Os 10 melhores livros de desenvolvimento pessoal


Encontrar o caminho para o desenvolvimento pessoal é uma jornada desafiadora e enriquecedora. Através da leitura, podemos adquirir conhecimento e insights valiosos que nos ajudam a crescer e evoluir como indivíduos. Pensando nisso, reunimos os 10 melhores livros de desenvolvimento pessoal que irão inspirar, motivar e transformar sua vida. Prepare-se para embarcar em uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal através dessas obras incríveis.

1. A coragem de ser você mesmo

A aclamada cientista social, doutora, professora e mãe Brené Brown ressignificou muitas certezas ao debater temas importantes como vergonha, imperfeição, fracasso e coragem em seus livros best-sellers, TED Talks e em seu documentário da Netflix. Em A coragem de ser você mesmo não seria diferente.

Brené Brown agora vem discutir e tentar nos alertar sobre como nos tornamos uma sociedade de excluídos, limitados em bunkers ideológicos. A coragem de ser você mesmo aponta a profunda crise espiritual de desconexão que estamos enfrentando e introduz quatro práticas capazes de nos conduzir ao verdadeiro pertencimento. Tais práticas têm tamanha força que desafiam tudo o que acreditamos sobre nós mesmos e os outros.

Segundo Brené, para encontrar o verdadeiro pertencimento é preciso encarar a natureza selvagem, um lugar bravio e imprevisível de solitude e busca. Atravessar a natureza selvagem é, para a autora, encarar o período de dúvida, insegurança e desconforto que vem imediatamente após desafiar conceitos pré-estabelecidos ou se arriscar fora da zona de conforto.

Por meio de histórias reais, da sua própria vivência e de pesquisas científicas, Brené Brown nos oferece em A coragem de ser você mesmo a clareza e a coragem necessárias para encontrar o caminho de volta para nós mesmos e para o outro.

2. Despertando quem você é: Como viver consciente em um mundo em que todos se sentem perdidos

A maioria de nós foi criado através de padrões inconscientes repassados de geração em geração, nos fazendo colher mais do que nunca os frutos amargos de vivermos desconectados com a nossa verdade, focando mais em reputação e status do que em virtudes. Toda essa distorção nos faz olhar mais para fora do que para dentro, causando uma identificação com os nossos estados em vez da nossa essência.

Em Despertando quem você é , o leitor é convidado a embarcar em uma profunda jornada de autoconhecimento, na qual se reconectará com a sua essência.

A partir de reflexões profundas com direcionamentos práticospara você transformar a sua realidade, a inspiradora digital Gabriela Falvella Stapff te ajudará a despir os seus estados para que você possa entender quem realmente é para que possa viver de maneira que ressoe no seu coração.

3. A voz na sua cabeça

O renomado neurocientista e psicólogo Ethan Kross explora a natureza das conversas que temos com nós mesmos e explica por que essa fonte de sabedoria muitas vezes sabota nosso bem-estar físico e mental.

Todos nós temos uma voz interna que nos ajuda a manter o foco, traçar objetivos, tomar decisões e relembrar os bons momentos.

Mas essa voz também pode se tornar nosso maior inimigo, ruminando emoções dolorosas e envolvendo nossos pensamentos em espirais de negatividade.

Entrelaçando pesquisas científicas inovadoras com estudos de casos e saborosas histórias reais, Kross revela como reverter esse quadro e usar o falatório mental a nosso favor.

A chave para fazer as pazes com sua voz interna não é tentar silenciá-la, e sim programá-la para falar de maneira mais eficaz.

Neste livro, você descobrirá como encontrar dentro de si mesmo todas as ferramentas necessárias para fazer isso acontecer.

4. Como evitar preocupações e começar a viver

Um dos escritores mais influentes de todos os tempos, Dale Carnegie mostra neste livro como superar a angústia gerada pela preocupação constante – seja em relação à saúde, ao trabalho, aos relacionamentos ou ao próprio futuro.

Reunindo interessantes histórias, conselhos práticos e valiosos princípios que podem ser implementados de imediato, ele nos ensina a adotar uma atitude mental voltada para a ação, a eliminar a ansiedade e a lidar com os problemas de forma objetiva e serena.

"Este livro é uma coleção de receitas bem-sucedidas e testadas ao longo do tempo para remover a preocupação da nossa vida.

Nosso problema não é a ignorância, mas a inatividade.

O propósito deste livro é reformular, ilustrar, otimizar, modernizar e enaltecer muitas verdades antigas e elementares – e dar um empurrãozinho para que você finalmente as coloque em prática." – Dale Carnegie

5. Comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar

Como falar com segurança, despertando o interesse e a atenção dos seus ouvintes? Como fazer suas ideias se destacarem diante do turbilhão de informações disponíveis atualmente?

Fruto de muito estudo e mais de 17 anos de treinamentos e palestras sobre Comunicação Humana em empresas de todo o país, nesse livro a autora Débora Brum concilia teoria e prática, trazendo técnicas, ferramentas e estratégias para comunicar o que precisa ser dito com segurança, respeito, clareza e empatia, gerando conexões verdadeiras, resolvendo conflitos, compartilhando ideias e gerando relações de confiança e colaboração. Tão importante quanto saber O QUE FALAR, é COMO FALAR.

6. O lado bom do lado ruim


Aprendemos desde cedo que o correto é estar feliz o tempo todo, e com isso acabamos desvalorizando as emoções negativas. Queremos negá-las, sufocá-las, eliminá-las do nosso caminho.

Neste livro, o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros nos mostra que as emoções desagradáveis não são sons incômodos que devem ser silenciados. Em vez disso, são alertas preciosos que nos chamam atenção para algo mais profundo que não vai bem na nossa vida.

Com leveza e uma linguagem simples e acessível, o autor conta vários casos pessoais e apresenta estudos científicos para nos ajudar a compreender esses avisos e a desenvolver mecanismos para atuar na origem dos nossos problemas.

Dessa forma, poderemos encontrar o equilíbrio entre as emoções, desenvolver nosso autoconhecimento e ter uma existência mais plena.

7. Rir é preciso


Terminei o livro imaginando o riso como chave que possibilita a existência em conjunto. Com humor, você cria um distanciamento das coisas dolorosas e pode, inclusive, repensar a dimensão dos problemas!” – Leandro Karnal, historiador, professor e escritor

Rir é um ato instintivo que praticamos desde bebês. É uma forma universal de comunicação. De um jeito ou de outro, todo mundo ri. Mesmo assim, sabemos muito pouco sobre o assunto. O que nos faz rir? Gargalhar realmente faz bem à saúde? O riso é contagioso? Por que certas pessoas riem tanto de coisas que outras consideram tão sem graça?

Apaixonado pelo tema há vários anos, o psiquiatra e escritor Daniel Martins de Barros se debruçou sobre ele para apresentar, numa linguagem acessível e instigante, as mais recentes descobertas científicas sobre esse fenômeno presente em todas as culturas.

Explorando os processos físicos e mentais que caracterizam o riso, os estudos que o apontam como elemento-chave para a evolução, a sociologia do humor e muito mais, Daniel nos explica o que é o riso, como, por que, onde e quando rimos e, finalmente, quem ri do quê.

Além disso, comprova que o humor é um fator amenizador das adversidades e que encontrar motivos para rir pode ser uma importante ferramenta para nos ajudar a fortalecer nossos relacionamentos, enfrentar dificuldades e até mesmo melhorar nossa saúde física e mental.

8. A arte de falar e fazer: Uma teoria revolucionária para vencer a procrastinação baseada em evidência científica


Você já se pegou adiando repetidamente tarefas importantes, apesar de saber o quanto elas são cruciais para o seu futuro? Ou talvez já tenha começado um projeto com a certeza que dessa vez daria certo e acabou parando pelo caminho?

A arte de falar e fazer, escrito por Geronimo Theml, o aclamado autor best-seller e especialista em produtividade, é a chave para entender e superar o desafio da procrastinação. Baseado em evidências científicas e anos de pesquisa em neurociência, este livro oferece um olhar revolucionário sobre o porquê procrastinamos e como podemos quebrar o ciclo.

Aqui, Geronimo desvenda os segredos de como nossas mentes funcionam e oferece estratégias práticas para conquistar a arte de falar e fazer, se tornando uma pessoa produtiva e realizada pessoal e profissionalmente. Com exemplos reais e exercícios práticos, você aprenderá a entender os motivos subjacentes à procrastinação e aplicar estratégias específicas para superá-la.

Se você está cansado de ver seus planos ruírem e sentir que está constantemente lutando contra o tempo, este livro é o seu treinamento para vencer a procrastinação e retomar o comando de sua vida.

9. Pessoas altamente sensíveis: Como lidar com o excesso de estímulos emocionais e usar a sensibilidade a seu favor

“Chorei em quase todas as páginas deste livro. Dizer que ele mudou minha vida seria um eufemismo. Serei eternamente grata a Elaine N. Aron.” – Alanis Morissette, cantora, compositora e ativista

Após anos de estudos para compreender o próprio comportamento, a pesquisadora e psicóloga Elaine N. Aron se tornou pioneira ao identificar a alta sensibilidade como um traço de personalidade inato – muitas vezes confundido com fraqueza, timidez ou mesmo “frescura”.

Você se sente angustiado quando há muita confusão à sua volta? Precisa de um tempo sozinho para se reestruturar depois de um dia corrido? É afetado pelo humor das outras pessoas? Fica atordoado com luzes intensas e ruídos altos? Tem uma ligação forte com música ou arte?

Então é provável que você seja uma Pessoa Altamente Sensível.

Neste livro, você vai descobrir que ser altamente sensível tem a ver com uma capacidade maior de absorver estímulos externos e internos.

Isso pode deixar você sobrecarregado com mais facilidade, mas também lhe permite ser mais intuitivo, criativo, produtivo e empático.

Trazendo estudos de casos, testes de autoavaliação, exercícios práticos e técnicas para aumentar sua autoconfiança, este livro vai ajudar você a abraçar suas características únicas, lidar com a agitação ao seu redor e usar a sensibilidade a seu favor.

10. Perdas necessárias


Neste livro, agora em nova edição, Judith Viorst transforma seus notáveis talentos como escritora e poeta em um assunto sério e de grande importância: como desenvolver nosso lado socioemocional e nos transformar a partir da única certeza que temos na nossa vida, as perdas.

Judith argumenta com persuasão, mas também muita sensibilidade, que as perdas são necessárias, pois é por meio delas que adquirimos uma perspectiva mais aprofundada e madura de como encarar a vida com maior sabedoria. Ancorado em uma vasta pesquisa que contempla as maiores referências da psicanálise, “Perdas necessárias” é um manifesto sobre como compreender e aceitar as inevitabilidades da vida.
© all rights reserved
made with by templateszoo