15 livros livros de receitas para cozinheiros iniciantes


1. Cozinha Prática


Neste novo livro, Rita Lobo apresenta 60 receitas e todas as dicas, técnicas culinárias e truques de economia doméstica da temporada de básicos do programa Cozinha Prática, do GNT. Um curso de culinária em 13 capítulos muito bem explicados e ilustrados. Conhece alguém que ainda foge do fogão? Essa pessoa é você? Este livro pode mudar a sua vida.

2. Só para um: alimentação saudável para quem mora sozinho


Mora sozinho e quer comer melhor? Rita Lobo ensina você a vencer os obstáculos da cozinha para um ― sem precisar cozinhar do zero a cada refeição. Além de receitas saborosas e muitas técnicas culinárias, este livro traz soluções incríveis para a sua rotina: tem receita em uma panela só, tem uma aula completa de pê-efe, tem dicas desde a lista de compras até a hora de lavar a louça. Sem nem perceber, você vai ficar craque em planejamento. Vai aprender a armazenar, congelar e aproveitar melhor (e reaproveitar!) os alimentos. Vai saber montar uma despensa básica e escolher os utensílios. E ainda vai se divertir na cozinha. Só para um é uma ferramenta fundamental para você manter uma alimentação sempre saudável.

3. Alimentação natural para o dia a dia: 100 receitas vegetarianas com ingredientes simples

Vegetais, frutas, legumes, temperos, raízes e grãos se combinam em sopas e saladas, pratos principais, acompanhamentos e petiscos para as mais diversas horas. E o melhor: de forma acessível, sem pesar no bolso. Com receitas práticas que funcionam, Sarah Britton ensina refeições práticas que todo mundo pode preparar, em qualquer dia da semana. Sopa de ervilha com gengibre e limão; salada cítrica de beterraba crua e quinoa; risoto de forno de abóbora e sálvia; babaganuche de berinjela defumada; biscoitos picantes de cenoura e cominho; sorvete magnífico de banana e amêndoas; e muito mais ― incluindo opções veganas e sem glúten. Especialista em nutrição holística, Sarah Britton nos mostra que comida de qualidade não precisa ser cara nem complicada e pode estar presente em nossa mesa todos os dias.

4. Todas as sextas


Todas as sextas, livro vencedor do Prêmio Jabuti, combina um relato autobiográfico arrebatador e uma seleção com mais de 90 receitas que fizeram o sucesso dos menus executivos da chef Paola Carosella às sextas-feiras em seu restaurante Arturito, em São Paulo. A prosa poética de Paola revela uma mulher batalhadora, determinada e vitoriosa, que transcendeu os percalços da vida com a ajuda da cozinha. Suas receitas, com histórias e comentários instigantes, transbordam generosidade, gratidão, amor e excelência técnica. E as belíssimas imagens do premiado fotógrafo britânico Jason Lowe completam o livro de forma natural, como Paola tanto gosta.

5. Pequenos Gourmets, + de 120 receitas para se apaixonar por comida, Bruna Leite

Posso dar essa comida agora ou espero mais alguns meses? Pedaços grandes ou pequenos? Quando o assunto é alimentação infantil, são tantas questões práticas, dúvidas, opiniões e influências que ficamos confusos. Com mais de 120 receitas para bebês e crianças se apaixonarem por comida, Pequenos Gourmets chega para inspirar com receitas práticas, reais e deliciosas, e também para alimentar a autoconfiança de mães, pais, avós, cuidadores e todos que têm a desafiadora tarefa de alimentar uma criança. Este livro vai muito além de uma obra que traz boas opções nutricionais para nossos bebês, ele é sobre o paladar. É sobre ensinar que a mesa é o lugar mais feliz da casa!

6. Rita, Help! Me ensina a cozinhar


Há mais de 20 anos, Rita Lobo ensina todo mundo a cozinhar. Na quarentena, ela nem saiu de perto do fogão, para poder ajudar mesmo quem nunca tinha cozinhado na vida. Rita fez mais de 50 lives, gravou um programa de TV e uma série do YouTube em casa (até de pijama ela apareceu!), produziu muitas fotos, testou dezenas de receitas, respondeu a centenas de dúvidas nas redes sociais, enviou uma newsletter diária — e ainda escreveu este livro, um guia com tudo o que você precisa para se virar na cozinha. Tem dicas de higienização e lista de compras, além de receitas como arroz soltinho, feijão caseiro, o segredo da omelete, temperos para diferentes hortaliças, a fórmula da sopa de legumes, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e dois tipos de brigadeiro.

7. O que tem na geladeira?

Como é que eu transformo a compra da feira em refeições variadas e saborosas todo santo dia? Este livro tem a resposta. Rita Lobo ensina sua fórmula de criar receitas e apresenta mais de 200 opções para variar o cardápio. Em O que tem na geladeira?, que é baseado na série de mesmo nome do canal Panelinha no YouTube, você vai descobrir que preparar comida saudável de verdade é mais simples do que parece. O livro é dividido em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento da abóbora ao tomate, passando pela cebola, escarola, milho, repolho, entre outros. E você vai aprender os melhores cortes, técnicas de cozimento e combinações de sabor para esses alimentos. Além das preparações com hortaliças, raízes e legumes, o livro apresenta também opções de receitas com carnes para compor o cardápio. Tem filé de pescada frita, tagine de peixe, coxa de frango assada, peito de frango grelhado, bisteca grelhada, lombo de porco, costelinha, kafta de carne, bife de contrafilé e muito mais. Nas mais de 200 receitas, bem variadas, você encontra opções de entradas, pratos principais, muitos acompanhamentos e até alguns bolos, como o de cenoura, de mandioca, de pamonha, e sobremesas, como o doce de abóbora, o curau e um incrível sorvete de cenoura indiano, o kulfi. Para Rita Lobo, cozinhar é como ler e escrever: todo mundo deveria saber. Mas ninguém nasce sabendo! Este livro vai dar uma mãozinha nesse processo de aprendizagem.

8. Uma – receitas simples em uma panela só


Este livro reúne 120 receitas de pratos deliciosos e fáceis, preparados em uma assadeira, panela ou travessa só. E ainda melhor: cada receita tem apenas oito ingredientes ou menos, o que significa preparação (e limpeza) mínima com máximo de conveniência. Escolha entre deliciosos almoços para quem trabalha em casa; jantares rápidos que toda a família irá amar; opções sem carne e refeições que os mais novatos na cozinha podem preparar, em capítulos como:

9. A Arte Culinária de Julia Child: Técnicas e Receitas Essenciais de uma Vida Dedicada à Cozinha

Julia Child, a introdutora da culinária francesa nos Estados Unidos, oferece respostas completas para diversas questões, que são de grande ajuda na cozinha doméstica. Ao longo dos anos, ela desenvolveu novas técnicas para antigos problemas usando utensílios tradicionais de cozinha e produtos disponíveis no mercado. Neste livro, um resumo essencial e indispensável da arte culinária de Julia Child, todas as soluções estão ao alcance da sua mão, com receitas detalhadas e truques para se aprimorar no fascinante mundo da alta gastronomia.

10. Básico: Enciclopédia de receitas do Brasil

"Básico", o novo livro de Ana Trajano, apresenta a cozinha brasileira viva em várias versões. São 512 receitas, resultantes dos dezenove anos de andanças pelo nosso país e de muitas pesquisas da autora sobre a nossa culinária de raiz. Ele começa com um Tira-gosto, capítulo de petiscos que dá boas-vindas ao leitor da mesma maneira que recebemos nossos amigos em casa. Depois vêm os pratos principais, Mistura, seguidos pelos acompanhamentos que ajudam dar Sustância ao prato. Em seguida, as Sobremesas que revela a Fartura da doçaria brasileira e por fim, os Pães e Quitandas que acompanham nosso tradicional cafezinho. O livro revela toda a diversidade gastronômica brasileira com belíssimas fotos de encher os olhos. A obra convida a todos a manter e a resgatar a autoestima de nossa cozinha e incentivar a presença dessa cozinha cada vez mais nos cursos, pesquisas e bibliografias, torcendo para que ingredientes como azeite de dendê, manteiga de garrafa e boas farinhas de mandioca, entre outros, abandonem o rótulo de “regionais” para tornar- se, como o arroz e o feijão, parte de nosso dia a dia.

11. A química dos bolos: Receitas e segredos para dias mais doces


É difícil (para não dizer impossível!) encontrar uma pessoa que não se derreta com um bolo recém-saído do forno ― pense num de fubá, ainda quentinho, recebendo uma chuva de açúcar com canela que se dissolve preguiçosamente. Ou num daqueles bem fofinhos, de banana, nadando em um rio de brigadeiro ou de caramelo. Hummm… Não existe dieta nem mau humor que resista a uma fatia. Apesar disso tudo, fazer um bolo não é tão simples. Além de escolher bons ingredientes, também é útil conhecer alguns segredinhos e entender a química e a ciência por trás dos processos de uma receita. Com anos de prática, paixão pelo que faz e conhecimento científico de sobra, Joyce Galvão ensina as receitas que marcaram sua vida e os truques infalíveis que tem escondidos na manga. E mais: retoma histórias e sabores tipicamente brasileiros para fazer uma confeitaria que tem o gostinho de casa.

12. Pitadas da Rita: Receitas e dicas práticas para deixar o dia a dia mais saboroso

Uma pitada de sal, outra de pimenta? Neste livro, uma Pitada é, acima de tudo, uma vontade de acrescentar algo especial ao momento. Pode ser na disposição da mesa, na composição do prato, uma técnica culinária que facilite o preparo da refeição. Mas não pense que Pitada é pitado, não! O conteúdo foi testado, aprovado e fotografado ao longo de quase dois anos no blog Pitadas, do site Panelinha. E também nas Pitadas da Rita Lobo na Rádio Eldorado.

13. Nutrir: Receitas simples para corpo e alma

Gisele Bündchen acredita que a saúde é nossa maior riqueza e que o bem-estar começa pela comida. Em casa, ela escolhe seguir uma alimentação baseada em proteínas magras e saudáveis e legumes e verduras ricos em nutrientes, mas também acredita em uma alimentação flexível (com direito a noite de pizza com as crianças!). Nessa rotina também entram receitas sem glúten, com ingredientes como farinha de amêndoas, óleo de abacate e tâmaras. Em Nutrir: Receitas simples para corpo e alma você encontra formas para criar uma rotina cheia de intenções positivas, alimentos nutritivos e gratidão como base para um estilo de vida saudável. São 100 receitas que incluem sugestões para combinações leves e fartas, bem como dicas para tornar as refeições mais atraentes para as crianças:

14. Pão nosso: Receitas caseiras com fermento natural

Imagine assar em casa um pão melhor que o da padaria. É isso que você vai aprender em Pão nosso. Além de ensinar os segredos do levain, o fermento natural, Luiz Américo Camargo ainda propõe receitas caseiras que passaram pelo seu rigor de crítico de gastronomia. São dezenas de pães: integral, de nozes, de azeitona, de mandioca, baguete, até panetone tem. E você também vai encontrar refeições inteiras em torno das fornadas. Da irresistível salada panzanella, passando pela surpreendente rabanada salgada até um ragu de linguiça que é de limpar o prato ― com pão, naturalmente.

15. Misturando sabores: receitas e harmonização de ervas e especiarias


Misturando sabores, receitas e harmonização de ervas e especiarias apresenta informações sobre origem e variações de 59 tipos de ervas e especiarias mais utilizadas no Brasil, Incluindo nome em português e em cinco outros idiomas, e dicas de como melhor utilizá-las e conservá-las. Ricamente ilustrada com fotos especialmente produzidas, a publicação mostra ainda 25 misturas mais comuns da culinária mundial. Um dos destaques deste livro são as receitas selecionadas, em que ervas, especiarias e as misturas enriquecem o sabor de entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

© all rights reserved
made with by templateszoo