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[SELEÇÃO DE POEMAS] Lascas, de Ana Victoria Almeida


Passarinha 

Sou passarinha 

Tatuei isso no meu corpo 

Minhas asas são marca registrada 

Vou de pouquinho em pouquinho 

Construindo meu ninho 

Sou passarinha 

Não paro quieta 

Tentei voar em linha reta 

Sou zona aberta 

Toda vez que me prendi 

Percebi 

Que construí um 

Castelo de farinha 

Depois de um tempo 

Despedaçava 

Destruía 

Porque farinha 

Não alimenta 

Só satisfaz 

Quem nunca provou 

Sabores 

Gostos 

Temperos 

Quem fica em uma nota só 

Um paladar

Sou passarinha 

Sou do campo 

Mas já fui do campo de batalha 

Sou das flores 

Mas já fui dos espinhos 

Sou passarinha 

Mas estou longe do diminutivo 

De pequena não tenho nada 

Sou passarinha 

Porque descobri meu tamanho


Tocada

Ele queria que eu só tivesse sido tocada por ele 

Mal sabe ele mas tudo me toca 

Então isso seria impossível 

Sou tocada por gente que não conheço 

Por palavras em livros que escorrem pelo meu corpo 

Por filmes que fazem meus olhos brilharem 

Por personagens que parecem melhores amigos 

Ou aqueles que eu gostaria de conhecer 

Aqueles que me fazem lembrar de quem conheço 

Sou tocada por crianças que me fazem lembrar da infância 

Do que eu falaria pra mim mesma se pudesse voltar no tempo e me reencontrar 

Sou tocada pelas letras de música 

Que parece que escrevi 

Que parece que sou eu conversando com o que eu vivi 

Pela janela do carro sendo aberta 

Enquanto eu canto meu coração fora 

Sou tocada pelo meu passado 

Que permanece comigo não importa qual estado 

Posso tentar fugir mas ele vem lado a lado 

De mãos dadas comigo 

Porque tudo me toca 

também já fui espancada 

Espancada pela vida 

Pois tudo vem com tamanha rapidez 

Que me atropela 

Me atormenta 

Mas me encanta 

É uma contradição instantânea 

Minha salvação é meu abismo 

Minha maior qualidade é meu defeito 

Ter marcas me diz aonde fui 

Quem sou e aonde eu devo ir 

Então meu amigo, desculpa 

Mas a minha única adrenalina nunca poderia ter sido só você


Palavras bonitas

Não vem assim 

Falar pra mim 

Palavras bonitas 

Quando dentro de mim 

Saem tantas 

De dentro são plantadas 

Regadas 

Acariciadas 

Pois foram tombadas por tantos 

Pisadas 

Cuspidas 

Esfaqueadas 

Meu jardim já pegou fogo 

Enquanto um amor ria de mim 

Não sou tola 

Talvez um pouco louca 

Por acreditar em alguém quando ela diz sim 

Vem pra mim 

Toda vez que vou 

Piso em falso 

Caio em um buraco 

Disfarçado de fruto 

Palavras 

Sobrevoam 

Mas não permanecem 

Sem raiz já basta o deserto sem fim que eu percorri


Vitória 

Você sempre achou que não tinha escolha 

Que teria que ser vitória até nas derrotas 

Perfeccionista 

Queria acertar de primeira 

Foi necessário quebrar a cara algumas vezes 

Foi no lápis e no papel 

Que seu nome fez sentido 

Ser vitória era por pra fora 

Minha vitória está nas minhas palavras 

No recado bem dado 

Na delicadeza 

Em responder as cuspidas 

As revoltas 

As loucuras 

Sem frieza nenhuma 

Sou guerreira 

Sem espada 

Do abraço bem dado 

Minha defesa 

São cartas 

Sou a guerreira 

Que entrega flores 

Pros adversários 

Não vim pra ganhar 

Vim pra soletrar 

Minha história 

Minhas palavras são minha flecha 

Sou cupido disfarçado 

Nome pretensioso 

Só me tornei ele 

Ao abrir 

Meus olhos 

Pros detalhes 

Quando recebi 

Tudo que vivi 

Com outro olhar 

Pra transformar 

Todas esbarradas 

Cutucadas 

Porradas 

Em amor pra dar 

Pra todas as quadrilhas que vou enfrentar 

Pra todas armadilhas que colocam 

No meio do caminho 

Respondo 

Com frases 

Com encaixe 

Com escolha de letras 

Meu troco 

Pra todos os socos 

São letras de amor 

Com a escrita 

Sou vitória 

Vitória de Ana Victoria 

Oh glória


Nascimento

Encontrei 

Minha ex-analista na rua 

Ao lado dela 

Estava minha antiga versão 

Não dobrei 

A esquina 

Abracei a minha menina 

E a dela 

A vida se encarregou 

De me deixar cara a cara 

Com quem escutou 

Meus padrões repetidos 

Por dez anos 

Sentei em seu divã 

Como se usa uma aliança 

Foi uma união estável 

Das mais bonitas 

Que compromisso 

Que eu tinha com 

Meu buraco 

Que confortável 

Era minha escuridão 

Debaixo de um sol escaldante 

Na calçada 

Senti minha moldura 

Compacta 

Derretendo 

Fiquei pelada 

Descongelei 

Minha única via 

De pensamento 

Me tornei 

Uma espécie de 

Eva 

Renascendo pela 

Primeira vez 

Hoje nasço 

A partir de escolhas 

Melhores 

E não mais do meu 

Próprio assassinato 


Destino

Da risada que engole 

Uma afinação no tom de voz 

Uma ironia ríspida 

Que acaricia como se fosse 

Uma composição clássica 

Um humor ácido 

Regado de sofisticação 

Uma mistura de Chopin 

Com o gingado de Tom 

Horas de telefonema 

Reproduzem um som 

Que se torna eco 

Que reverbera 

Anos adiante 

Anos que ainda nem me tocaram 

Já sentem a ressonância 

Do seu piano 

Notas musicais 

Já perfuraram 

Meu inconsciente 

Minha realidade 

Já está sendo construída 

A quatro mãos 

Uma nota musical 

Puxa a outra 

O destino é musicalidade 

Casualidade 

Que na verdade 

É milimetricamente 

Arquitetada 

Por uma amizade 

De outras vidas 


Ana Victoria Almeida é roteirista e pesquisadora de conteúdo. Participou da formatação e desenvolvimento de séries documentais e diversos programas de tv. Participou da equipe de roteiro de projetos como Os homens são de Marte (gnt), Quintal tv (Canal Futura), Prazer, Luísa (Multishow), Que marravilha! (gnt), Livres no Rio de Janeiro (Nat Geo), Quem salva quem (gnt e Globoplay) e Deixa ela (gnt, Globoplay e Sportv).



Resenha: Democracia desprotegida, de Emanuel de Melo Ferreira


APRESENTAÇÃO

A Constituição de 1988 estabeleceu princípios democráticos e sociais que moldaram a nação nas últimas décadas. No entanto, ao longo dos anos, esses princípios têm enfrentado uma série de desafios que ameaçam sua integridade e aplicação. A presente obra explora essa questão crucial e apresenta uma análise sobre a erosão do seu caráter social e democrático.

Os eventos do 08 de janeiro de 2023, que incluíram uma tentativa de golpe de Estado e ações violentas contra os três Poderes em Brasília, são tomados como um exemplo dramático dessa erosão democrática. O autor se concentra em investigar o comportamento de juízes e membros do Ministério Público neste contexto, buscando entender em que medida eles têm colaborado com o autoritarismo ou resistido a ele. A pesquisa revela como o autoritarismo tem se desenvolvido, em parte, devido a uma coordenação engajada em torno de princípios antidemocráticos e ao uso do Direito para tais fins, o que resulta em uma proteção inadequada à democracia.

Nas palavras do autor: “As premissas ideológicas desta obra partem da necessidade de lutar pela Constituição de 1988, reconhecendo as graves desigualdades sociais do Brasil, amplificadas por meras análises abstratas tipicamente liberais. Nesse sentido, a busca por uma efetiva democracia social, capaz de concretizar os diversos direitos sociais previstos constitucionalmente, passa por uma rigorosa crítica ao autoritarismo e à exaltação do golpe militar na medida tais práticas amplificam ainda mais a ofensa à isonomia, fomentando violência contra grupos menos favorecidos, como os que sofrem com a violência nas periferias”.

RESENHA

O livro se inicia abordando a erosão do caráter social e democrático da Constituição de 1988 no Brasil, destacando um processo que busca exaltá-la a ditadura militar e promover um projeto autoritário. Esse cenário se intensificou após os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando ocorreram tentativas de golpe de Estado em Brasília. O livro mencionado no texto tem como objetivo investigar a postura de juízes e membros do Ministério Público diante do autoritarismo e das práticas não democráticas, analisando como essas instituições podem tanto perpetuar legados da ditadura quanto resistir a eles. A pesquisa para elaboração do livro questiona em que medida os atores da justiça colaboram com o autoritarismo ou se opõem a atos que apologia a ditadura militar. A hipótese é que parte do sistema judiciário atua em consonância com princípios antidemocráticos, utilizando o Direito para proteger deficientemente a democracia. Ao longo da obra, são explorados os legados da ditadura, a negação dos crimes perpetrados durante esse período e o impacto dessas práticas autoritárias nas instituições de controle e no funcionamento do Estado.

Um foco importante é dado ao negacionismo da ditadura militar, que deslegitima o passado e justifica ações autoritárias, como as homenagens a torturadores e a perseguição de opositores. A pesquisa utiliza uma abordagem de estudos de caso para investigar práticas concretas e atende a um critério metodológico que busca compreender as relações entre o sistema de justiça e a proteção da democracia.

O livro segue ressaltando a importância da análise conjunta do Judiciário e do Ministério Público, considerando suas funções na salvaguarda da democracia e na resistência a práticas que ameaçam os direitos humanos, evidenciando um cenário complexo entre o legado autoritário e a luta pela efetivação dos direitos constitucionais no Brasil.

A obra ainda aborda a investigação de práticas autoritárias no sistema de justiça brasileiro, destacando a importância do caso publicamente evidenciado pelo jornal Folha de São Paulo para o desencadeamento de uma pesquisa aprofundada. A análise considera a politização militar e exemplos recentes, como a palestra do General Hamilton Mourão que sugeriu intervenções militares. O foco da pesquisa são os vícios processuais e materiais que indicam uma aceitação da ditadura militar no Judiciário, incluindo a negação de crimes da ditadura e a discricionariedade militar. A argumentação jurídica é explorada como um meio pelo qual legados autoritários se manifestam, ressaltando a necessidade de uma crítica ideológica ao conservadorismo dos juristas. A metodologia da pesquisa reconhece a inevitabilidade da ideologia na neutralidade do pesquisador, buscando uma abordagem que defenda a Constituição de 1988 e combata desigualdades sociais. Os casos analisados, que surgiram após a posse de Jair Bolsonaro, revelam um aumento do autoritarismo e a resistência dentro do sistema de justiça, especialmente em relação ao papel do STF.

O trabalho é estruturado em três capítulos, que resumem os casos e as práticas judiciais relacionadas à ditadura militar, com o objetivo de documentar a resistência constitucional frente ao autoritarismo contemporâneo, caracterizando-o como inconstitucional. Os argumentos abordados pelo sistema de justiça que justificam essa inconstitucionalidade são criticados. A pesquisa se baseia em pensadores como Paulo Bonavides, enfatizando a necessidade de um Direito Constitucional de resistência contra as práticas autoritárias e as políticas neoliberais.

A análise da justiça de transição no Brasil e a negação dos legados da ditadura militar revela um cenário complexo e conflituoso, repleto de tentativas de silenciamento e de reinterpretação de eventos históricos que marcaram a nação. O primeiro capítulo aborda os legados da ditadura, destacando como a interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Lei de Anistia tem sido pautada pela busca por uma “estabilidade social”, o que, muitas vezes, resulta na minimização da gravidade das violações de direitos humanos. Isso se dá em um contexto onde precedentes internacionais sugerem a necessidade de responsabilização por crimes de lesa-humanidade, um aspecto ignorado em diversas ocasiões.


Os casos emblemáticos como Riocentro, Rubens Paiva, Etienne Romeu e Antonio Torini evidenciam a resistência em reconhecer as atrocidades cometidas durante o regime militar. Além disso, homenagens públicas a figuras ligadas à repressão, como Sebastião “Curió” e a celebração do Golpe Militar, refletem uma tentativa contínua de legitimar ações autoritárias no imaginário social. A captura da Comissão de Anistia e a paralisação do Memorial da Anistia também simbolizam esforços sistemáticos para evitar a responsabilização dos torturadores, culminando em episódios como a censura judicial à Comissão Nacional da Verdade.

No segundo capítulo, as estratégias utilizadas para a conservação do autoritarismo se desdobram em dois eixos principais: processuais e materiais. A manipulação dos precedentes e a deslegitimação da Comissão Nacional da Verdade, bem como a promoção de uma liberdade de expressão que se torna um manto para a politização militar, formam um caldo de cultura que favorece o autoritarismo. A neutralidade ideológica, frequentemente proclamada, revela-se, na prática, como um instrumento de erosão dos direitos constitucionais e da legitimidade democrática.

Por fim, o terceiro capítulo discute a difusão desse autoritarismo à luz da resistência constitucional. Elementos como a figura do “cidadão de bem” e as críticas de juristas como Paulo Bonavides sobre a neutralidade ideológica revelam a transformação da política brasileira em um espaço onde as ideologias se radicalizam, desafiando a democracia. A resistência constitucional não é apenas uma luta por direitos, mas também uma repolitização do debate público, que busca reverter a erosão provocada por interpretações conservadoras e autoritárias. Assim, vemos que a articulação entre a colaboração interinstitucional e as práticas autoritárias resulta em uma verdadeira batalha judicial e social pela manutenção da democracia e pela verdade histórica no Brasil.


O livro, democracia desprotegida, se destaca por sua análise crítica e corajosa acerca das dinâmicas entre o sistema de justiça brasileiro e as práticas autoritárias que ameaçam a democracia. Ao abordar a erosão do caráter social e democrático da Constituição de 1988, especialmente em um momento de crescente tensão política, a obra oferece uma reflexão profunda, enriquecida por uma sólida pesquisa de campo e um acurado trabalho de análise teórica.

Através de uma abordagem metódica que investiga a postura de juízes e membros do Ministério Público, o autor não apenas critica, mas também ilumina as nuances da situação atual, evidenciando tanto os legados da ditadura militar quanto os esforços de resistência que surgem dentro das instituições. A contextualização dos casos emblemáticos traz à tona a importância de reconhecer e confrontar o passado, enquanto desafia a tendência de apagamento e negação das violências históricas.

A escolha por um formato de estudo de casos é particularmente eficaz, permitindo uma exploração detalhada das intersecções entre a legislação, a prática judicial e o contexto político. Ao propor um diálogo entre a teoria e a prática, a obra se torna um instrumento valioso para acadêmicos, juristas e cidadãos comprometidos com a defesa da democracia e dos direitos humanos.

O enfoque no negacionismo e na manipulação legal como formas de perpetuação do autoritarismo revela uma preocupação essencial com a saúde da democracia brasileira. Além disso, a crítica à neutralidade ideológica no sistema de justiça proposta pelo autor é um convite à reflexão sobre a responsabilidade dos operadores do Direito em tempos de crise.

Ao longo dos capítulos, o autor não apenas documenta, mas também propõe uma ação, instigando o leitor a pensar na importância da resistência constitucional. O trabalho termina com uma nota de esperança, enfatizando que a luta pela verdade e pela justiça não é apenas uma tarefa institucional, mas um imperativo moral de toda a sociedade. Assim, a obra se configura como um importante farol para aqueles que desejam compreender e enfrentar os desafios contemporâneos à democracia no Brasil.

Resenha: Dentes de leite, Antonio Pokrywiecki



APRESENTAÇÃO

Em sua estreia na contística, Antonio Pokrywiecki percorre — com propósito e, quando quer, com maldade — a ambiguidade dos signos do medo e do trauma. A imprevisibilidade que assombra pode ser tão assustadora quanto os próprios monstros. E os monstros também não fogem. Mas podem ser provisórios.

RESENHA

Em "Dentes de leite", de Antônio Pokrywiecki somos apresentados a um conjunto de narrativas interligadas que se desenrolam em igual intensidade. Iniciando em 'o balneário', tendo como pano de fundo uma praia local que serve não apenas como cenário, mas como um símbolo profundo de introspecção e transformação nas relações interpessoais. A obra, rica em nuances emocionais, mergulha nas complexidades das conexões humanas, abordando temas como amor, solidão e a inevitável passagem do tempo. A narrativa inicia-se com um grupo de amigos, liderados por X, que se reúnem anualmente em uma praia que, embora marcada pela especulação imobiliária, carrega lembranças de um tempo em que a beleza do lugar era inquestionável. As reflexões de X sobre as mudanças nas relações à medida que envelhecem, culminam em momentos de melancolia e saudade, marcado pela lembrança do guarda 5, onde um homem rememora a morte de seu irmão, evocando a dualidade do luto e a continuidade da vida.

A história se desdobra em experiências de G e H na praia menos frequentada, Guarda 17, onde enfrentam um ambiente insalubre. Mesmo assim, a ousadia de nadar nessas águas questionáveis reflete uma busca silenciosa por intimidade, revelando como a busca por conexão pode superar as adversidades. Outro ponto alto da narrativa é a descrição de uma família que visita um balneário tranquilo, onde o pai, V, lida com a transição da filha Z para a adolescência. As preocupações que surgem com essa nova fase da vida de Z impõem a V uma reflexão sobre seu papel como pai e as novas dinâmicas familiares que se estabelecem, reafirmando como a percepção das relações muda com o tempo. Além dessas perspectivas, a obra também nos apresenta um momento tocante da infância, com uma criança que chora na beira da praia, e a luta de um homem que questiona suas aptidões como pai, mergulhando em uma onda de arrependimento e aversão ao compromisso que o cerca. Essas vozes, solitárias e interligadas, enriquecem a trama, trazendo à tona as inquietações que cada um carrega.

A obra prossegue com a inserção do conto ''o anjo exterminador'', que narra a vida de um marido ao lado de Suzanna,  em um mundo distópico. Eles moram em uma "Torre de Aço e Vidro" e transitam por um sistema de roldanas que traz para eles objetos e lixo. No entanto, o cenário é sombrio. Eles têm consciência da existência de "Cidadãos Miseráveis" que habitam as casas humildes, e a presença do "Anjo Exterminador" sugere uma sociedade rígida e opressora. Suzanna, sempre se preocupa com essas pessoas, e o marido tenta consolar sua preocupação, mesmo relutando em encarar a dureza da realidade. Além disso, a dupla enfrenta o mistério do desaparecimento de seu gato. Apesar das dificuldades e da inquietude que os cercam, o marido sente que a presença de Suzanna torna tudo mais leve e significativo.

O capítulo "Nico e Kira" oferece uma visão introspectiva sobre as dificuldades enfrentadas por um casal em meio a crises de emprego e os desafios do cotidiano. A narrativa começa com a demissão de Nico, um trabalhador que dedicou uma parte significativa de sua vida à fábrica de colchões, sendo substituído por máquinas mais modernas. A frustração e o desamparo que ele sente ao receber a notícia são palpáveis, especialmente no momento em que tenta esconder a demissão de sua esposa, Kira. Enquanto Nico se entrega à contemplação de sua nova realidade, Kira, em seu trabalho como manicure, também enfrenta suas próprias inseguranças e desafios. O contraste entre as profissões e suas respectivas demissões sugere que o mercado de trabalho é implacável e não discrimina. Kira tenta entender seu valor e lugar nesse novo cenário, refletindo sobre a hierarquia existente no salão de beleza onde trabalha e as dificuldades que vêm com a instabilidade de suas atividades.

A obra segue com outros contos de igual relevância, mostrando as habilidades de escrita imponentes apresentadas por Antônio Pokrywiecki, demonstrando uma habilidade ímpar em criar um espaço literário rico, onde a praia atua como um espelho da condição humana, evidenciando a complexidade das relações nos diferentes estágios da vida. Com uma prosa sensível e pensativa, o autor nos convida a refletir sobre o amor, a solidão, a passagem do tempo e o incessante desejo de conexão que define a experiência humana. Em sua totalidade, a obra é uma exploração profunda das nuances emocionais que permeiam a vida e as interações humanas, encerrando cada narrativa em uma leveza tocante e ao mesmo tempo dolorosa.

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