companhia das letras

Filme: os estagiários ► [resenha + reflexões]

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

/ by Vitor Zindacta


 O filme os estagiários com Billy McMahon (Vince Vaughn) e Nick Campbell (Owen Wilson) fala de dois funcionários de uma empresa de vendas de relógio de grife que acaba de falir, após serem desempregados eles são forçados a sair da zona de conforto, onde Billy perde a esposa e Nick vai trabalhar com o cunhado que ele não suporta. Quando Billy tem a ideia de se escrever no programa de estágio da Google.

Eles realizam a entrevista onde passam no processo de seleção. Quando estão tentando se enturmar passam por diversas humilhações devido aos conflitos de gerações onde ao fazer parte de um grupo, eles acabam ensinando valores valioso como a amizade e o trabalho em equipe, que através desses valores conseguem vencer a competição.

CRÍTICA DO RESENHISTA

1 Caminhar para um lugar onde já se passou. É preciso mudar - tem uma passagem do filme, logo no início, que faz traz essa fala

Logo no começo do filme o chefe fala para os dois funcionários demitidos Caminhar para um lugar onde já se passou. É preciso mudar, ele cita (Robert Orben) "Há dois tipos de pessoas no mundo: os realistas e os sonhadores. Os realistas sabem onde estão indo. Os sonhadores já estiveram lá."
Ele fala da pessoa que a maioria das vezes deixam as oportunidade passar, devido a acomodação por um idealização ou sonho, onde quando acordam para a realidade tem a sensação que perderam alguma oportunidade.

2 A vida profissional afeta a vida pessoal? 

Após a firma de relógio de grife onde Billly e Nick trabalharam ter fechado, suas vidas tomaram um rumo catastrófico, onde a esposa de Billy o abandonou, e Nicky foi forçado a trabalhar com o cunhado depravado que ele não suporta em vendas de colchões, fazendo com que eles saíssem da zona de conforto.

Quando trabalhamos em algo que nos traz satisfação e reconhecimento, reflete positivamente em nossa vida pessoal, precisamos entender o impacto que a falta de equilíbrio na desenvoltura da carreira pode ter em seu estilo de vida. Uma vez que sem trabalho não há recursos para sobreviver

3 Ter um salário ou ser dono do seu próprio negócio?

No início do filme mostra o patrão de Billy e Nicky informando no escritório que a firma fechou, onde ele estaria se aposentando indo para Miami em seu novo apartamento com sua esposa com novos seios de silicone dizendo que ficaria muito bem.

Outra cena é o cunhado de Nicky dono da lojas de colchões, humilhando-o por ser um fracassado.

Nessas cenas mostra que ser dono do seu próprio negócio vai além de ganhar dinheiro, pois proporciona a qualidade de vida e mais garantia para um futuro melhor.

Para isso é necessário sair da zona de conforto e vencer os medos.

 4 O conflito de gerações: x, y, e z

Na empresa Google quando Billy e Nicky está estagiando, sofreu muito preconceito pela maneira de pensar e se expressar, por estar no meio de seus colegas muito mais jovens do que eles. Tanto que quando houve necessidade de formar grupo eles ficaram apenas com o restantes que não se enturmaram.

Nessas cenas mostram quanto é difícil a integralização de pessoas de gerações diferentes, pois não se entendem, onde no grupo em que Billy e Nicky fez parte só venceram a competição quando houve a união e o trabalho em grupo.

 5 Entrevista pelo computador

Billy e Nicky vão para uma biblioteca infantil para utilizar o computador com câmera para a realização de uma entrevista de estágio para Google através do aplicativo hangout para vídeos chamadas gratuitamente.

A tendência do mercado vai ser a utilização do computador para entrevistas profissionais, pois é mais econômicos e dinâmicos no momento da seleção.

 6 A experiência do novo colaborador em uma nova empresa

Billy e Nicky possuem anos de experiências na área de vendas, onde no final do filme utilizou essas habilidades para convencer um empresário de pizzaria irredutível em manter seu negócio do mesmo jeito para não perder a qualidade do produto, após a persuasão dos vendedores foi assinado o contrato de franquias, onde trouxe a vitória para equipe.

Nessa cena mostra que todos possuem algo de bom, habilidades, talentos e dons, onde podem contribuir para a soluções de problemas, basta trabalhar em equipe.

 7 Ser estagiário e a questão da idade.

Billy e Nicky são quarentões que fizeram parte de um programa de estágio onde só tinham garotos. Onde apesar de ser humilhados conseguiram atingir seus objetivos.

A idade não influencia na execução das tarefas.

8 Os vícios de um funcionário experiente
Billy e Nicky por serem mais experientes no mercado de trabalho possuíam vícios onde foi logo foi percebido pelo chefe do programa de estágios.

Alguns profissionais por terem trabalhado muito tempo em outras empresa, acabam trazendo cultura antiga para a nova oportunidade de empregado, onde isso é logo percebido, e leva um tempo para o profissional se ambientalizar a nova cultura do novo local de trabalho.

 9 A questão do novo; sair da zona de conforto
A perder seus empregos Billy e Nicky foram forçados a sair da zona de conforto e procurar novas oportunidade.

Mostra que tem pessoas que se acomodam em seus empregos em suas vidas profissionais sem buscar novas oportunidades, sair da zona de conforto, buscar o novo.
Postagem mais recente
Next Story Postagem mais antiga Página inicial
siga-nos no Instagram: @postliteral
Leia[+]
© all rights reserved
made with by templateszoo