companhia das letras

[RESENHA/FILMICA] A ultima hora

A Última Hora mostra que o futuro está em nossas mãos

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

/ by Vitor Zindacta

No filme a ultima hora que foi visto no dia 27/08 vimos que o crescimento desordenado da população tem como resultado a necessidade de alimentação. O filme nos mostra problemas ambientais e como podemos resolver muitos deles, fala-se também nas mudanças climáticas e processo de Aquecimento Global que causa o derretimento das geleiras, penso que como engenheiro ambiental é minha obrigação pensar em como reduzir os gastos e a emissão de gases que prejudicam a camada de ozônio na produção de bens de consumo duráveis e não duráveis da sociedade. Mas só isso não será a solução, pois uma educação ambiental é necessária para que a população veja a importância da natureza que a cerca.


No filme também vimos que o maior causador da destruição de matas é o fator da globalização, contudo, sabemos que foi necessária a globalização para a evolução da sociedade em diversos parâmetros. Todavia graças a essa evolução a sociedade esqueceu o que é a relação de homem e natureza, e que devem caminhar juntos. Foi também visto que isso se deve a cultura já enraizada na sociedade, e por esse motivo torna-se um mal tão difícil de combater. Graças a esse fator hoje em dia uma criança pode reconhecer 1000 logotipos, e menos de 10 plantas e animais.


O dever do engenheiro ambiental, não é fazer com que a sociedade pare seu processo de globalização e regrida com isso ande em ritmo mas lento e o desmatamento pare, o real objetivo do engenheiro ambiental é fazer com que a população ande junto com o meio ambiente que ela vive e assim podendo ter um maior conhecimento e interesse em preservação, ou seja resolver um problema mundial junto com a Terra.

No filme “A Última Hora” tem explica bem isso, no caso diz que no ultimo momento em que ainda é possível mudar. O filme explora o modo como a humanidade chegou até esse momento; como vivemos o impacto que provocamos sobre o ecossistema, e o que podemos fazer para mudar este quadro. O filme apresenta diálogos com especialistas do mundo inteiro, como o cientista Stephen Hawking, e autoridades em projetos de sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau, entre outros que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje se defronta nosso planeta.

Na minha visão geral como engenheiro ambiental, as mudanças necessárias para que a sociedade possa se normalizar com o meio ambiente é contra os padrões da sociedade de hoje, penso que talvez o certo fosse aproveitar o algo que não seja prejudicial para nenhum dos lados como pro exemplo a utilização de energias renováveis como a solar, ou seja, tetos de casas com a maior parte só de energia solar, ou até mesmo de prédios. Com isso chego a conclusão que o principal papel do engenheiro na sociedade é a tentativa de reestruturar o meio ambiente junto com a sociedade para caminharmos em um sentido só.
Postagem mais recente
Next Story Postagem mais antiga Página inicial
siga-nos no Instagram: @postliteral
Leia[+]
© all rights reserved
made with by templateszoo