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Patrimônio Cultural Imaterial e a preservação da identidade

Agência Senado

O património cultural geralmente abrange todos os produtos e práticas que estão interligados com as tradições humanas. Em essência, as experiências humanas que estes produtos/atividades ajudam a retratar são lições com as quais toda comunidade significativa deve ter cuidado. Foi descoberto que 98% das nossas experiências são intangíveis, enquanto os restantes 2% são objetos visíveis. Isto mostra claramente que, para além de factores como carnavais, música e esculturas, a língua e os costumes constituem a parte decente da nossa cultura imaterial. No entanto, a julgar pelas esculturas que estão alojadas e pela forma como a linguagem é estudada e também transmitida de uma geração para outra, a cultura imaterial deixa todas as culturas humanas conectadas e pode ser transmitida à descendência sem contaminação.

Portanto, esses produtos intangíveis devem ser considerados muito importantes. Este ensaio é dedicado a explicar as diferentes dimensões dos produtos intangíveis em uma determinada comunidade.


Características temporais e espaciais

Diferentes comunidades em todo o mundo têm diferentes aspectos intangíveis. Ao negligenciar o impacto do ritmo da globalização, é vital notar que as nossas culturas não são apenas dinâmicas, mas também estão continuamente integradas no modo de vida urbano dominante. Através do processo de globalização, outros modos de vida globais estão a surgir como parceiros, fundindo-se para criar culturas que são totalmente diferentes das dos nossos precursores.

Isto mostra que, embora as normas e os valores culturais estejam a ser silenciosamente semi-esquecidos, ainda permanecem raízes patrimoniais e factores como experiências, percepções e identidades. Tudo isto contribui para os modos de vida humanos e molda a forma como estes produtos estão interligados com quem somos como povo. As formas do património tangível nunca foram provenientes de nenhuma coluna, mas têm sempre um destino.

Por outro lado, o património imaterial (conhecimento e folclore) é normalmente criado de raiz e continua a ser percorrido, até quando a sua qualidade for substancialmente reivindicada. Além disso, o património imaterial normalmente ocupa um domínio aberto; eles são resilientes e têm potencial para serem rejuvenescidos se nos eventos forem convencionalmente considerados obsoletos. Estes fazem uma correlação muito significativa com a propriedade ocidental. A integração de produtos transnacionais tem sido mais evidente no Ocidente.

Agência EBC

As ameaças a que a cultura imaterial está submetida

Sabe-se que muitos factores são responsáveis ​​pelo desaparecimento do património imaterial de qualquer comunidade específica. Isto pode ser atribuído ao processo de industrialização, aos desastres naturais, às pressões económicas e a factores individuais, entre outros. A perda causada por razões como fatores individuais é um grande gatilho para preocupação. A razão é que há pessoas que também não têm certeza sobre algum património cultural específico, mas possuem um rico conhecimento de outros.

Assim, quando esses fatores se dirigem a pessoas que possam estar conhecendo alguns aspectos específicos de uma comunidade, é certo que os mesmos se perderão. Além disso, as dimensões dos estilos de vida e percepções falsas, que geralmente são passadas de uma pessoa para outra, como resultado da perda da cultura social, ajudam a potencializar o desaparecimento da mesma. Conseqüentemente, a globalização e a ocidentalização têm sido os principais gatilhos da celebração e do meio ambiente. Para uma pessoa que perde uma cultura para algum modo de vida ocidental alternativo, pode sentir-se excessivamente atraída pelo mesmo.

Além disso, vivemos uma indústria do conhecimento; e indivíduos com algum conhecimento específico ocupam, sem dúvida, posições económicas significativas. O critério de emprego foi distorcido para incluir o desempenho económico, bem como os sistemas de gestão do conhecimento.

Isso não será possível quando algum talento ou conhecimento específico não funcionar devido à ausência das habilidades exigidas. Isso serve como fator desencadeante para provocar a mudança de cultura para outras pessoas. Assim, devido ao desejo de desempenho económico, as sociedades duplicaram os modos de vida ocidentais, algo que contribuiu imensamente para o sepultamento da sua herança incomensurável.


Reconhecimento internacional do patrimônio imaterial

A comunidade internacional sempre se preocupou com o sepultamento de modos de vida intangíveis de algumas comunidades e com as repercussões dos mesmos. Em 1993, a UNESCO lançou o que denominou Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. A principal preocupação deste projeto era enfatizar as tradições orais mundiais ameaçadas que corriam o risco de se tornarem obsoletas ou extintas. Os impactos do projeto, West Journal, foram sentidos, e é em decorrência do mesmo, que outro projeto, conhecido como Lista Representativa da Cultura Imaterial da Humanidade, foi lançado em 2001.

Este programa visava salvaguardar patrimónios históricos frágeis, dando incentivos a países que estivessem prontos e determinados a proteger e preservar produtos patrimoniais secretos. O programa ganhou um crescimento de US$ 200.000 em seu primeiro ano, podendo subsidiar iniciativas diversas, como a documentação de tradições orais, treinamento de indivíduos na prática e transmissão dessas tradições às novas gerações, e a criação de museus ou centros culturais dedicados. O incentivo financeiro e a visibilidade ajudaram a resgatar e a valorizar elementos culturais que, de outra forma, poderiam ser esquecidos.

No entanto, embora a UNESCO tenha desempenhado um papel fundamental na proteção do patrimônio imaterial, a tarefa não é simples. Há desafios consideráveis ​​em identificar quais práticas culturais específicas devem ser preservadas, considerando a diversidade e a riqueza das tradições ao redor do mundo. Além disso, algumas culturas podem resistir a essas iniciativas, percebendo-as como uma forma de interferência externa ou uma tentativa de comercializar seus costumes.

Outro desafio é garantir que essas tradições permaneçam vivas e relevantes para as comunidades às quais pertencem. Preservar algo em um museu ou através de documentação é diferente de manter a prática cultural ativa no cotidiano das pessoas. Portanto, além do suporte financeiro, é essencial promover o envolvimento comunitário e a transferência intergeracional dessas práticas.

Existem também dificuldades técnicas e logísticas. Muitos dos patrimônios imateriais estão enraizados em regiões remotas, onde o acesso à infraestrutura básica pode ser limitado. Documentar e apoiar essas tradições requer sensibilidade cultural, respeito aos modos de vida locais e, muitas vezes, uma abordagem personalizada e flexível.

O respaldo e a ação conjunta da comunidade internacional, através de órgãos como a UNESCO, são, portanto, essenciais não apenas para preservar a diversidade cultural, mas também para fortalecer a identidade das comunidades e fomentar um sentido de pertença e continuidade histórica. Projetos como a Lista Representativa da Cultura Imaterial da Humanidade têm um papel crucial em manter viva a herança cultural global e em lembrar a todos da importância das tradições que moldam nossa maneira de viver e entender o mundo.

Pacto da branquitude: Por que precisamos entender este conceito?

O Pacto da Branquitude é um conceito utilizado para descrever a maneira como pessoas brancas se beneficiam de um sistema de privilégios e poder baseado na cor de sua pele. É a ideia de que indivíduos brancos, consciente ou inconscientemente, se beneficiam de uma estrutura social que privilegia a branquitude em detrimento de outras raças e etnias. Esse pacto envolve a perpetuação de estereótipos, preconceitos e discriminações que mantêm a supremacia branca e reforçam a desigualdade racial. A desconstrução do Pacto da Branquitude envolve o reconhecimento desses privilégios e a luta contra o racismo e a discriminação racial.

Essa desconstrução requer uma constante reflexão sobre os próprios privilégios e uma postura ativa na busca por equidade e justiça racial. Isso pode incluir a educação sobre a história do racismo estrutural, o combate a discursos e práticas racistas, o apoio a movimentos antirracistas e a promoção da diversidade e inclusão em todos os espaços.

É importante que as pessoas brancas reconheçam que o Pacto da Branquitude é real e que elas têm um papel ativo na desconstrução dessas estruturas de poder. Isso envolve não apenas a autocrítica, mas também ações concretas para promover a igualdade racial e combater o racismo em todas as suas formas.

Ao desafiar o Pacto da Branquitude, é possível construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva para todas as pessoas, independentemente da cor de sua pele. A luta contra o racismo é responsabilidade de todos, e somente com a união e o comprometimento de cada um podemos verdadeiramente avançar para um mundo livre de preconceitos e discriminações.

A desconstrução do Pacto da Branquitude também requer o reconhecimento de que a equidade racial não é algo que podemos alcançar individualmente, mas sim por meio de uma mobilização coletiva e sistêmica. É necessário apoiar e fortalecer iniciativas antirracistas, dar espaço e voz às comunidades racializadas, e trabalhar em conjunto para promover a diversidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos.

Ao nos comprometermos com essa desconstrução, estamos não apenas questionando e superando privilégios injustos, mas também contribuindo para a construção de um mundo mais justo, humano e solidário para todas as pessoas, independentemente de sua cor de pele. Juntos, podemos transformar o Pacto da Branquitude em um compromisso genuíno com a igualdade e a justiça racial.


Guerras médicas: Contexto e desdobramentos

As Guerras Médicas, também conhecidas como Guerras Greco-Persas, foram conflitos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida no século V a.C., entre 499 e 449 a.C. Essas batalhas começaram na Jônia, uma região da Ásia Menor colonizada pelos gregos, mas que caiu sob o controle persa com a expansão liderada por Ciro, o Grande, em 547 a.C. Para manter as cidades jônicas sob controle, os persas instalaram tiranos locais, instigando insatisfações e conflitos.

Em 499 a.C., Aristágoras, tirano de Mileto, tentou conquistar a ilha de Naxos com apoio persa, mas fracassou. Temendo a perda de poder, ele incitou uma rebelião das colônias gregas da Ásia Menor contra os persas, liderando uma revolta que se estendeu até 493 a.C. Esse levante atraiu apoio de Atenas e Erétria, ampliando o conflito.

Para reprimir a revolta, o rei persa Dario, o Grande, ordenou uma expedição punitiva contra a Grécia continental, o que deu início às Guerras Médicas. Em 492 a.C., Mardônio, general persa, conquistou a Trácia e a Macedônia, mas a campanha foi interrompida. Em 490 a.C., uma nova força persa, liderada por Dátis e Artafernes, foi enviada via Mar Egeu, conquistando as Cíclades e destruindo Erétria. Contudo, na Batalha de Maratona, os gregos, liderados por Milcíades, derrotaram os persas.

Dez anos depois, em 480 a.C., Xerxes I, filho de Dario, liderou uma grande invasão, derrotando inicialmente os gregos nas Batalhas das Termópilas e de Artemísio, e queimando Atenas. Entretanto, na Batalha de Salamina, a marinha ateniense, comandada por Temístocles, destruiu a frota persa, mudando a direção da guerra. No ano seguinte, sob o comando de Pausânias, os gregos obtiveram uma vitória decisiva na Batalha de Plateias, encerrando a invasão. Posteriormente, a frota grega destruiu o restante da marinha persa na Batalha de Mícale e libertou Sestos e Bizâncio.

Com a retirada dos persas da Europa e a vitória em Mícale, a Macedônia e as cidades jônicas recuperaram sua autonomia. Uma nova aliança anti-persa, a Liga de Delos, liderada por Atenas, continuou as operações contra a Pérsia. Em 466 a.C., a Liga venceu na Batalha do Eurimedonte, assegurando a liberdade das cidades jônicas. Contudo, a intervenção na revolta egípcia liderada por Inaro II acabou em derrota, levando à suspensão de novas campanhas. Uma frota foi enviada a Chipre em 451 a.C., mas sem sucesso significativo, encerrando as guerras greco-persas. Algumas fontes indicam que um tratado, a chamada Paz de Cálias, formalizou o fim das hostilidades.

Fontes

Estudar as Guerras Persas apresenta um grande desafio para o historiador: a dependência quase exclusiva de fontes gregas escritas. O principal relato sobre esses conflitos vem de Heródoto e suas Histórias. Para entender verdadeiramente as questões e a essência dos confrontos, é necessário realizar uma análise crítica e atenta desse texto.

Heródoto, nascido em aproximadamente 480 a.C. em Halicarnasso, uma cidade na Ásia Menor situada entre os mundos Jônico e Persa, possuía um conhecimento profundo sobre ambos os lados do conflito. Suas viagens pelo Império Aquemênida e pelo Mediterrâneo contribuíram para essa compreensão. Sua obra, conhecida como Histórias ou Investigação, é fundamental para o conhecimento dos eventos. Heródoto, considerado o pai da História, não apenas relata os acontecimentos, mas também procura explicar as causas profundas da guerra, apresentando os pontos de vista tanto dos gregos quanto dos persas. Essa tentativa de objetividade lhe rendeu críticas de alguns autores antigos, como Plutarco, que o acusou de favorecer os "bárbaros" em detrimento de seu próprio povo.

Até a década de 1950, os historiadores se baseavam quase exclusivamente nos relatos de Heródoto. Contudo, com o avanço da escola dos Annales, do multiculturalismo e dos estudos aquemênidas, suas narrativas passaram a ser criticadas e, por vezes, reconsideradas. Nas décadas de 1990 e 2000, no entanto, pesquisas arqueológicas, antropológicas e etnográficas confirmaram a precisão e a objetividade de Heródoto.

Outro historiador importante do século V a.C. é Tucídides, cuja História da Guerra do Peloponeso examina especialmente as consequências das Guerras Médicas. Xenofonte, também ateniense, conhecia bem os persas por ter servido como mercenário na expedição dos Dez Mil em 401 a.C., evento que relatou na Anábase. Outras figuras, como Platão e cronistas posteriores, incluindo Éforo, Diodoro da Sicília, Plutarco e Pausânias, também forneceram contribuições valiosas. Compilações bizantinas do século IX, como a Biblioteca de Fócio e a Souda, preservam fragmentos de textos antigos que, de outra forma, teriam se perdido.

O teatro grego também oferece insights interessantes sobre as mentalidades da época, com peças que comentam eventos contemporâneos. A Queda de Mileto, de Frínico, encenada em 493 a.C., provocou fortes emoções em Atenas, incentivando o sentimento pró-guerra. Ésquilo, que lutou em Maratona e Salamina, escreveu Os Persas, uma peça de 472 a.C. que celebra a vitória ateniense e foi amplamente difundida pelo mundo grego.

Os aquemênidas, por sua vez, não deixaram crônicas ou relatos escritos de sua própria história; sua memória foi transmitida oralmente e, em grande parte, perdida. Algumas dessas histórias foram, porém, registradas por Heródoto e Ctesias, um médico grego na corte de Artaxerxes II. Os textos persas disponíveis hoje são majoritariamente administrativos ou religiosos, oferecendo pouca informação sobre as Guerras Médicas, mas às vezes permitindo comparar ou contestar relatos gregos, como é o caso de algumas tábuas de Persépolis que documentam viagens de oficiais. A epigrafia também fornece informações valiosas a partir das inscrições e iconografias dos monumentos persas, listando os povos e territórios derrotados, entre os quais os gregos são mencionados como súditos dos Grandes Reis Dario, Xerxes e Artaxerxes.

Finalmente, essas guerras são chamadas de "Médicas" porque, na visão dos gregos, persas e medos eram entendidos como um único povo, unificado por Ciro, o Grande, no século VI a.C.

A origem dos conflitos

No século VI a.C., Ciro II, o rei persa da dinastia aquemênida, transformou seu pequeno reino vassalo dos medos em um vasto império que se estendia da Índia ao Mediterrâneo através de várias campanhas militares. Em 547, ele conquistou a Lídia de Creso, que dominava a Ásia Menor, e posteriormente subjugou as cidades costeiras gregas da Jónia e dos Dardanelos.

As guerras persaxs surgiram inicialmente como consequência do expansionismo persa, do funcionamento econômico e comercial grego e, em menor grau, das disputas políticas internas das cidades.

A revolta jônica foi um episódio decisivo neste confronto. Ela nasceu do desejo de Dario I de expandir seu império em direção ao Propôntida (Mar de Mármara) e ao Euxino (Mar Negro), com o objetivo de controlar fontes vitais de trigo, ouro e madeira para construção naval. Para isso, ele precisava vencer os citas, que dominavam um poderoso império no sul da Rússia e mantinham relações comerciais produtivas e ativas com os gregos.

Durante a campanha, com o apoio dos contingentes gregos jônicos, Dario assegurou o controle da Trácia e forçou o rei Amintas I da Macedônia a reconhecer sua suserania em 513. Os portos de Bizâncio e Calcedônia também foram subjugados, permitindo que a Pérsia controlasse o tráfego marítimo entre o Mediterrâneo e o Mar Negro. No entanto, a tentativa de Dario de subjugar os citas falhou devido à tática da terra arrasada aplicada pelos inimigos. Ainda assim, o exército persa conseguiu escapar do desastre graças à lealdade do contingente grego que guardava a ponte sobre o Danúbio.

Em 508, Samotrácia caiu sob o domínio persa, e até mesmo Atenas buscou uma aliança com Dario por volta dessa época. Da expedição contra os citas, Dario concluiu que poderia confiar na lealdade dos gregos jônicos. Por outro lado, os gregos jônicos passaram a acreditar que poderiam se revoltar sem riscos excessivos, já que a campanha havia mostrado que o império aquemênida não era invencível.

Guerra de Tróia: Causas e desdobramentos

 

A Guerra de Troia, segundo a mitologia grega, foi um grande conflito entre os aqueus das cidades-estado da Grécia e Troia, possivelmente ocorrendo entre 1300 a.C. e 1200 a.C., no fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo.

De acordo com a lenda, o conflito começou devido a uma disputa entre as deusas Hera, Atena e Afrodite. Isso aconteceu após Éris, a deusa da discórdia, oferecer a elas um pomo de ouro, conhecido como "Pomo da Discórdia", destinado "à mais bela". Zeus enviou as deusas a Páris, que declarou Afrodite a mais bela. Em troca, Afrodite fez Helena, a mulher mais bonita e esposa do rei grego Menelau, se apaixonar por Páris, que a levou para Troia. Agamenão, rei de Micenas e irmão de Menelau, reuniu os aqueus e liderou uma expedição contra Troia, cercando a cidade por dez anos em retaliação ao insulto de Páris. Após a morte de muitos heróis, incluindo Aquiles e Ájax pelos gregos, e Heitor e Páris pelos troianos, a cidade foi conquistada através do artifício do "Cavalo de Troia". Os aqueus então massacraram os troianos, exceto por mulheres e crianças, que foram escravizados, e profanaram seus templos, atraindo a fúria dos deuses. Poucos aqueus conseguiram retornar para suas casas e muitos tiveram que encontrar novos lares, fundando novas colônias. Os romanos alegavam ser descendentes de Eneias, um troiano filho de Afrodite, que teria liderado os sobreviventes de Troia até a região onde hoje é a Itália.

Os antigos gregos localizavam Troia perto dos Dardanelos e acreditavam que a Guerra de Troia era um evento histórico situado entre os séculos XIII e XII a.C. Até meados do século XIX, tanto a cidade quanto os eventos eram considerados míticos. Em 1868, no entanto, o arqueólogo britânico Frank Calvert persuadiu o alemão Heinrich Schliemann de que Troia existia verdadeiramente e estava situada em Hisarlik, na atual Turquia. Com base nas escavações lideradas por Schliemann e outros pesquisadores, estudiosos atuais acreditam na realidade de uma cidade-estado grega chamada Troia, embora ainda questionem a historicidade da guerra em si.

Se os eventos narrados por Homero e a lenda da "Guerra de Troia" possuem fundamento histórico, ainda é tema de debate entre acadêmicos. Muitos historiadores acreditam que há uma base histórica para a guerra, considerando que os contos homéricos podem ser uma coletânea de cercos e expedições realizadas pelos gregos micênicos durante a Idade do Bronze. Indicações históricas sugerem que a guerra, se realmente aconteceu, teria ocorrido entre os séculos XII e XI a.C., conforme as datas fornecidas por Eratóstenes (1194–1184 a.C.), que correspondem às evidências arqueológicas encontradas nas ruínas de Troia VII.

Causa


De acordo com a narrativa atribuída ao poeta Homero, o conflito se iniciou devido ao sequestro da rainha Helena, esposa do rei Menelau, por Páris, filho do rei Príamo. O incidente ocorreu quando Páris, em uma missão diplomática em Esparta, se apaixonou por Helena. Páris, que havia sido prometido por Afrodite a mulher mais bela do mundo, decidiu levá-la consigo. Este ato provocou a ira de Menelau, que, em resposta, convocou seu irmão Agamenão para organizar um poderoso exército. Agamenão, rei de Micenas, aceitou liderar a operação militar contra Troia. Dessa forma, uma frota de mais de mil navios cruzou o mar Egeu rumo à cidade troiana.

Historicidade

No período da Grécia Antiga, a Guerra de Troia era amplamente reconhecida como um evento histórico, mesmo que muitos concordassem que os poemas homéricos apresentavam exageros significativos. Tucídides, por exemplo, um historiador notório por sua abordagem crítica, acreditava na veracidade do acontecimento, mas questionava a participação de mais de mil navios gregos na empreitada contra Troia, como descrito por Homero.

Já por volta de 1870, no contexto europeu, os estudiosos da Antiguidade tinham um consenso de que as narrativas homéricas eram pura lenda, desacreditando tanto a guerra quanto a existência de Troia. Tudo isso mudou quando Heinrich Schliemann, um arqueólogo alemão entusiasta das obras de Homero, localizou as ruínas de Troia e Micenas, forçando uma revisão dessas interpretações.

Ao longo do século XX, análises baseadas em textos da época, como aqueles dos hititas e egípcios, foram desenvolvidas para entender melhor o contexto da Guerra de Troia. Arquivos hititas, incluindo as Cartas de Tauagalaua, mencionavam um reino chamado Aiaua (provável referência à Grécia) localizado além do mar Egeu e que controlava Miliuanda, identificada como Mileto. Outros documentos mencionam uma liga de 22 cidades, a Confederação de Assua, entre elas Uilussa (possivelmente Troia). Em um tratado datado de 1280 a.C., o governante de Uilussa é nomeado Alexandre ou Alaquesandu, um nome também atribuído a Páris na Ilíada.

Depois da Batalha de Cadexe contra o Egito de Ramessés II, a Confederação de Assua rompeu sua aliança com os hititas. Isso levou, em 1230 a.C., a uma campanha punitiva pelo rei hitita Tudália IV. Sob o reinado de Arnuanda III, porém, os hititas tiveram que ceder as terras costeiras do Egeu, possibilitando incursões marítimas. Nesse cenário, a Guerra de Troia seria um ataque do reino Aiaua contra Uilussa e seus aliados.

Historiadores como Moses Finley e Milman Parry associaram a Guerra de Troia a movimentos migratórios micênicos resultantes das invasões dóricas no Peloponeso. Eles também exploraram possíveis conexões com ataques ao Egito por "povos do mar" durante o reinado de Ramessés III.

Por outro lado, céticos questionam a autenticidade da guerra glorificada por Homero, baseando suas dúvidas na ausência de registros hititas sobre uma invasão da Anatólia por forças marítimas.

Em suma, mesmo que Schliemann tenha descoberto ruínas associadas a Troia no local indicado por Homero, a veracidade histórica da Guerra de Troia ainda divide os estudiosos.

Os eventos relacionados à Guerra de Tróia são apresentados de diversas maneiras na literatura e arte grega. Não existe um texto único que narre todos os acontecimentos desta guerra; ao invés disso, a história é construída a partir de múltiplas fontes, algumas das quais apresentam versões contraditórias. As obras literárias mais significativas são os épicos tradicionalmente atribuídos a Homero, "A Ilíada" e "A Odisseia", compostos provavelmente entre os séculos 9 e 6 a.C. "A Ilíada" aborda um breve período no final do cerco de Tróia, enquanto "A Odisseia" trata do retorno de Ulisses a Ítaca após a queda de Tróia, incluindo flashbacks de eventos específicos da guerra.

Outros aspectos da Guerra de Tróia são narrados nos poemas do Ciclo Épico, também conhecidos como Épicos Cíclicos, que incluem obras como "Cipria", "Etiópia", "Pequena Ilíada", "Iliou Persis", "Nostoi" e "Telegonia". Embora esses poemas só tenham sobrevivido em fragmentos, seu conteúdo é conhecido por meio de resumos incluídos na "Chrestomathy de Proclo". A autoria dos Épicos Cíclicos é incerta, mas acredita-se geralmente que foram escritos nos séculos 7 e 6 a.C., baseando-se em tradições mais antigas.

Tanto os épicos de Homero quanto os do Ciclo Épico têm raízes na tradição oral. Após a composição de "A Ilíada", "A Odisseia" e os Épicos Cíclicos, os mitos da Guerra de Tróia continuaram a ser transmitidos oralmente em variados gêneros de poesia e narrativas não poéticas. Detalhes e eventos da história, encontrados apenas em obras posteriores, podem ter sido preservados através da tradição oral, sendo tão antigos quanto os poemas homéricos. Além disso, os mitos da Guerra de Tróia circularam também por meio da arte visual, como na pintura em vasos.

Em tempos posteriores, dramaturgos, historiadores e outros intelectuais produziram obras inspiradas na Guerra de Tróia. Os grandes dramaturgos de Atenas, Ésquilo, Sófocles e Eurípides, escreveram diversas peças retratando episódios desta guerra. No âmbito da literatura romana, o poeta Virgílio, no século 1 a.C., é de particular importância; no Livro 2 de sua "Eneida", Eneias narra a destruição de Tróia.

Guerra do Peloponeso: Causas e desdobramentos

A Guerra do Peloponeso foi um conflito armado que aconteceu entre 431 e 404 a.C., envolvendo Atenas, reconhecida como um centro político e cultural do mundo ocidental no século V a.C., e Esparta, uma cidade-Estado com tradições militaristas e costumes austeros. A história desse confronto foi meticulosamente documentada por historiadores como Tucídides e Xenofonte em suas obras. Segundo Tucídides, a guerra teve como causa principal o aumento do poder de Atenas, o que provocava medo entre os espartanos. A cidade de Corinto teve um papel decisivo, pressionando Esparta a declarar guerra contra Atenas.

Causas

O rancor entre Atenas e Esparta remonta, pelo menos, ao período das Guerras Médicas, quando diferentes eventos geraram atritos entre as duas cidades-estados. Um exemplo disso foi o desejo de Esparta e Corinto de construir um muro no Cabo Coríntio, o que teria deixado Atenas vulnerável aos persas que já haviam invadido a cidade. Apesar desses choques, a relação entre as duas póleis era amigável em termos formais. Contudo, o crescimento descontrolado da Liga de Delos, fundada em 478 a.C., tornava o conflito inevitável, segundo o historiador Tucídides. A partir de 460 a.C., conflitos começaram a ocorrer com maior frequência, culminando na Primeira Guerra do Peloponeso (460-446 a.C.).

Esse primeiro conflito foi caracterizado por uma série de batalhas menores entre facções lideradas por Esparta, que comandava a Liga do Peloponeso (com a participação de Tebas), e Atenas, à frente da Liga de Delos (que incluía Argos). O começo dos embates favoreceu Atenas, que obteve vitórias tanto no mar quanto em terra. No entanto, em 454 a.C., a destruição de uma grande parte da frota ateniense enviada ao Egito para apoiar uma revolta líbia contra o Império Aquemênida levou Atenas a declarar uma trégua de cinco anos com Esparta. O conflito voltou a se acirrar em 448 a.C., durante a Segunda Guerra Sacra, momento em que Atenas estava em desvantagem.

Finalmente, no inverno de 446−445 a.C., foi estabelecida a Paz dos Trinta Anos, segundo a qual Atenas deveria abrir mão de suas conquistas territoriais, mantendo, contudo, seu domínio marítimo. A ilha de Egina, conquistada por Atenas após ter apoiado Esparta, tornou-se um membro autônomo da Liga de Delos, devendo apenas pagar tributos. Atenas e Esparta também se comprometeram a não atacar os aliados uma da outra, buscando uma estabilidade temporária entre as duas potências.

Guerra de Corinto: Causas e desdobramentos

      A Guerra de Corinto, ocorrida entre 395 e 387 a.C. na Grécia Antiga, foi um conflito que opôs Esparta a uma coalizão de quatro estados aliados: Tebas, Atenas, Corinto e Argos, com o apoio inicial da Pérsia.

O conflito teve início devido a disputas locais no noroeste da Grécia, envolvendo diretamente Tebas e Esparta. Entretanto, a verdadeira causa da guerra era a insatisfação gerada pela dominação unilateral de Esparta nos nove anos que sucederam o fim da Guerra do Peloponeso.

A guerra aconteceu em duas frentes principais: em terra, nas proximidades de Corinto e Tebas, e no mar, no Egeu. Em terra, os espartanos conseguiram vitórias significativas, mas não conseguiram consolidar suas conquistas, resultando em um impasse. No mar, a frota espartana foi derrotada pela marinha persa, pondo fim às ambições navais de Esparta. Consequentemente, Atenas aproveitou e lançou várias campanhas navais nos anos seguintes, reconquistando diversas ilhas que haviam integrado o antigo Império Ateniense no século V a.C.

Preocupados com os sucessos atenienses, os persas mudaram de lado, deixando de apoiar os aliados e passando a apoiar Esparta. Essa mudança forçou os aliados a negociar a paz. O tratado conhecido como a Paz de Antálcidas, ou a Paz do Rei, foi assinado em 387 a.C., concluindo a guerra. Este acordo estabeleceu que a Pérsia controlaria a Jônia, enquanto as demais cidades gregas seriam independentes, com Esparta responsabilizando-se por garantir a paz e cumprir o tratado.

Assim, a guerra reforçou a capacidade da Pérsia de influenciar a política grega e consolidou a hegemonia espartana no cenário político da Grécia.

Causas

Na Guerra do Peloponeso, que terminou em 404 a.C., Esparta teve o apoio da maioria dos estados da Grécia continental e do império persa. Nos meses subsequentes à guerra, várias pólis do Egeu também ficaram sob o domínio espartano.

No entanto, essa base de apoio não se manteve sólida por muito tempo. Embora a vitória espartana tenha sido alcançada com a colaboração de vários estados, apenas Esparta recebeu os despojos dos estados derrotados e os tributos do império ateniense. A situação dos aliados de Esparta piorou em 402 a.C., quando Esparta atacou Élida, uma cidade membro da Liga do Peloponeso que havia resistido durante a guerra. Corinto e Tebas se recusaram a enviar tropas para apoiar Esparta nessa campanha.

Posteriormente, Tebas e Corinto também se negaram a participar da expedição espartana contra a Jônia em 398 a.C. Os tebanos chegaram a interromper um sacrifício que o rei espartano Agesilau II tentava realizar em seu território antes de partir. Mesmo sem o auxílio de seus aliados, Agesilau conseguiu derrotar os persas na Lídia e avançou até Sárdis. Incapaz de conter Agesilau, o sátrapa Tissafernes foi executado e substituído por Titraustes, que pagou aos espartanos para que se dirigissem ao norte, para o território de Farnabazo II. Agesilau aceitou o pagamento e começou a preparar uma grande frota naval.

Diante da ameaça dos espartanos, Farnabazo decidiu forçar uma retirada espartana por meio de uma ameaça de ataque à Grécia continental. Enviou Timócrates de Rodes, um grego asiático, para distribuir dinheiro nas principais cidades do continente, incitando-as a confrontar Esparta. Os tebanos, já demonstrando sua aversão a Esparta, tomaram a iniciativa e começaram a guerra.

Primeira Guerra Macedônica: Causas e desdobramentos

A Primeira Guerra Macedônica, travada entre 214 a.C. e 205 a.C., foi o primeiro conflito das guerras romano-macedônicas. Ela teve origem na aproximação entre Filipe V da Macedônia e Aníbal, o general cartaginês que enfrentava Roma na Segunda Guerra Púnica.

Filipe tomou a iniciativa, construindo uma frota para tentar controlar a Ilíria, com o objetivo de estabelecer uma base de operações para uma futura invasão da Itália. Para impedir que as forças macedônias e cartaginesas se unissem em solo italiano, a República Romana formou uma aliança com a Liga Etólia e o Reino de Pérgamo, mantendo Filipe ocupado em defender seu próprio território contra os vizinhos.

Após a vitória romana sobre Cartago e a perda do apoio da Liga Etólia, o Senado Romano decidiu negociar um tratado de paz na cidade de Fenice em 205 a.C. Conhecido como a "Paz de Fenice", o tratado encerrou o conflito entre romanos e macedônios, concedendo a Filipe a hegemonia sobre a Ilíria, exceto por algumas cidades costeiras, desde que ele desistisse de apoiar os cartagineses contra Roma. No entanto, essa paz foi temporária, e Macedônia e Roma entrariam em confronto novamente em diversas ocasiões no século seguinte.

Causas

No final do século III a.C., a decadência dos estados helenísticos levou os etólios a se unirem e formarem a Liga Etólia. Aproveitando a fragilidade dos estados vizinhos, essa confederação conseguiu expandir seu território em várias direções, chegando a controlar Delfos e se tornando a segunda maior potência grega, superada apenas pelo Reino da Macedônia. Em um período de grande instabilidade política, a Liga Etólia adotou uma política agressiva de expansão, incluindo a conquista da importante região de Ambrácia dos epirotas e confrontos com a Liga Aqueia. Essas ações desafiaram a hegemonia macedônica na Grécia, resultando em um conflito com a Macedônia que culminou na derrota dos etólios.

Segunda Guerra Macedônica: Causas e desdobramentos



A Segunda Guerra Macedônica (200-197 a.C.) foi um conflito que opôs a Macedônia, sob comando do rei Filipe V, contra uma aliança liderada pela República Romana. Esta coalizão incluía também o Reino de Pérgamo, a Peraia Rodense, a cidade de Atenas e a Liga Etólia. A derrota de Filipe resultou na perda de todas as suas possessões no sul da Grécia, na Trácia e na Ásia Menor. Embora Roma afirmasse apoiar a "liberdade dos gregos" contra a dominação macedônia, essa guerra marcou o começo de uma significativa intervenção romana na política do Mediterrâneo oriental, que posteriormente levou à conquista total da região.

Causas

Em 204 a.C., faleceu o monarca egípcio Ptolemeu IV Filopátor, deixando o trono para seu jovem filho, Ptolemeu V, que contava apenas seis anos. Aproveitando-se da vulnerabilidade do Egito, Filipe V da Macedônia e Antíoco do Império Selêucida firmaram uma aliança secreta para dividir entre si áreas do território egípcio. Filipe voltou sua atenção inicialmente às cidades-estado gregas independentes situadas na Trácia e próximas ao Dardanelos, conseguindo anexar localidades como Cio. Esse avanço alarmou as cidades de Rodes e Pérgamo, que também possuíam interesses na região.

Em 201 a.C., Filipe iniciou uma ofensiva na Ásia Menor, cercando e capturando a cidade ptolemaica de Samos e tomando Mileto. Os êxitos de Filipe causaram ainda mais preocupação em Rodes e Pérgamo, levando Filipe a devastar seus territórios como resposta. Posteriormente, ele invadiu a Cária, mas sua frota foi bloqueada eficazmente pelas forças navais de Rodes e Pérgamo, obrigando Filipe a passar o inverno numa área com escassos recursos.

Apesar das vitórias aparentes, Rodes e Pérgamo continuavam apreensivas em relação a Filipe. Tal era o medo que resolveram buscar auxílio de Roma, que na época estava se consolidando como uma potência emergente no Mediterrâneo.

Historicidade

Filipe enfrentava escassez de aliados ativos na Grécia, e Roma também não encontrava grande apoio para sua causa. Os gregos ainda se lembravam das atrocidades cometidas pelas legiões romanas na Primeira Guerra Macedônica, por isso a maioria das cidades-estado optou por uma postura de espera, observando qual seria o desfecho do conflito. Nos primeiros dois anos, a campanha romana foi pouco expressiva. Públio Sulpício Galba teve progresso limitado contra Filipe, e seu sucessor, Públio Vílio, enfrentou um motim entre suas próprias tropas. Em 198 a.C., Vílio entregou o comando a Tito Quíncio Flaminino, que se mostrou um general muito mais eficiente.

Flaminino, que não havia completado trinta anos, se considerava um fervoroso admirador da cultura grega. Ele adotou uma nova abordagem entre suas tropas para garantir a vitória. Até então, os romanos exigiam apenas que Filipe cessasse os ataques às cidades do sul da Grécia ("paz na Grécia"). Flaminino começou a exigir que Filipe retirasse suas guarnições das cidades do sul da Grécia já sob domínio macedônico, confinando-se à Macedônia própria ("liberdade para os gregos"). Ele liderou uma campanha vigorosa, forçando Filipe a recuar para a Tessália. As cidades da Liga Aqueia, tradicionalmente aliadas à Macedônia, estavam ocupadas com seu conflito contra Esparta e não participaram da Segunda Guerra Macedônica até então. No entanto, o sucesso romano contra Filipe as persuadiu a abandonarem a causa macedônica. Outras cidades, como Argos, permaneceram fiéis a Filipe.

Filipe manifestou intenção de negociar a paz, mas sua proposta chegou em um momento crítico para Flaminino, que esperava ansiosamente as eleições consulares em Roma. Desejando ser creditado pelo fim da guerra, mas incerto quanto à extensão de seu comando, ele decidiu iniciar negociações com Filipe. Se fosse chamado de volta para Roma, firmaria rapidamente a paz com os macedônicos; se seu comando fosse prorrogado, retomaria a guerra contra Filipe. Em novembro de 198 a.C., Flaminino e Filipe se encontraram em Niceia, na Lócrida. Para ganhar tempo, Flaminino insistiu na presença de todos os seus aliados. Reiterou suas demandas para que Filipe abandonasse suas pretensões na Grécia. Embora disposto a ceder suas conquistas na Trácia e na Ásia Menor, Filipe não concordou. Flaminino o convenceu de que o obstáculo eram as cidades gregas e sugeriu que enviasse uma embaixada ao Senado Romano. Filipe seguiu o conselho, mas, informado da extensão de seu comando, Flaminino soube que Roma havia manobrado para garantir o fracasso da embaixada macedônica, prolongando a guerra.

Com a situação favorável a Roma, os poucos aliados restantes de Filipe, exceto a Acarnânia, o abandonaram. Sem escolha, ele formou um novo exército de 25.000 mercenários. As legiões de Flaminino derrotaram Filipe na Batalha de Aoo, e a vitória decisiva veio em junho de 197 a.C., na Batalha de Cinoscéfalos, na Tessália. Diante da derrota, Filipe foi obrigado a aceitar a paz nos termos de Roma.

Terceira Guerra Macedônica: Contexto e desdobramentos

A Terceira Guerra Macedônica, ocorrida entre 171 e 168 a.C., foi um confronto militar significativo envolvendo a República Romana, liderada por Lúcio Emílio Paulo, e o Reino da Macedônia, sob o comando do rei Perseu. O desfecho desse conflito resultou na fragmentação da Macedônia em quatro pequenas repúblicas, que passaram a ser dependentes dos romanos.

Causas

Após a morte de Filipe V da Macedônia em 179 a.C., seu filho talentoso e ambicioso, Perseu, subiu ao trono. Perseu se casou com Laódice, filha do rei Seleuco IV Filopátor do Império Selêucida, e começou a fortalecer e expandir seu exército. Com a intenção de recuperar a antiga glória da Macedônia, Perseu firmou alianças com o Reino do Epiro e várias tribos da Ilíria e Trácia, rivalizando especialmente com as tribos trácias que eram aliadas de Roma. Além disso, Perseu restabeleceu contato com várias cidades-estado gregas, prometendo implementar reformas que visavam restaurar a prosperidade e a força da Grécia.

A guerra

O rei Eumenes II de Pérgamo, rival dos macedônios, acusou Perseu de romper os termos de um antigo tratado de paz com Roma e outros estados gregos. As ambições de Perseu preocupavam os romanos, que temiam a ameaça sobre seu domínio político na Grécia devido à possível restauração da antiga soberania antigônida na área, levando-os a declarar guerra. Perseu obteve uma vitória inicial na Batalha de Calicino (ou "Calínico"), onde derrotou as forças de Públio Licínio Crasso, e prontamente ofereceu um novo tratado de paz aos romanos, mas este foi rejeitado. Já havia nações nas tropas romanas enfrentando problemas de disciplina, e os comandantes locais não conseguiram uma estratégia eficaz para invadir o Reino da Macedônia.

Em 170 a.C., após uma nova vitória sobre um exército romano na Ilíria, foi enviada uma embaixada à Grécia, liderada por Marco Canínio Rébilo e Marco Fúlvio Flaco, para investigar as razões das derrotas consecutivas. Ao mesmo tempo, Perseu tentava convencer Eumenes II e Antíoco IV Epifânio, dos selêucidas, a se aliarem a ele, mas não obteve êxito. No ano seguinte, o cônsul Quinto Márcio Filipo atravessou o monte Olimpo e invadiu a Macedônia, porém sem conseguir uma vitória decisiva. Perseu foi finalmente derrotado pelas forças romanas comandadas pelo cônsul Lúcio Emílio Paulo na Batalha de Pidna em 168 a.C. Ele acabou deposto e levado prisioneiro para Roma junto com sua corte.

Desfecho

A Macedônia foi dividida em quatro repúblicas sob controle romano e obrigadas a pagar tributos, cujos valores foram negociados anteriormente por Perseu. Em seguida, os romanos levaram numerosas figuras das famílias importantes macedônicas para Roma como reféns, incluindo o historiador Políbio.

Esse conflito marcou o fim da Macedônia como nação independente e da dinastia antigônida. Vinte anos mais tarde, Roma conseguiu derrotar o usurpador Andrisco, que alegava ser descendente de Filipe V, e destruiu a cidade de Corinto durante a Quarta Guerra Macedônica. Este evento simbolizou a força de Roma de maneira semelhante à destruição de Cartago no final da Terceira Guerra Púnica, ocorrida na mesma época.

Guerra Social (91–88 a.C.): Contexto e desdobramentos


A Guerra Social, ocorrida entre 91 e 88 a.C., foi um confronto militar entre a República Romana e suas cidades aliadas na península Itálica, conhecidas como "sócios". Esse conflito também é denominado Guerra dos Aliados, Guerra Italiana ou Guerra Mársica. Após intensas batalhas, Roma e seus antigos aliados chegaram a um acordo com a aprovação da Lex Iulia de Civitate Latinis Danda, que conferiu a cidadania romana para a maioria dessas cidades.

Causas

A vitória de Roma nas Guerras Samnitas estabeleceu sua hegemonia sobre todas as cidades da península Itálica, configurada por um complexo sistema de alianças entre os povos itálicos e romanos. Essas alianças variavam em benefícios, dependendo do posicionamento de cada cidade durante o conflito, se como aliada ou adversária. Embora teoricamente autônomas, na prática, Roma tinha o direito de exigir tributos em dinheiro e um contingente de soldados: no século II a.C., os aliados contribuíam de metade a dois terços do exército romano. Roma também controlava a política externa das cidades aliadas, incluindo suas interações. Com exceção da Segunda Guerra Púnica, quando Aníbal conseguiu persuadir algumas cidades a se rebelarem, a maioria das comunidades italianas estavam satisfeitas com o estado das coisas em troca de um certo grau de autonomia local.

No entanto, a política romana de distribuir terras apenas aos veteranos cidadãos romanos resultou em desigualdades na posse da terra e na distribuição de riquezas. Isso levou os povos italianos a uma situação de pobreza e declínio populacional sem perspectivas de melhora.

Entre 99 e 90 a.C., durante a ausência de Caio Mário, Roma experimentou um período de relativa paz, com o senado aparentemente no controle. Porém, em 95 a.C., foi aprovada a Lex Licinia Mucia, que visava os aliados que adquirissem fraudulentamente a cidadania romana, causando um grande descontentamento em várias cidades italianas. Em 92 a.C., o tribuno da plebe Marco Lívio Druso propôs uma série de medidas controvérsias, como uma nova lei sobre a distribuição de grãos e a desvalorização da moeda de prata. Ele também fez um acordo secreto com os aliados, prometendo-lhes cidadania em troca de apoio financeiro para uma nova distribuição de terras. A elite senatorial rejeitou as propostas de Druso e organizou seu assassinato em 91 a.C.. Essa rejeição abrupta aos direitos que os aliados italianos consideravam há muito devidos enfureceu-os, levando-os a declarar independência de Roma.

A guerra

Os latinos, com exceção de Venúsia, mantiveram-se em sua maioria leais a Roma. As cidades que se revoltaram tinham planos ambiciosos: desejavam não apenas se separar formalmente de Roma, mas também estabelecer uma confederação independente chamada "Italia", com sua capital em Corfínio (hoje Abruzzo), renomeada para "Italica". Para financiar seus exércitos, essas cidades cunharam sua própria moeda, que também servia como propaganda contra Roma, mostrando oito guerreiros realizando um juramento, possivelmente representando diversas tribos italianas.

Os soldados italianos possuíam vasta experiência, grande parte adquirida nos exércitos romanos. Ao todo, as doze cidades da confederação Italia formaram um exército de 120.000 homens, organizados em várias forças espalhadas pela península.

Quinto Popédio Silão liderava o "grupo mársico" como cônsul, enquanto Caio Pápio Mutilo comandava o "grupo samnita" também como cônsul. Em 90 a.C., Tito Lafrênio liderava os mársios, mas após sua morte em combate, foi substituído por Frauco. Tito Vécio Escatão chefiou os pelignos até 88 a.C., quando foi capturado e morto por seu escravo. Caio Pontídio liderou os vestinos até 89 a.C. Hério Asínio comandou os marrucinos até ser morto em combate no mesmo ano, sendo sucedido por Obsídio, que também morreu em combate. Caio Vidacílio liderou os picenos até seu suicídio em 89 a.C. Numério Lucílio provavelmente comandou os hirpínios até ser sucedido por Minácio Iégio. Lúcio Cluêncio liderava os pompeus até sua morte em 89 a.C. Mario Egnácio comandou os samnitas até ser morto em 88 a.C., sendo sucedido por Pôncio Telesino, que também morreu no mesmo ano. Outros comandantes incluíam Públio Presêncio liderando os frentanos, Tito Herênio os venusianos, Trebácio os iápiges e Marco Lampônio os lucanos.

A estratégia romana focou em resistir ao ataque inicial maciço enquanto tentava convencer outras cidades italianas a ficarem leais ou neutras. Posteriormente, Roma enfrentaria as forças rebeldes com tropas recrutadas nas províncias e reinos aliados. Cada teatro de operações foi comandado por um dos cônsules de 90 a.C.: Públio Rutílio Lupo no norte, apoiado por Caio Mário e Pompeu Estrabão, e Lúcio Júlio César no sul, com o apoio de Lúcio Cornélio Sula e Tito Dídio.

Ao longo do ano, Pompeu Estrabão cercou Ásculo e Rutílio foi derrotado e morto no vale do rio Toleno, seguido por Quinto Servílio Cepião, que encontrou o mesmo destino pelas mãos de Quinto Popédio Silão, um dos cônsules italianos, deixando Mário como comandante das tropas sobreviventes. A fortaleza de Esérnia, vital para a comunicação entre as forças norte e sul, foi cercada e obrigada a se render. No sul, o cônsul italiano Caio Pápio Mutilo avançou pela Campânia, conquistando várias alianças até ser derrotado por César. Na Apúlia e Lucânia, diversas incursões italianas ocorreram.

Apesar das perdas iniciais, Roma conseguiu evitar uma derrota total. No ano seguinte, os dois cônsules foram para o front no norte, deixando Sula no comando no sul. Lúcio Pórcio Catão foi derrotado e morto na Batalha do Lago Fucino, e Pompeu Estrabão assumiu o comando, derrotando um grande exército italiano de 60.000 soldados após a rendição de Ásculo. No sul, Sula tomou a iniciativa, derrotando o exército samnita e recuperando cidades importantes na Campânia, praticamente encerrando a guerra. Em 88 a.C., apenas os samnitas continuavam a resistir, possivelmente prolongando o conflito caso Roma não fizesse concessões aos aliados em troca da paz.

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