[RESENHA] Tom Sawyer Detetive, de Mark Twain


ISBN-13: 
9786586588460
ISBN-10: 6586588464
Ano: 2020 / Páginas: 351
Idioma: português
Editora: Coleção Elefante

Escritor norte-americano Samuel Langhome Clemens pseudônimo Mark Tawain, Aventuras de Tom Sawyer publicado em 1876 embora um livro e literatura juvenil, não deixa de encantar ainda hoje o público adulto. a história começa com Tom Sawyer envolvido pelas circunstâncias sendo obrigado a tornar-se detetive, este não é exatamente um menino modelo; ao contrario é um garoto esperto, desobediente e malicioso que se mete em complicações e sempre se sai bem; nesta edição em que Sawyer acompanhado de seu amigo Huck Finn e o Jim realiza a mais incrível viagem a bordo de uma balão no qual entraram por curiosidade.

►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►►

O livro fala sobre ladrões: Jake Dunlap participara, juntamente com dois outros bandidos, do furto de dois diamantes muito valiosos. Furtaram os diamantes e fugiram. Durante a fuga cada um queria enganar os outros e ficar com os diamantes.

O livro é dividido em 12 capítulos, tem 111 páginas, é uma narração e o narrador participa da história.

Primeiro foi Bud Dixon quem ficou com os diamantes, escondendo-os num lugar onde ninguém se lembraria de procurar. Mas depois Jake descobre o esconderijo do Bud e se apossa dos diamantes, fugindo de Bud Dixon e do outro comparsa, o Hal Clayton.

Jake conta aos garotos que tem certeza de que os outros dois bandidos o alcançaram e que estão nesse mesmo barco, disfarçados. Tom e Huck se comprometem a ajudá-lo.

Numa noite escura e chuvosa, quando o barco atracou na margem do rio, para reabastecer-se de lenha, fizeram com que Jake saísse do barco, disfarçado de carregador de lenha, e sumisse na escuridão.

O lugar onde o barco atracara não era muito longe da localidade onde morava Tio Silas e o encrenqueiro Brace Dunlap. Na tarde seguinte, o barco atracou próximo a essa localidade, e Tom e Huck ali desceram. Já estava escurecendo quando os garotos, ao se aproximarem do Bosque de Sicômoros, viram pessoas correndo, em seguida gritos de socorro, e depois o silêncio! Assustados, Tom e Huck cortaram caminho para chegar logo à casa do Tio Silas.

Antes de chegarem à casa de Tio Silas os garotos combinaram que não iriam dizer nada sobre o reaparecimento de Jake Dunlap e o seu assassinato no bosque.

Tom Sawyer, espertamente, deduziu que os diamantes ainda estavam com o morto, e pensou num jeito de se apropriar deles para ganhar o prêmio oferecido pelos seus verdadeiros donos.

Na manhã seguinte chovia muito, e a chuva demorou a passar. Os garotos demoraram para sair em busca das novidades. Encontraram com várias pessoas na estrada, mas ninguém parecia saber do assassinato ocorrido na noite anterior. As roupas do cadáver eram as mesmas que o Júpiter Dunlap costumava usar. Assim, todos concluíram que ele fora assassinado, e que o assassino era Tio Silas, pois o pastor tinha sérias desavenças com ele.

O juiz mandou prender Tio Silas. Tom Sawyer, desesperado, pensou em providenciar a fuga do seu tio, mas este não concordou, já que se julgava culpado.

Um mês depois, começou o julgamento.

Tio Silas se lamentava, acusando a si mesmo, quando Tom o interrompeu. O garoto, descobriu o que estava errado na história contada por Brace Dunlap e as suas testemunhas. Tom começou o seu discurso, e o silêncio era total na sala.

Assim tio Silas foi inocentado, graças ao Tom que o ajudou.

Eu recomendo esse livro para crianças, jovens e adultos do mundo inteiro. Porque se mantém sempre atual e agrada a pessoas de todas as idades e de todos os lugares do planeta.

Mark Twain escritor norte-americano é o pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens. Ele nasceu em 1835, na cidade de Florida, no estado de Missouri, mas viveu até a adolescência em Hannibal, uma cidadezinha junto ao rio Mississipi. A partir de 1853, viajou pelos Estados Unidos e trabalhou como tipógrafo, timoneiro, minerador, editorialista e confencista.

Mark Twain escreveu vários livros. O escritor faleceu em 1910

Postar um comentário

Comentários