[RESENHA] O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues



ISBN-13: 9788520943946
ISBN-10: 8520943942
Ano: 2019 / Páginas: 160
Idioma: português
Editora: Nova Fronteira

Arandir, um homem casado, beija a boca de outro homem, que acaba de ser atropelado, realizando assim seu último desejo antes da morte. Com o destaque do caso pela imprensa, Arandir se vê compelido a um destino que não consegue modificar.

Ficção / Literatura Brasileira

Uma mescla de realidade da sociedade e sua hipocrisia ao drama isolado de cada um, Nelson Rodrigues quis mostrar em O beijo no asfalto este lado, além da análise freudiana no comportamento de cada elemento. Esta obra relata as histórias comuns da sociedade, com amigos, esposa e trabalho. Porém um acidente anunciou uma mudança trágica: Arandir socorre uma vítima de acidente e o último sussurrar vem embalado com um pedido: um beijo. A partir daí, Arandir teve sua vida transformada. Além de ter sido considerado pelas testemunhas, como homossexual após ter concedido o pedido do acidentado, virou motivo de chacota com a ajuda de artigos em jornais e comentários de pessoas mais próximas.

Os amigos se afastaram e a relação com a esposa desandou, de tanto discutir com Selminha, resolve sair de casa, passando a viver em uma pensão. Tudo isso fez com que Arandir experimenta-se uma sensação indescritível, sabendo que é vítima de um julgamento feito somente por uma atitude impensada de sua parte e que ele mesmo é inocente das acusações. Porém, seu sogro o visita e revela que está ainda mais decepcionado com o genro, por que se casou com Selminha e beijou outro homem, um desconhecido, aumentando ainda mais os ciúmes que Aprígio sente por Arandir.
O beijo foi a gota d’água, após ter revelado que era apaixonado pelo genro, com dois tiros tira-lhe a vida, arrependendo-se instantaneamente.

Um drama que revela as inversões de valores da sociedade que descarrega frustrações do nosso cotidiano em terreno alheio, escrito por alguém que é referência na dramaturgia brasileira.

Postar um comentário

Comentários