uma alegria esfuziante que acabara de descobrir que será pai.
Apesar de sua linguagem coloquial e simples, o livro se organiza de forma estruturada e respeita os padrões da nossa língua portuguesa. Apresenta também ilustrações claras, interessantes e convidativas.


A temática do livro traz o leitor a uma reflexão tanto sobre a educação formal recebida na instituição escolar, quanto a informal aprendida no seio familiar e suas influências sobre a formação da personalidade da criança. Durante toda leitura, é possível se experimentar diversas sensações baseadas nas emoções expressas pelo personagem no decorrer do livro que vareiam desde indignação com a consciência cauterizada e endurecida do menino até a sensação de alegria ao ver a superação e mudança de vida do garoto.


Finalmente, fica na mente de quem lê a reflexão de que apesar das influências do meio em que vivemos, é possível assumirmos o controle e nos tornamos o melhor que podemos ser. Além de tudo, o livro Tosco pode ser usada por profissionais da docência, como instrumento pedagógico, a fim de compreender melhor os seus alunos e os conflitos individuais que os envolvem.

Postagem mais recente
Next Story Postagem mais antiga Página inicial
siga-nos no Instagram: @postliteral
Leia[+]
© all rights reserved
made with by templateszoo