companhia das letras

[RESENHA] Marinhos e professores, por Celso Antunes

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

/ by Vitor Zindacta


O livro “ marinheiros e professores, é uma crônica que abrange varias pequenas histórias, contadas por Marcelo Nunes, que comparam a realidade e nosso cotidiano, com a realidade vivida dentro das escolas diariamente, enfatiza as dificuldades enfrentadas e os problemas dentro das escolas.

O livro começa justificando seu titulo, que nada mais é do que uma apologia as dificuldades enfrentadas pelos professores, como os marinheiros, que acabam por enfrentar o desconhecido, e cada dia fazem novas descobertas.
O livro compara a realidade de diversas situações do cotidiano, com os problemas enfrentados dentro das escolas, como a falta de capacitação de professores, a comodidade dos professores em ensinarem somente o que é fácil para eles e não o que é necessário, também mostra o cotidiano das escolas, onde grande parte dos professores julga os alunos somente por suas notas, não por seu nível de desenvolvimento, conhecimento, ou sua criatividade, e sim pelas notas que conseguem tirar.
Na grande maioria dos casos, não é levado em conta as necessidades dos alunos, ou do corpo docente, e sim o que visa maiores lucros, ou o que é mais cômodo para as autoridades.
O livro também aborda um grande problema enfrentado nas escolas, que é o método muitas vezes inadequado de ensino, onde os professores agem de forma inadequada e antiga, não aceitam os novos métodos de ensino e acabam por prejudicar a escola como instituição, e os alunos. O livro visa ajudar a entender o real valor do aprendizado, a realmente Aprender a aprender, como é citado várias vezes, e a levar em consideração todos os tipos de conhecimento e métodos de entendimento e aprendizado.
Postagem mais recente
Next Story Postagem mais antiga Página inicial
siga-nos no Instagram: @postliteral
Leia[+]
© all rights reserved
made with by templateszoo