Resenha: Clarissa, de Érico Veríssimo


ISBN-13: 9788535906110
ISBN-10: 8535906118
Ano: 2005 / Páginas: 184
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Clarissa vem de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão de tia Eufrasina. Com os olhos voltados para o futuro, Clarissa é o contraponto de Amaro, outro morador da pensão, músico malsucedido preso a sonhos passados que o presente recusa-se a concretizar.
Através do olhar de uma adolescente alegre e otimista, Erico Verissimo revela não só a realidade de uma pensão pequeno-burguesa, mas também a situação do Brasil e do mundo na década de 30, com todo seu deslumbramento e iniquidade.

RESENHAS

A obra Clarissa de Erico Verissimo publicada pela editora Companhia do Bolso, São Paulo 2005 1 edição Companhia do Bolso [2005] 5 reimpressões é composta por 214 paginas. Nesta obra o autor trata das descobertas de uma jovem de treze anos que se mudou para o interior do Rio Grande do Sul. Erico Verissimo teve sua estreia literária na revista Globo com o conto Ladrões de Gado, em 1933 publicou o primeiro livro de contos: Fantoches. Em 1933 o seu primeiro romance: Clarissa. Seu grande sucesso foi Olhais os Lírios do Campo o qual o tornou conhecido nacional e internacionalmente. Esta obra pertence à Segunda Fase Modernista da literatura brasileira na qual o autor mais se destacou.
A obra de Clarissa é composta por 31 capítulos nos quais vem a tratar de uma jovem que “acorda” para a vida. Morando na pensão de Dona Eufrasina e do tio Cuoto, a qual vê o mundo de uma maneira inocente e tenta descobrir os seus secretos “todos tem um secreto, todos tem um mistério” assim Clarissa vai vivendo na cidade de Porto Alegre, observando as pessoas que ali vivem, ela vai descobrindo que a vida não é um arco-íris mais sim que a vida é má.

Clarissa percebe coisas que ninguém vê mesmo com uma visão infantil das coisas, Ondina trai o seu marido Batata com Nestor, Amaro é um musico triste e frustrado e que esta apaixonado por Clarissa o qual vive a vida contemplando Clarissa, se arrependendo por não ter aproveitado a sua vida, Amaro vive nostalgicamente relembrando cenas de sua infância e a juventude. A sua tia Eufrasina esta passando por uma fase de mudanças e devido a ela ser uma pessoa conservadora não consegue se adaptar a modernidade e a seus novos costumes, na casa ao lado um viúva que trabalha o dia e a noite toda para conseguir um pouco de dinheiro para ele e para seu filho que está machucado enquanto do outro lado existe uma casa onde não há falta de dinheiro e as pessoas e as crianças que ali vivem são felizes o tempo todo. Além desses indivíduos na pensão vive o judeu Levinsky que vive criticando a politica atual e os pensamentos e ideologias cristãs.

O motivo verdadeiro da vinda de Clarissa a Porto Alegre é completar seus estudos, com o sonho de ser professora futuramente. Os que vivem na pensão passam o tempo todo discutindo politica, o tempo e fofocando sobre a vida dos vizinhos ricos. A vida passa pelos olhos de Clarissa, que a observa e questiona, buscando sempre a filosofia correta sobre a sua existência.

O livro tem uma fácil linguagem o que o torna da fácil compreensão a qualquer pessoa, a obra pode ser comparada ao um diário em que uma jovem escreve a sua vida, eu realmente gostei da obra, pois me identifico com vários personagens um deles é com o judeu que vive criticando a politica e o cristianismo. O autor da obra nos mostra como naquela época já existia diferença social em que ricos vivem na frente de pobres e não se ajudam uma obra realmente que chega a emocionar ao vermos como seria bom se fossemos o tempo todo como Clarissa uma menina que não via nada com malicia e que ama a vida dela, ate ela descobrir que nem todas as coisas são belas, que temos segredos profundos e tenebrosos, o mundo seria melhor se todas as meninas hoje pensassem com ela.

Postar um comentário

Comentários