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Dom Pedro I: O Legado de um Líder Brasileiro


Nascido em Queluz em 12 de outubro de 1798 e ali falecido em 24 de setembro de 1834, Pedro I e IV foi apelidado de “o Libertador” e “o Rei Soldado”. Foi o primeiro Imperador do Brasil desde a sua entronização até a sua abdicação em 1831. Além disso, ocupou o título de Rei de Portugal e Algarves por um breve período entre março e maio de 1826. Como quarto filho de João VI com a rainha Carlota Joaquina da Espanha, pertencia à linhagem Bragança. Inicialmente baseado fora de Portugal durante a infância, até que as forças francesas invadiram a sua terra natal, forçando-os ao exílio; em última análise, mudando-se para o Brasil.

A eclosão da Revolução Liberal no Porto em 1820 obrigou João VI a regressar a Portugal em abril do ano seguinte, deixando Pedro para trás como seu regente. Teve de lidar com ameaças das tropas revolucionárias e desobedientes portuguesas, que acabaram por ser subjugadas. Desde a chegada da família real portuguesa em 1808, o Brasil gozava de significativa autonomia política; no entanto, a ameaça de Portugal de revogar estas liberdades criou grande descontentamento na sua colónia. Pedro ficou do lado dos brasileiros e declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Ele foi aclamado como imperador em 12 de outubro e derrotou todas as forças religiosas presentes até março do ano seguinte. Poucos meses depois, ele esmagou a Confederação do Equador – uma rebelião separatista que eclodiu inicialmente na província de Pernambuco antes de se espalhar para outras províncias do Nordeste – sob os pés.

No início de 1825, eclodiu uma nova rebelião na província Cisplatina, seguida de uma tentativa das Províncias Unidas do Rio da Prata de anexá-la. Isso levou o Brasil a entrar na Guerra da Cisplatina. Entretanto, Pedro proclamou-se rei de Portugal, mas rapidamente abdicou em favor da sua filha mais velha, Maria II. A situação piorou em 1828, quando uma guerra fez com que o Brasil perdesse o controle sobre a Cisplatina, que se tornou um país independente conhecido como Uruguai. Nesse mesmo ano, D.Miguel -irmão mais novo de Pedro- foi aclamado Rei de Portugal pela sua corte em meio a escândalos sexuais que mancharam as negociações. Dificuldades adicionais surgiram no parlamento brasileiro, onde os debates políticos desde 1826 começaram a abordar se o governo deveria ser escolhido pelo imperador ou pela legislatura. Pedro lutou contra problemas simultâneos que ocorriam tanto com o Brasil quanto com Portugal. segundo filho, Pedro II, e partiu para a Europa.

Em julho de 1832, Pedro liderou um exército formado principalmente por mercenários estrangeiros e invadiu Portugal. Embora inicialmente tenha se envolvido em uma guerra civil portuguesa, seu conflito logo cresceu para incluir toda a Península Ibérica como parte de uma disputa entre os defensores do liberalismo e aqueles que queriam retornar ao absolutismo. Poucos meses depois da vitória dos liberais sobre seus oponentes, Pedro morreu de tuberculose em 24 de setembro de 1834. Ele é amplamente considerado pelos contemporâneos e pela posteridade como uma figura importante na promoção dos ideais liberais que ajudaram Brasil e Portugal a abandonarem regimes absolutistas em favorecer formas mais representativas de governo.

Pedro Álvares Cabral: O Descobridor do Brasil

Foto: Wikki Commons


Pedro Álvares Cabral, cujas datas de nascimento variam entre 1467 e 1468 em Belmonte e faleceu por volta do ano de 1520 em Santarém; foi um nobre português, comandante militar, navegador e explorador creditado pela descoberta do Brasil. Ele realizou uma exploração significativa da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal. Embora sejam escassos os detalhes sobre a vida de Cabral, o que se sabe é que ele veio de uma família aristocrática localizada no interior e recebeu uma boa educação formal.

Foi nomeado para liderar uma expedição à Índia em 1500, seguindo uma rota recém-inaugurada por Vasco da Gama que circunavegou a África. O objectivo deste empreendimento era adquirir especiarias e estabelecer relações comerciais com a Índia - contornando o monopólio do comércio de especiarias então controlado por comerciantes árabes, turcos e italianos. A sua frota de 13 navios viajou para longe da costa africana, talvez desembarcando intencionalmente no que inicialmente pensou ser uma grande ilha a que deu o nome de Vera Cruz e à qual Pero Vaz de Caminha referiu. Exploraram a costa e descobriram que poderia fazer parte de um continente maior; por isso enviaram um navio de volta para casa notificando o rei Manuel I sobre a sua descoberta. Como este novo território ficava dentro do hemisfério de Portugal de acordo com o Tratado de Tordesilhas, eles o reivindicaram para a sua Coroa, já que os territórios portugueses constituiriam mais tarde o Brasil, depois de terem desembarcado na América do Sul para reabastecer com sucesso antes de continuarem para o leste em direção à Índia.

Durante a mesma expedição, uma tempestade no Atlântico Sul causou a perda de sete navios; os restantes seis navios acabaram por regressar - alguns parando em Moçambique antes de seguirem para Calicut, na Índia. Inicialmente, negociações bem-sucedidas foram feitas por Cabral para os direitos comerciais de especiarias, mas os comerciantes árabes consideraram os negócios portugueses como uma ameaça ao seu monopólio e incitaram ataques muçulmanos e hindus ao assentamento português, resultando em várias vítimas e destruição de edifícios. Em retaliação, Cabral saqueou e queimou uma frota árabe e rapidamente bombardeou a cidade devido à incapacidade do seu líder em explicar as suas ações relativas à não manutenção da paz entre eles. A viagem de Calicut continuou para outra cidade-estado indiana chamada Cochin, onde Cabral fez amizade com governantes e abasteceu seus barcos com produtos picantes ainda mais procurados antes de retornar para casa, na Europa.
Foto: Wikki Commons

Cabral foi posteriormente preterido quando uma nova frota foi reunida para estabelecer uma presença mais forte na Índia, possivelmente como resultado de desentendimentos com Manuel I. Tendo perdido o favor do rei, retirou-se da vida pública e há poucos registos dos seus últimos anos. . As suas conquistas foram esquecidas por mais de 300 anos, até que o legado de Cabral começou a ser reabilitado pelo Imperador Pedro II do Brasil, várias décadas depois de o Brasil ter conquistado a independência de Portugal no século XIX. Desde então, os historiadores debatem se Cabral descobriu o Brasil e se foi acidental ou intencional. A primeira dúvida foi resolvida através da observação de que os encontros superficiais dos exploradores anteriores mal notaram algo significativo sobre o que se tornaria conhecido como único entre as nações latino-americanas onde o português continua a ser hoje uma língua oficial. Em relação a esta última questão, ainda não foi alcançado um consenso definitivo sobre se esta descoberta tinha provas sólidas por trás de quaisquer alegações de intencionalidade feitas no sentido de que as suas origens eram ocorrências deliberadas e não coincidentes. No entanto, Cabral é considerado uma das figuras mais importantes durante a Era da Europa. Período de descoberta, apesar de outras descobertas famosas ofuscarem sua reputação às vezes

Nascido em Belmonte e criado como membro da nobreza portuguesa, Cabral foi enviado à corte do rei D. Afonso V em 1479, com cerca de doze anos. Ele recebeu educação em humanidades e treinamento para combate e manuseio de armas. Em 30 de junho de 1484, com cerca de dezassete anos, foi nomeado escudeiro (título de menor importância normalmente concedido a jovens nobres) pelo rei D. João II.

Os registos das ações de Cabral antes de 1500 são incrivelmente incompletos, mas é possível que ele tenha viajado pelo Norte de África como os seus antepassados ​​e outros jovens nobres da época. (5) (6) Dois anos depois de ascender ao trono, o rei D. Manuel I concedeu-lhe um subsídio anual no valor de 30 mil reais em 12 de abril de 1497. (7) (8) Por volta desta mesma época, foi também nomeado fidalgo no Conselho do Rei e nomeado Cavaleiro da Ordem de Cristo. (8) Não existem imagens contemporâneas ou descrições físicas detalhadas para Cabral; porém sabe-se que ele possuía grande força, igualando a altura de seu pai, com aproximadamente 1,90 metros de altura . As características conhecidas sobre ele incluíam ser culto, cortês, generoso com os inimigos, humilde, mas também vaidoso.

 Além disso, o respeito comandado pelo status era uma grande preocupação para Cabral.


Partida e chegada à nova terra

Sob o comando de Cabral, então com 32-33 anos, uma frota partiu de Lisboa ao meio-dia do dia 9 de março de 1500. Na véspera da partida houve uma despedida pública da tripulação que incluiu missa e celebrações com a presença do rei, oficiais do tribunal e uma enorme multidão. No dia 14 de Março, durante a manhã, uma parte desta frota passou pela ilha da Grã Canária -a maior ilha entre as Ilhas Canárias-, seguindo depois para Cabo Verde, que se situa ao longo da costa oeste de África. Eles chegaram lá em 22 de março seguindo seu curso. No dia seguinte, um navio contendo cerca de cento e cinquenta homens conduzido por Vasco de Ataíde separou-se completamente sem deixar vestígios, depois de atravessar a linha do Equador durante o dia nove de abril chegou mais perto o mais longe possível. Uma técnica de navegação conhecida como volta do mar utilizada aqui os ajudou a avançar para o oeste no Oceano Atlântico a partir da direção do continente africano. Os marinheiros notaram avistamentos de algas marinhas por volta de 21 de abril os fizeram acreditar que se aproximavam das águas costeiras. aconteceu quando as forças ancoraram nas proximidades do que mais tarde se intitulou Monte Pascoal (que no seu nome indica montanha da Páscoa). Está em algum lugar próximo à atual costa nordeste do Brasil.

Foto: Wikki Commons

Em 23 de abril, os portugueses detectaram moradores na costa e todos os capitães se reuniram a bordo do navio de Cabral. Cabral instruiu Nicolau Coelho - capitão que viajou com Vasco da Gama para a Índia - a desembarcar e estabelecer contacto. Ele pisou em terra e trocou presentes com os nativos.  ​​Após o retorno de Coelho, Cabral tentou que sua frota rumasse para o norte, onde ancorou em Porto Seguro depois de viajar 65 km em 24 de abril. Era um porto natural, e Afonso Lopes (o navegador-chefe do navio principal) trouxe dois índios a bordo para que pudessem comunicar com Cabra os ataques associados contra forças especiais secretas no estrangeiro.

Assim como no primeiro encontro, o encontro foi amigável e Cabral ofereceu presentes aos indígenas. Eles eram caçadores-coletores da Idade da Pedra que os europeus rotularam como "índios". Os homens colhiam alimentos através da caça e da pesca, enquanto as mulheres se dedicavam à agricultura em pequena escala. Pertenciam a várias tribos rivais, incluindo a tribo Tupiniquim que Cabral encontrou.  Alguns deles eram nômades, enquanto outros se estabeleceram - eles sabiam como usar o fogo, mas não os metais. Algumas tribos até praticavam o canibalismo. No dia 26 de abril (Domingo de Páscoa), à medida que apareciam mais nativos curiosos, Cabral incitou seus homens a construir um altar de terra onde uma missa católica era presidida por Henrique de Coimbra - o que marcou a primeira cerimônia religiosa do Brasil em seu solo. .

Os portugueses ofereceram vinho aos índios, mas estes não apreciaram a bebida. Eles desconheciam o vasto conhecimento que esse povo possuía na produção de diversas bebidas fermentadas por meio de raízes, tubérculos, cascas, sementes e frutos - totalizando mais de oito tipos diferentes. 

Os dias seguintes foram gastos armazenando água, alimentos, madeira e outros suprimentos. Os portugueses também construíram uma enorme cruz de madeira – possivelmente com sete metros de altura. Cabral percebeu que as novas terras ficavam a leste da linha de demarcação entre Portugal e Espanha estabelecida no Tratado de Tordesilhas. Portanto, este território estava dentro do hemisfério atribuído a Portugal. Para solenizar a reivindicação de Portugal sobre essas terras, a cruz de madeira e outra missa foram celebradas no dia 1 de maio. Em homenagem a isso, Cabral batizou a terra recém-descoberta de Ilha de Vera Cruz. No dia seguinte, um navio de abastecimento comandado por Gaspar de Lemos  ou por André Gonçalves  (há um conflito entre as fontes sobre quem tinha sido enviado), o comando voltou a informar o seu rei através da carta de Pero Vaz de Caminha sobre a sua descoberta.

O caminho da índias

Em 2 ou 3 de maio de 1500, a frota retomou sua viagem ao longo da costa leste da América do Sul. Ao fazê-lo, Cabral convenceu-se de que tinha descoberto um continente inteiro e não apenas uma ilha. Por volta de 5 de maio, o esquadrão virou-se para a África para seguir para o leste. Em 23 ou 24 de maio [59], enquanto estavam na zona de alta pressão da região sul do Oceano Atlântico, chamada de "latitudes de cavalo", eles encontraram uma tempestade que resultou na perda de quatro navios no mar; no entanto, a sua localização precisa é desconhecida e tem sido especulada como algo próximo de Cape Hope, no extremo sul de África [63], até à vista da costa sul-americana [64]. Três embarcações juntamente com a caravela de Bartolomeu Dias foram afundadas, perdendo cerca de trezentos e oitenta homens envolvidos que pereceram debaixo de água.[65].

Devido ao mau tempo e danos aos seus equipamentos, os navios restantes se separaram. Um destes navios liderados por Diogo Dias continuou sozinho enquanto os outros seis se reagruparam em dois grupos de três cada. O grupo de Cabral navegou para leste passando pelo Cabo da Boa Esperança até determinar a sua posição e avistar terra onde virou para norte e desembarcou algures no arquipélago da Primeira e Segunda Ilhas ao largo da costa da África Oriental, a norte de Sofala. A frota principal permaneceu perto de Sofala durante dez dias em reparações; depois disso, uma expedição rumou para o norte, chegando a Quiloa em 26 de maio, onde Cabral fez uma tentativa fracassada de negociar um tratado comercial com seu rei.

De Quiloa, uma frota partiu para Melinde e chegou no dia 2 de agosto. Cabral reuniu-se com o rei local, trocou presentes e estabeleceu relações de amizade. Em Melinde, os pilotos também foram recrutados para a etapa final da viagem à Índia. Antes de chegarem ao seu destino final, pararam na ilha de Angediva, onde os navios a caminho de Calecute se reabasteciam, sendo encalhados para que pudessem ser submetidos a calafetagem e pintura antes de fazerem os preparativos em antecipação ao encontro com o governante de Calecute. 

A evolução da moeda no Brasil: da colonização à atualidade


Durante toda sua história, o Brasil utilizou as seguintes moedas: real (português), real (brasileiro), cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo e cruzeiro real. A moeda atual em circulação é o Real. O Banco Central produz cédulas de 2, 5 ,10 ,20 ,50 ,100 e 200 reais juntamente com uma variedade de moedas incluindo aquelas com valores entre cinco centavos até um real.

Durante as transações comerciais, ao longo do tempo essas moedas eram usadas como meio de entrega para produtos. Quando os povos indígenas realizaram trocas através do escambo no período colonial aqui no Brasil, a utilização das primeiras moedas cunhadas foi introduzida.

História da moeda no Brasil

Real Português [Período colonial até 7 de outubro de 1833 (303 anos)]

A história da evolução da moeda no Brasil teve início no período colonial, quando a economia brasileira ainda estava em formação. Naquela época, a moeda utilizada era o real de oito, uma moeda de prata cunhada com o valor de oito reales, que era a moeda corrente em toda a América Espanhola.

Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, foi criado o Banco do Brasil e passou-se a utilizar o real português como moeda oficial no país. Em 1834, foi criado o cruzeiro, que se tornou a moeda oficial do país até 1942.

Durante a primeira metade do século XX, o Brasil passou por diversas reformas monetárias, resultando na criação de diversas moedas, como o mil réis, o cruzeiro novo, o cruzeiro, o cruzeiro real e o cruzado. Essas mudanças refletiam a instabilidade econômica do país e a necessidade de controlar a inflação.


Real brasileiro [8 de outubro de 1833 a 31 de outubro de 1942 (109 anos)

A moeda utilizada no Brasil desde a sua colonização até 5 de outubro de 1942 foi o Real (plural réis), que foi então substituído pelo Cruzeiro na proporção de um Cruzeiro para cada mil reais.

Por não poder ser dividido (ao contrário do Real, que foi adotado em 1994 e pode ser dividido em centavos), predominou o uso de "réis" no plural. Na verdade, um real equivale a um centavo, enquanto 100 réis equivalem a um real (moeda atual). Esta comparação não pretende ser uma taxa de conversão, mas sim um exemplo. Semelhante ao iene moderno, que não pode ser dividido, os réis funcionavam de forma semelhante. Além disso, uma vez que esta unidade circulou por um longo período em múltiplas notas no valor de 1000 de uma só vez, tornou-se prática comum naquela época referir-se coletivamente como “mil-ré ;is”(pronuncia-se "mir-rees") como se tivessem acabado de se juntar juntos ou representavam outra unidade monetária distinta. Mil reais hoje teriam, portanto, equivalência genérica com unidades de dez reais, como 'dez reais'.


Cruzeiro [1 de novembro de 1942 a 30 de novembro de 1964 (22 anos)]

A moeda brasileira conhecida como Cruzeiro (Cr$ ou ₢$) foi usada de 1942 a 1967, novamente de 1970 a 1986 e mais uma vez em 1990-93. Foi introduzido pela primeira vez durante o período do Estado Novo na história brasileira para padronizar o dinheiro circulante. O valor de um Cruzeiro equivalia a mil réis. Mais tarde, na administração do Presidente Castelo Branco, ocorreram alterações que a substituíram temporariamente por outra moeda denominada "Cruzeiro novo". Porém, mais tarde, sob o comando da equipe liderada pelo presidente José Sarney, surgiu algo novo chamado Plano Cruzado, que trouxe de volta não apenas a estabilidade, mas também reviveu o uso desta unidade baseada em valor econômico mais antigo, ou seja, os cruzeiros originais foram restaurados. Collor finalmente decidiu que seria melhor substituí-lo completamente e introduziu o que conhecemos hoje - a forma ligeiramente alterada: talvez apelidada na época igualmente tão real em boxe!


Cruzeiro: retirada dos centavos [1 de dezembro de 1964 a 12 de fevereiro de 1967 (2 anos)]

De 1942 a 1967, de 1970 a 1986 e novamente de 1990 a 1993, O Cruzeiro (Cr$ ou ₢$) foi a moeda oficial do Brasil. Foi adoptado pela primeira vez durante a reestruturação dos padrões financeiros do governo do Estado Novo com o objectivo de unificar o dinheiro em circulação. Um cruzeiro equivale a mil réis. Durante a administração Castelo Branco, O Cruzeiro passou por uma reforma monetária que o substituiu temporariamente pelo "cruzeiro novo". O Plano Cruzado trouxe de volta esta forma de moeda sob a liderança do presidente José Sarney, antes de ser eliminado mais uma vez pela decisão de Collor de introduzir o “Cruzeiro Real” em seu lugar em 1993.


Cruzeiro novo [13 de fevereiro de 1967 a 14 de maio de 1970 (3 anos)]

O "Cruzeiro Novo" (NCr$) foi uma moeda brasileira que circulou brevemente no Brasil de 13 de fevereiro de 1967 a 14 de maio de 1970. Sua implantação ocorreu durante a ditadura militar sob a liderança do marechal Artur da Costa e Silva, que governou de 1967 a 1969.

Refere-se a um padrão que foi criado devido à desvalorização do Cruzeiro, moeda em vigor desde 1942. A enorme desvalorização ocorreu por causa da instabilidade política e do descontrole das contas públicas, que estão entre alguns supostos motivos para o golpe de estado em 1964 que levou à ditadura militar do Brasil até 1985.

Cruzeiro (CR$) [15 de maio de 1970 a 14 de agosto de 1984 (14 anos)]

A moeda brasileira, conhecida como Cruzeiro (Cr$ ou ₢$), foi usada de 1942 a 1967, novamente de 1970 a 1986 e mais uma vez entre os anos de 1990 e 1993.  Sua introdução ocorreu pela primeira vez durante o Estado Novo em um esforço para padronizar a circulação de dinheiro em todo o Brasil. Um cruzeiro tem valor equivalente a mil réis. O governo de Castelo Branco introduziu uma reforma monetária que substituiu temporariamente o Cruzeiro pelo seu sucessor - o "cruzeironovo". Mais tarde, uma iniciativa de recuperação do presidente José Sarney restabeleceu o uso juntamente com a implementação do Plano Cruzado; após esse programa de sucesso, o mandato de Collor voltou a usá-lo, mas com uma conversão de dinheiro agora melhorada com base no Cruzeiro Real, que o substituiu antes do final do ano de 1993.


Cruzeiro (retirada dos centavos) [15 de agosto de 1984 a 27 de fevereiro de 1986 (1 ano)]

De 1942 a 1967, de 1970 a 1986, e novamente no período entre 1990-1993, a moeda do Brasil era conhecida como O Cruzeiro (Cr$ ou ₢$). A sua introdução ocorreu durante o regime do Estado Novo com o objectivo de uniformizar o dinheiro em circulação. Um cruzeiro equivale a mil réis. Durante o mandato do Presidente Castelo Branco, este sistema monetário sofreu uma reforma que envolveu a substituição temporária pelo 'cruzeiro novo'. Mais tarde, foi revivido no governo do presidente José Sarney por meio de suas iniciativas do Plano Cruzado, antes de ser colocado novamente em circulação pelo então governo Collor, embora finalmente substituído mais uma vez; desta vez, a substituição permanente ocorreu quando o 'Cruzeiro Real' passou a fazer parte da política oficial no lugar de sua versão provisória antecessora - com efeito a partir do ano mil novecentos e noventa e três em diante.


Cruzados (volta dos centavos) [28 de fevereiro de 1986 a 15 de janeiro de 1989 (2 anos)]

O Cruzado foi a moeda criada no Brasil pelo Plano Cruzado em 28 de fevereiro de 1986, como parte de um pacote de medidas destinadas a conter a inflação. O nome foi derivado de uma antiga moeda portuguesa em ouro, que costumava ser negociada no Brasil durante a época colonial e possuía um valor estimado em cerca de 400 réis.

A partir de meados da década de 1970, ocorreu um intenso processo inflacionário que atingiu seu ápice no início da década de 1980. Este desequilíbrio prevaleceu durante a breve existência do Cruzado e contribuiu para a reputação de “Década Perdida” do Brasil ao longo da década de 1980. O símbolo utilizado foi Cz$, sendo que 1,00 Cz$ equivale a 1000,00 Cr$. Além disso, o código ISO 4217 adotado era BRC. A volta da subdivisão dos "centavos" na moeda foi uma mudança marcante, já que eles foram abolidos em 1984 devido à desvalorização do cruzeiro.

Cruzado Novo (CRz$) [16 de janeiro de 1989 a 15 de março de 1990 (1 ano)]

O cruzado novo (NCz$) foi a moeda brasileira de 16 de janeiro de 1989 a 16 de março de 1990. Resultou da reforma monetária promovida pelo Plano Verão e instituída pelo Ministro Maílson da Nóbrega em 1989. O cruzado novo correspondia a mil cruzados velhos como três zeros foram retirados em 16 de janeiro daquele ano.


Cruzeiro (Cr$) [16 de março de 1990 a 31 de julho de 1993 (3 anos)]

De 1942 a 1967, de 1970 a 1986 e de 1990 a 1993, o padrão monetário brasileiro era conhecido como O Cruzeiro (Cr$ ou ₢$) [1]. Foi introduzido pela primeira vez durante a era do Estado Novo no Brasil com o objetivo de unificar o dinheiro circulante. Um cruzeiro equivalia a mil réis. No governo do presidente Castelo Branco, ocorreu uma reforma monetária que substituiu temporariamente O Cruzeiro pelo Cruzeiro Novo. A equipe de José Sarney reintegrou O Cruzeiro após implementar o Plano Cruzado, enquanto Fernando Collor presidiu sua reintrodução até que finalmente foi substituído por outra unidade chamada "Cruzero Real" em 1993.

Cruzeiro Real (cr$) [1 de agosto de 1993 a 30 de junho de 1994 (10 meses e 29 dias)]

De 1º de agosto de 1993 a 30 de junho de 1994, o real (CR$) foi o padrão monetário do Brasil até ser substituído pelo real - a atual moeda oficial do Brasil.

Durante o período do terceiro cruzeiro, de 1990 a 1993, as altas taxas de inflação fizeram com que os preços diários dos produtos ao consumidor fossem expressos em milhares de crus e as flutuações fossem registradas em milhões de crus. Em resposta, em 28 de julho de 1993, o governo de Itamar Franco emitiu a Medida Provisória nº 336, que posteriormente foi convertida na Lei nº 8.697, em 27 de agosto, criando uma nova moeda: o "cruzeiro real", equivalente a mil crus cada. Embora houvesse planos de emissão de moedas com valores em centavos referentes a este sistema monetário no âmbito da medida provisória; tais moedas nunca apareceram, resultando em notas e moedas carimbadas de acordo com os padrões anteriores que circulavam como se valessem dez "crus" por cento sempre que correspondessem a valores inferiores ou iguais a 1.000 caixas sendo consideradas como centavos pelas pessoas que as utilizavam nas transações do dia-a-dia durante seu tempo de circulação

Real (moeda atual) [Desde 1 de julho de 1994 (29 anos]

O Real Brasileiro (ISO 4217: BRL, abreviado como R$) é a moeda oficial do Brasil. Foi desenvolvido em 1º de julho de 1994 após diversas trocas monetárias e em conjunto com uma redução significativa nas taxas de inflação. Esta moeda estável foi estabelecida durante o mandato do Presidente Itamar Franco, sob a liderança do então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que mais tarde foi eleito presidente. Na época do lançamento, Rubens Ricupero havia assumido o cargo de Ministro da Fazenda, uma vez que FHC já havia saído para se desqualificar do cargo para poder concorrer à Presidência.

O real é a 16ª moeda mais negociada no mundo e ocupa o segundo lugar entre as moedas latino-americanas, bem como o quarto lugar entre todas as moedas das Américas. Estima-se que mais de oito milhões de moedas foram perdidas ou extraviadas. Embora seja a moeda oficial do Brasil, as moedas privadas e sociais emitidas por bancos comunitários só podem circular em áreas locais se aderirem às diretrizes estabelecidas pelo Banco Central do Brasil; para cada moeda não oficial emitida, o banco emissor deverá manter uma reserva de reais por unidade circulada.

No dia 2 de setembro de 2020 foi colocada em circulação a nova cédula no valor de R$ 200. Atualmente é a denominação mais alta em circulação. A razão para tal valor deveu-se ao acúmulo de dinheiro durante a pandemia de COVID-19, resultando em notas em menor circulação. 

Emergindo de uma situação de turbulência inflacionista que causou instabilidade económica, o objectivo era estabelecer uma moeda mais forte que inspirasse maior confiança do que as suas antecessoras, resultante de planos económicos mal sucedidos. O nome escolhido "real" coincide com a primeira moeda do Brasil (plural: réis), herdada por Portugal e utilizada em todas as suas colônias.

Diferentemente das moedas anteriores, o real não traz em suas notas números históricos nacionais. Em vez disso, mostra animais da vida selvagem brasileira. Esta decisão surgiu depois de famílias de pessoas homenageadas em notas, como Mário de Andrade, terem reclamado da sua inclusão . Além disso, houve pouco tempo para negociar com essas famílias devido às demandas prementes de produção. A partir de então, várias opções foram consideradas, como piranhas e tucunarés ou mesmo peixinhos lambari e lobos-guará - porém uma decisão final só poderia restringir cinco: beija-flores, garças/garças, araras/aranas, onças/onças-pintadas e garoupas/garoupas (uma versão apresentando todos os 5).

O Real foi concebido em três fases a partir de meados de 1993. Em primeiro lugar, houve um plano de austeridade com o Plano de Acção Imediata (PAI) seguido do Fundo Social de Emergência (FSE). O objectivo destas medidas - de acordo com as declarações do governo na altura - era criar um mecanismo de financiamento para programas sociais, libertando ao mesmo tempo as obrigações da União para com outras entidades, conforme descrito na Constituição de 1988; em segundo lugar, houve a criação da Unidade de Valor Real (URV), que serviu apenas como unidade de contabilidade enquanto as moedas e notas do Cruzeiro Real permaneceram em circulação como valor e meio de pagamento; finalmente, em 1º de julho de 1994, a moeda real entrou em operação substituindo todas as demais funções anteriormente desempenhadas pelo Cruzeiro Real. 

A moeda foi criada pela Medida Provisória que instituiu o Plano Real, inicialmente sob regime de câmbio fixo em relação a um conjunto de moedas liderado pelo dólar dos Estados Unidos. Isto significava que existiam limites previamente definidos, tanto para um limite superior como para um limite inferior, dentro dos quais o valor da moeda flutuaria. Se a cotação atingiu o seu limite máximo, então está empenhada em vender dólares para forçar a descida do seu preço; inversamente, se atingir o seu piso, serão tomadas medidas para aumentar a procura. Por mais surpreendente que seja (para muitos), após o lançamento, o logotipo Real foi significativamente apreciado! Após uma breve valorização no final de 1994 e início de 1995, quando avaliada em US$ 1:20 (taxas de câmbio comercial em 31 de março de 1995), o controle do Banco Central do Brasil resultou gradualmente na desvalorização da moeda de 1 Real: US$ 1 em 1995, caindo até aproximadamente um pouco acima ou próximo da paridade com o dólar em relação a final de 1998(14)[14].

Contudo, em Janeiro de 1999, a crise financeira resultante do incumprimento russo e das crises subsequentes na Argentina levaram o Banco Central do Brasil a abandonar o seu modelo de taxa de câmbio semifixa e a permitir uma moeda flutuante livre. A repentina desvalorização do real no início daquele ano marcou o fim das taxas de câmbio previsíveis. Entre 1999 e 2003, as flutuações foram erráticas mas geralmente não resultaram em depreciação; no final de 2002, no entanto, atingiu um mínimo recorde em relação ao dólar americano, a R$ 3,90:1, antes de finalmente se estabilizar em torno de R$ 2:1 novamente em meados de 2006, onde permaneceu até o início de 2015[14][16]. Em 28 de julho de 2023, a Taxa de Câmbio (Ptax) foi registrada em R$5,72 por USD [17].

100 termos para compreender o universo da política

A política é uma área complexa e cheia de termos técnicos que nem sempre são compreendidos pela maioria das pessoas. Por isso, é essencial ter um bom conhecimento sobre os termos básicos que permeiam o universo político. Neste artigo, apresentaremos 100 termos fundamentais para quem deseja compreender melhor como funciona a política, desde conceitos básicos como democracia e poder, até termos mais específicos como bipartidarismo e lobby. Com esse conhecimento, será possível ter uma visão mais clara e informada do cenário político atual.

1. Governo: sistema de organização política que exerce autoridade sobre uma determinada área geográfica.

2. Política: atividade que envolve a tomada de decisões coletivas e o exercício do poder.

3. Estado: entidade política que detém o monopólio legítimo do uso da força em um território.

4. Democracia: regime político em que o poder emana do povo, sendo exercido por meio de representantes eleitos.

5. República: forma de governo em que a chefia de Estado não é hereditária e sim escolhida pelo povo ou por representantes eleitos.

6. Monarquia: forma de governo em que o chefe de Estado é uma pessoa pertencente a uma dinastia hereditária.

7. Parlamento: órgão legislativo que representa o povo e exerce a função de elaborar leis.

8. Congresso: órgão legislativo composto por duas câmaras (Câmara dos Deputados e Senado) em muitos países.

9. Supremo Tribunal: órgão do poder judiciário responsável por julgar casos de maior relevância e interpretar a Constituição.

10. Constituição: documento fundamental que estabelece os princípios e normas básicas de um país.

11. Liderança: habilidade de influenciar e mobilizar pessoas em direção a um objetivo comum.

12. Partido Político: organização que representa interesses políticos e ideológicos específicos e disputa eleições para governar.

13. Eleição: processo pelo qual os cidadãos escolhem seus representantes políticos.

14. Corrupção: prática ilegal de desvio de recursos públicos por parte de agentes políticos.

15. Lobby: ação de grupos de interesse que buscam influenciar decisões políticas em benefício de suas causas.

16. Propaganda Política: estratégias de comunicação utilizadas para promover ideias e candidatos políticos.

17. Oposição: grupo ou partido político que se opõe às ações do governo e apresenta propostas alternativas.

18. Coalizão: formação de alianças entre partidos políticos para governar em conjunto.

19. Estado de Direito: princípio fundamental que estabelece que todos estão sujeitos às mesmas leis e que estas devem ser justas e igualmente aplicadas.

20. Soberania: autoridade e poder absoluto do Estado sobre seu território e população.

21. Federalismo: sistema de governo em que o poder é distribuído entre diferentes níveis de governo (federal, estadual, municipal).

22. Política Externa: conjunto de ações e decisões tomadas por um governo em suas relações com outros países.

23. Globalização: interconexão cada vez maior entre pessoas, governos, empresas e culturas em escala mundial.

24. Imperialismo: política de expansão territorial e econômica de um Estado sobre outros territórios.

25. Nacionalismo: ideologia que valoriza e promove a identidade nacional e o interesse do Estado.

26. Totalitarismo: forma extrema de governo em que o Estado exerce controle absoluto sobre todos os aspectos da vida dos cidadãos.

27. Autoritarismo: regime político em que o poder é concentrado em uma única pessoa ou grupo, que exerce controle sobre a sociedade.

28. Populismo: estratégia política que apela às emoções e sentimentos do povo em detrimento da racionalidade e do debate público.

29. Fascismo: ideologia política de extrema direita que valoriza o nacionalismo, o autoritarismo e a violência.

30. Comunismo: ideologia política de esquerda que preconiza a abolição da propriedade privada e a criação de uma sociedade igualitária.

31. Socialismo: ideologia política que propõe a redistribuição de riqueza e poder em benefício da classe trabalhadora.

32. Capitalismo: sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e na livre concorrência.

33. Neoliberalismo: corrente ideológica que defende a redução do papel do Estado na economia e a liberalização dos mercados.

34. Estado de Bem-Estar Social: modelo de organização econômica que combina o capitalismo com políticas sociais de proteção ao cidadão.

35. Desigualdade Social: disparidade econômica e social entre indivíduos e grupos dentro de uma sociedade.

36. Direitos Humanos: direitos fundamentais e universais reconhecidos a todos os seres humanos, independentemente de raça, religião, sexo ou nacionalidade.

37. Tolerância: atitude de respeito e aceitação das diferenças e opiniões divergentes.

38. Cidadania: conjunto de direitos e deveres que os cidadãos possuem em relação ao Estado.

39. Participação Política: envolvimento ativo dos cidadãos na vida política, por meio do voto, protesto, ativismo, entre outros.

40. Governança: forma de gestão administrativa baseada na transparência, responsabilidade e prestação de contas.

41. Transparência: princípio que estabelece que as ações e decisões governamentais devem ser públicas e acessíveis à sociedade.

42. Corresponsabilidade: princípio que atribui aos cidadãos e ao Estado responsabilidades compartilhadas na gestão pública.

43. Desenvolvimento Sustentável: modelo de crescimento econômico que concilia a preservação do meio ambiente com o bem-estar social.

44. Política Ambiental: conjunto de diretrizes e ações para proteger e preservar o meio ambiente.

45. Política Econômica: conjunto de medidas e estratégias para promover o crescimento e desenvolvimento econômico de um país.

46. Política Social: conjunto de políticas e programas destinados a promover o bem-estar social e combater a desigualdade.

47. Política Fiscal: conjunto de medidas relacionadas à arrecadação e gastos do governo.

48. Política Monetária: conjunto de medidas relacionadas à oferta de moeda e controle da inflação.

49. Política Externa: conjunto de ações e posições adotadas por um país em suas relações com outros países.

50. Guerra Fria: período de tensão e rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética no pós-Segunda Guerra Mundial.

51. Bloco Econômico: aliança de países que estabelecem acordos comerciais e econômicos para promover o desenvolvimento mútuo.

52. Diplomacia: arte de negociar e estabelecer relações pacíficas entre Estados.

53. ONU: Organização das Nações Unidas, entidade internacional que promove a cooperação entre países e a paz mundial.

54. Direito Internacional: conjunto de normas e tratados que regem as relações entre Estados.

55. Conflito Armado: confronto violento entre Estados ou grupos armados com objetivos políticos.

56. Guerra: conflito armado de larga escala entre Estados.

57. Paz: estado de harmonia, segurança e ausência de conflitos entre indivíduos, grupos ou nações.

58. Terrorismo: prática de violência e intimidação com objetivos políticos.

59. Genocídio: extermínio sistemático de um grupo étnico, racial, religioso ou social.

60. Democracia Participativa: modelo de democracia em que os cidadãos têm maior participação nas decisões políticas.

61. Reforma Política: conjunto de mudanças e medidas para aperfeiçoar o sistema político e eleitoral.

62. Descentralização: transferência de poder e responsabilidades do governo central para os níveis locais.

63. Federalismo Fiscal: sistema em que a arrecadação de impostos é compartilhada entre diferentes níveis de governo.

64. Movimento Social: entidade organizada que busca promover mudanças sociais e políticas por meio de ações coletivas.

65. Manifestação: ato público de protesto ou reivindicação de direitos por parte da sociedade civil.

66. Greve: paralisação de atividades por parte de trabalhadores em busca de melhores condições de trabalho.

67. Boicote: recusa em consumir produtos ou serviços como forma de protesto político.

68. Revolução: mudança política e social radical que rompe com as estruturas existentes.

69. Desobediência Civil: prática de resistência não violenta contra leis consideradas injustas.

70. Anarquismo: ideologia política que preconiza a abolição do Estado e a organização da sociedade sem hierarquias.

71. Conservadorismo: ideologia política que valoriza a tradição, a ordem e a estabilidade.

72. Liberalismo: ideologia política que defende a liberdade individual, a propriedade privada e a livre iniciativa.

73. Social-Democracia: corrente política de centro-esquerda que busca conciliar o capitalismo com políticas sociais.

74. Fascismo: ideologia política autoritária, nacionalista e antidemocrática.

75. Totalitarismo: forma extrema de governo em que o Estado exerce controle absoluto sobre todos os aspectos da vida dos cidadãos.

76. Autoritarismo: regime político em que o poder é concentrado em uma única pessoa ou grupo, que exerce controle sobre a sociedade.

77. Populismo: estratégia política que apela às emoções e sentimentos do povo em detrimento da racionalidade e do debate público.

78. Fascismo: ideologia política de extrema direita que valoriza o nacionalismo, o autoritarismo e a violência.

79. Comunismo: ideologia política de esquerda que preconiza a abolição da propriedade privada e a criação de uma sociedade igualitária.

80. Socialismo: ideologia política que propõe a redistribuição de riqueza e poder em benefício da classe trabalhadora.

81. Capitalismo: sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e na livre concorrência.

82. Neoliberalismo: corrente ideológica que defende a redução do papel do Estado na economia e a liberalização dos mercados.

83. Estado de Bem-Estar Social: modelo de organização econômica que combina o capitalismo com políticas sociais de proteção ao cidadão.

84. Desigualdade Social: disparidade econômica e social entre indivíduos e grupos dentro de uma sociedade.

85. Direitos Humanos: direitos fundamentais e universais reconhecidos a todos os seres humanos, independentemente de raça, religião, sexo ou nacionalidade.

86. Tolerância: atitude de respeito e aceitação das diferenças e opiniões divergentes.

87. Cidadania: conjunto de direitos e deveres que os cidadãos possuem em relação ao Estado.

88. Participação Política: envolvimento ativo dos cidadãos na vida política, por meio do voto, protesto, ativismo, entre outros.

89. Governança: forma de gestão administrativa baseada na transparência, responsabilidade e prestação de contas.

90. Transparência: princípio que estabelece que as ações e decisões governamentais devem ser públicas e acessíveis à sociedade.

91. Corresponsabilidade: princípio que atribui aos cidadãos e ao Estado responsabilidades compartilhadas na gestão pública.

92. Desenvolvimento Sustentável: modelo de crescimento econômico que concilia a preservação do meio ambiente com o bem-estar social.

93. Política Ambiental: conjunto de diretrizes e ações para proteger e preservar o meio ambiente.

94. Política Econômica: conjunto de medidas e estratégias para promover o crescimento e desenvolvimento econômico de um país.

95. Política Social: conjunto de políticas e programas destinados a promover o bem-estar social e combater a desigualdade.

96. Política Fiscal: conjunto de medidas relacionadas à arrecadação e gastos do governo.

97. Política Monetária: conjunto de medidas relacionadas à oferta de moeda e controle da inflação.

98. Política Externa: conjunto de ações e posições adotadas por um país em suas relações com outros países.

99. Guerra Fria: período de tensão e rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética no pós-Segunda Guerra Mundial.

100. Bloco Econômico: aliança de países que estabelecem acordos comerciais e econômicos para promover o desenvolvimento mútuo.

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O surgimento da filosofia

A filosofia surgiu na Grécia antiga, precisamente no início do século VI a.C., marcando o início de uma nova era de pensamento. Tales de Mileto é frequentemente reconhecido como o primeiro filósofo. No entanto, foi Pitágoras quem cunhou o termo "filosofia", uma junção de "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".

A partir desse período, a filosofia se dedicou a compreender, identificar e comunicar a realidade através de conceitos lógico-racionais. Esse novo modo de pensar emergiu à medida que os gregos começaram a se afastar das explicações mitológicas, um processo conhecido como desmitificação, em busca de um conhecimento mais seguro e fundamentado.

Na consciência mítica, as explicações sobre o mundo eram fornecidas pelas histórias mitológicas, particularmente no contexto da mitologia grega, que era politeísta e repleta de deuses, titãs e outros seres. Essas entidades eram responsáveis por criar e dar sentido ao universo. As histórias tinham um caráter fantasioso e fabuloso, cheias de imagens vívidas, e eram transmitidas oralmente por poetas-rapsodos.

Por muito tempo, essas narrativas mitológicas foram a principal forma de explicar a cultura grega e a origem de todas as coisas. Naquela época, não havia distinção clara entre religião e outras esferas da vida; todos os aspectos da existência humana estavam associados aos deuses e divindades que governavam o universo.

Entretanto, ao longo do tempo, essa mentalidade começou a mudar. Uma série de fatores fez com que algumas pessoas na Grécia antiga começassem a questionar essas explicações mitológicas e a procurar novas formas de entendimento. Esse movimento de relativização do conhecimento tradicional levou à necessidade de encontrar explicações cada vez mais refinadas e convincentes para todos os fenômenos.

Esse processo de transição resultou na substituição da crença cega pela argumentação racional. A habilidade de convencer e fornecer explicações fundamentadas na razão, conhecida como lógos, ganhou importância. O lógos, que representa a fala objetiva, clara e ordenada, tornou-se o método preferido de investigação e explicação.

Assim, o pensamento grego gradualmente deixou de lado a consciência mítica, que dependia de crenças religiosas e explicações mitológicas, e assumiu a consciência filosófica, que valoriza o que faz sentido logicamente, o que pode ser explicado racionalmente pelo ser humano. Esta mudança marcou o nascimento da filosofia como uma disciplina dedicada ao amor ao conhecimento e à busca incansável pela verdade.

O surgimento da filosofia na história

A sociedade grega antiga alcançou um patamar de desenvolvimento significativo em diferentes áreas, principalmente devido à sua localização geográfica e à sua capacidade de comércio e navegação. Este crescimento teve implicações profundas não apenas na economia, mas também na cultura, na política e na filosofia, moldando o pensamento ocidental de maneiras duradouras.

O comércio e as navegações permitiram aos gregos estabelecer contatos com várias culturas ao redor do mar Mediterrâneo. Essa constante interação com outras civilizações trouxe uma riqueza cultural que desafiou os gregos a refletirem sobre suas próprias crenças e práticas. A relativização das culturas alheias contribuiu para uma visão mais crítica e diversificada da própria cultura grega. A exposição a diferentes formas de vida e sistemas de pensamento incentivou uma mentalidade mais aberta e analítica, permitindo que os gregos comparassem e contrastassem suas tradições com as de outras sociedades.

O surgimento da escrita alfabética foi uma revolução técnica que facilitou a troca de ideias e conhecimentos de maneira mais precisa e ampla do que os sistemas anteriores baseados em ideogramas. A escrita alfabética exigia um nível mais alto de abstração, pois reconhecia que as palavras eram compostas por sons que poderiam ser codificados e reproduzidos. Este avanço não só simplificou a comunicação, mas também permitiu um desenvolvimento mais sofisticado do pensamento abstrato e da filosofia, marcando o início de uma era em que o mito começou a ser substituído pelo logos, ou razão.

A introdução da moeda também reforçou a abstração e a racionalização nas transações comerciais. Diferente do escambo direto, onde os bens eram trocados de maneira direta e tangível, a moeda exigia a compreensão do valor abstrato. Isto simbolizou uma transição para uma economia mais complexa e eficiente, facilitando o comércio em grande escala e contribuindo para a prosperidade econômica das cidades-estado gregas.

A invenção do calendário foi outra realização marcante, permitindo uma organização sistemática do tempo. O calendário introduziu uma medida regular dos eventos naturais, como as estações, tirando a responsabilidade do clima e dos ciclos de plantio e colheita das mãos dos deuses e colocando-os nas mãos dos matemáticos e astrônomos. Este passo foi crucial na humanização e intelectualização da compreensão do mundo, fomentando uma visão mais científica e menos supersticiosa da realidade.

Com o desenvolvimento das pólis, ou cidades-estado, houve uma intensificação da vida pública e a emergência da política como um aspecto central da vida grega. A pólis era mais do que um espaço físico; era um espaço social onde os cidadãos discutiam, debatiam e tomavam decisões sobre o bem comum. Este aumento na participação cívica fez com que as relações com os deuses se relegassem a um papel secundário, dando lugar à lógica, ao debate racional e à necessidade de soluções práticas para os problemas cotidianos.

Finalmente, o surgimento da razão como um princípio orientador da vida e do pensamento grego marcou uma profunda transição cultural. Os gregos passaram a valorizar o ócio contemplativo, onde pensadores dedicavam-se a entender a natureza e suas leis através da observação e da lógica. A busca por explicações racionais e por uma compreensão ordenada do universo contribuiu para o desenvolvimento da filosofia, da ciência e das artes, consolidando os princípios de causalidade e ordenação que guiaram o pensamento ocidental por séculos.

A sociedade grega antiga, através de suas inovações e evolução, estabeleceu bases sólidas para o desenvolvimento da civilização ocidental. Estes avanços não só influenciaram o modo de vida e o pensamento dos gregos, mas também deixaram um legado duradouro que continua a impactar profundamente a cultura, a política e a ciência modernas.

Aristóteles: Biografia e vida


Aristóteles, um dos mais influentes filósofos gregos, nasceu em 384 a.C. na cidade de Estagira, na Macedônia. Aos 17 anos, ele se mudou para Atenas, onde ingressou na Academia de Platão, um dos centros de aprendizado mais prestigiados da época. Devido à sua origem, Aristóteles é frequentemente chamado de "o Estagirita".

Filho de uma família aristocrática, Aristóteles sempre impressionou seus contemporâneos com seu comportamento refinado e sua inteligência aguda. Sua dedicação aos estudos logo chamou a atenção de Platão, que o considerava um discípulo notável. Platão até fez uma analogia entre a Academia e uma entidade composta por um "corpo" e um "cérebro", no qual Aristóteles representaria o "cérebro" da instituição.

Aristóteles permaneceu na Academia até a morte de Platão em 347 a.C. Esperava-se que ele fosse o sucessor natural de Platão, dada sua proximidade e contribuição significativa ao pensamento platônico. Contudo, para a surpresa de muitos, foi um ateniense de nascimento que acabou assumindo a liderança da Academia, provavelmente devido a questões de cidadania e políticas internas da cidade de Atenas.

Após ser preterido para a direção da Academia, Aristóteles deixou Atenas e passou a viajar, eventualmente tornando-se tutor de Alexandre, o Grande. Esta associação influenciou significativamente o desenvolvimento de Alexandre e ajudou a difundir as ideias filosóficas de Aristóteles por diversas partes do mundo conquistado por Alexandre.

Em suas obras, Aristóteles abordou uma vasta gama de tópicos, incluindo política, ética, e moral, entre outros campos do conhecimento. Ele é amplamente reconhecido por ter sistematizado diversos ramos da filosofia, dando origem à chamada "fase sistemática" da filosofia grega. Essa fase é caracterizada por uma abordagem organizadora e abrangente de questões filosóficas, na tentativa de criar um corpo coerente e unificado de conhecimento.

A vida e o trabalho de Aristóteles tiveram um impacto duradouro na filosofia ocidental. Seus escritos não só influenciaram pensadores contemporâneos, mas também moldaram o desenvolvimento da filosofia e da ciência durante muitos séculos após sua morte. Ele deixou um legado que continua a ser estudado e admirado até os dias atuais.

Naquela época, Aristóteles estava profundamente envolvido em diversas atividades que transformariam para sempre o mundo do conhecimento e da filosofia. Sua mudança para Atarneus, após deixar Atenas, foi marcada pela colaboração com Hermias, um antigo colega e filósofo político que governava a região. A relação entre ambos se estreitou não apenas pelo ambiente intelectual, mas também pelo fato de Aristóteles ter se casado com Pítia, a filha adotiva de Hermias.

Porém, a estabilidade em Atarneus foi interrompida de maneira trágica. A invasão dos persas, que resultou na morte de Hermias, deixou Aristóteles novamente sem um lar e sem o ambiente propício para suas investigações filosóficas.

Em 343 a.C., sua vida tomou um novo rumo ao ser convidado por Filipe II da Macedônia para ser o preceptor de seu filho, Alexandre. Filipe ansiava que Alexandre se tornasse um líder não apenas forte, mas também sábio e filosófico. Assim, Aristóteles aceitou o convite e passou quatro anos na corte da Macedônia. Esse período foi crucial não só para a educação de Alexandre, que viria a ser chamado de Alexandre o Grande, mas também para que Aristóteles prosseguisse com suas pesquisas e desenvolvimentos teóricos em diversas áreas do saber.

Após a missão como tutor, Aristóteles retornou a Atenas em 335 a.C., onde tomou a decisão de fundar sua própria escola, o Liceu. O nome foi inspirado na sua localização, um edifício dedicado ao deus Apolo Lício. No Liceu, Aristóteles não apenas oferecia cursos técnicos avançados a seus discípulos, mas também ensinava o público em geral. A instituição tornou-se um centro de estudos abrangente, contemplando disciplinas como geometria, física, química, botânica, astronomia e matemáticas. Esse modelo de ensino refletia a visão holística de Aristóteles sobre o conhecimento e seu desejo de compartilhar saberes com a sociedade.

Contudo, a sua permanência em Atenas foi novamente interrompida em 323 a.C., com a morte de Alexandre Magno. A Grécia, dominada pela Macedônia sob o reinado de Alexandre, entrou em um período de incerteza e mudanças políticas. Aristóteles foi então acusado de ter colaborado com o governo déspota de Alexandre, o que o levou a abandonar Atenas mais uma vez, evitando assim possíveis perseguições e garantindo sua segurança.

A trajetória de Aristóteles, marcada por suas contínuas mudanças de residência e seus encontros e desencontros com o poder político, foi fundamental para a expansão do conhecimento e da filosofia. Sua vida e obra deixaram um legado duradouro que continua a influenciar diversas áreas do saber até os dias atuais.

Sócrates: O pai da filosofia

Sócrates, nascido por volta de 470 a.C. e falecido em 399 a.C., é uma figura central na filosofia ocidental e é frequentemente considerado o "pai da filosofia". Embora não tenha sido o primeiro filósofo da história, seu pensamento e métodos inovadores marcaram profundamente a filosofia grega e, por extensão, a filosofia ocidental como um todo.

Nascido em Atenas, uma cidade que no século V a.C. se consolidava como um núcleo cultural e intelectual da Grécia Antiga, Sócrates teve uma origem humilde. Seu pai, Sofronisco, era um escultor, e sua mãe, Fenarete, atuava como parteira. Essa combinação de influências familiares proporcionou a Sócrates um ponto de vista único sobre a vida e a filosofia. Inspirado pelo trabalho de sua mãe, ele desenvolveu a metodologia do "parto das ideias", onde ajudava seus interlocutores a "darem à luz" suas próprias verdades através do diálogo e da introspecção.

Sua aparência física e seus costumes eram, no mínimo, singulares. Descrito como corpulento, de olhos saltados, vestindo-se de maneira simples e frequentemente descalço, Sócrates se destacava tanto pela robustez de seu intelecto quanto pela peculiaridade de sua figura. Era capaz de ficar horas contemplando seus pensamentos, muitas vezes sozinho, mas também gostava de conversar e desafiar as convicções de seus discípulos e concidadãos.

Através dessas conversas, Sócrates introduziu uma nova era na filosofia grega, conhecida como a fase socrática ou antropológica. Diferente de seus predecessores pré-socráticos, que se preocupavam principalmente com a origem e a constituição do cosmos, Sócrates e seus contemporâneos voltaram-se para questões mais centradas no ser humano e na sociedade. Perguntas como "O que é a verdade?", "O que é o bem?" e "O que é a justiça?" começaram a dominar o discurso filosófico. Esse enfoque permitiu uma reflexão mais profunda sobre a natureza humana, ética e moral, influenciando não apenas a filosofia, mas também a política e a cultura ocidentais.

De fato, a importância de Sócrates reside tanto em seu método dialético quanto nas questões fundamentais que levantou. Através da maieutica, a arte de questionar e estimular o pensamento crítico, ele não apenas ensinava seus discípulos, mas também encorajava uma autêntica busca pela verdade. Sua influência se estende por milênios, moldando o pensamento de filósofos subsequentes e permanecendo relevante até os dias atuais.

Os ensinamentos de Sócrates

A filosofia de Sócrates é marcada pela busca das verdades universais, acreditando que existem princípios válidos para toda a humanidade, independentemente de tempo e espaço. Para ele, essas verdades não são apenas teóricas, mas acessíveis através da reflexão profunda e autoanálise. Esse processo começa com a famosa máxima "Conhece-te a ti mesmo", um recado de autoconsciência e humildade perante o conhecimento.

A partir dessa premissa, Sócrates desenvolve um método único de ensino e descoberta, conhecido como o Método Socrático. Utilizando o diálogo, ele leva seus interlocutores a reconhecerem sua própria ignorância, um processo inicial chamado de ironia ou refutação. Ao confrontar seus argumentos e crenças, ele visa desconstruir as certezas aparentes para abrir espaço a um entendimento mais profundo e autêntico.

Depois de desnudar essas falsas percepções, entra em cena a fase da maiêutica. Inspirado pelo papel de sua mãe, que era parteira, Sócrates emprega essa técnica para "trazer à luz" as verdades escondidas dentro de cada pessoa. Ele solicita exemplos concretos e examina-os atentamente para extrair a essência dos conceitos discutidos. Por exemplo, ao investigar o conceito de coragem com um general, ele não se contenta com descrições superficiais de atos heróicos, mas procura o que todos esses atos têm em comum.

Essa busca incansável pela essência das coisas revela a crença socrática de que a verdade está dentro do próprio indivíduo, mas obscurecida por preconceitos e falsas ideias. Derrubados esses obstáculos, torna-se possível alcançar o verdadeiro conhecimento, que Sócrates equipara à virtude. Para ele, o vício é resultado direto da ignorância e, portanto, ninguém faz o mal de forma consciente e voluntária.

Essa visão otimista sobre a possibilidade de alcançar o conhecimento verdadeiro e agir de forma moral se contrapõe radicalmente aos sofistas, que acreditavam ser a verdade relativa e manipulável conforme as conveniências. Sócrates, ao contrário, vê a busca pela verdade como um caminho para a virtude e um imperativo moral. Essa crença em um conhecimento universal e intrínseco ao ser humano coloca Sócrates numa posição distinta e mais idealista dentro da tradição filosófica ocidental.

Morte

Sócrates, uma figura central na Atenas antiga, era conhecido por seu distinto método de ensino e filosofia, que atraía uma legião de jovens seguidores. Ele difundia suas ideias por intermédio de diálogos públicos, nos quais desafiava e interrogava incessantemente seus interlocutores. Seu método, a maiêutica, envolvia uma série de perguntas que levava as pessoas a refletirem profundamente sobre suas crenças e valores, muitas vezes expondo a fragilidade dos mesmos.

As constantes indagações de Sócrates resultavam frequentemente em embaraço para os cidadãos respeitados da polis, pois ele conseguia revelar a falta de sabedoria daqueles que se julgavam sábios. Esse comportamento o levou a acumular vários inimigos entre os poderosos e influentes de Atenas, que viam suas ações como uma ameaça à ordem estabelecida. A percepção de que Sócrates corrompia a juventude, incentivando-os a questionar as tradições e os deuses, consolidou ainda mais sua posição como um elemento perturbador.

Essas tensões culminaram em um julgamento em que Sócrates enfrentou graves acusações de corromper a juventude e de desrespeitar os deuses da cidade. O procedimento judicial foi rigoroso e dividido em duas etapas. Na primeira parte, os jurados decidiram sobre sua culpabilidade. O resultado foi bastante apertado: 280 votos a favor de sua condenação contra 220. Sócrates, mesmo diante dessa condenação, manteve sua postura questionadora e sugeriu uma multa como pena alternativa, tentando mostrar que sua contribuição à cidade era valiosa e, quem sabe, suavizar sua sentença.

Porém, essa sugestão foi amplamente rejeitada pelos jurados, que, na segunda fase do julgamento, determinaram a pena capital com uma votação significativamente mais desfavorável ao filósofo: 360 votos a 141. Sócrates, diante dessa decisão, mostrou uma aceitação serena do veredito, enxergando a morte não como um fim trágico, mas como uma parte natural da vida. Sua despedida refletiu sua contínua busca pelo desconhecido e sua perspectiva filosófica sobre a existência. Com sua famosa declaração, ele transmitiu a ideia de que a morte não deve ser temida, pois o que realmente importa é a qualidade de vida que se leva e a contínua busca pela verdade.

A história de Sócrates não só ilustra as tensões entre o pensamento inovador e as tradições estabelecidas, mas também destaca o poder transformador da filosofia. O legado de Sócrates perdura, servindo como um eterno lembrete da importância do questionamento contínuo e da busca pela sabedoria. Sua vida e morte desafiaram seus contemporâneos e continuam a inspirar gerações subsequentes a valorizar a integridade intelectual e a coragem moral.

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