companhia das letras

11 dicas para ler mais rápido (e ainda entender o que você lê)

domingo, 19 de setembro de 2021

/ by Vitor Zindacta


1. VISUALIZE O TEXTO.

Assistir ao trailer de um filme antes de assisti-lo fornece contexto e permite que você saiba o que esperar. Da mesma forma, visualizar um texto antes de lê-lo prepara você para obter uma compreensão rápida do que está prestes a ler. Para visualizar um texto, escamei-o do início ao fim, prestando atenção especial aos títulos, subtítulos, qualquer coisa em negrito ou fonte grande e marcadores. Para obter uma compreensão mais ampla, dê uma olhada nos parágrafos introdutórios e finais. Tente identificar frases de transição, examine quaisquer imagens ou gráficos e descubra como o autor estruturou o texto.

2. PLANEJE SEU ATAQUE.

Abordar estrategicamente um texto fará uma grande diferença na eficiência com que você pode digerir o material. Primeiro, pense sobre seus objetivos. O que você quer aprender lendo o material? Anote algumas perguntas que você deseja responder no final. Em seguida, determine o objetivo do autor ao escrever o material, com base em sua prévia. O objetivo do autor, por exemplo, pode ser descrever toda a história da Roma Antiga, enquanto seu objetivo é simplesmente responder a uma pergunta sobre o papel das mulheres romanas na política. Se seu objetivo é mais limitado em escopo do que o do autor, planeje apenas encontrar e ler as seções pertinentes.

Da mesma forma, varie seu plano de ataque com base no tipo de material que você está prestes a ler. Se você for ler um texto jurídico ou científico denso, provavelmente deve planejar ler certas passagens mais lenta e cuidadosamente do que leria um romance ou revista.

3. SEJA ATENTO.

Ler rapidamente com boa compreensão requer foco e concentração. Minimize ruídos externos, distrações e interrupções e fique atento quando seus pensamentos divagar enquanto você lê. Se você notar que está fantasiando sobre sua próxima refeição, em vez de se concentrar no texto, leve sua mente de volta ao material. Muitos leitores lêem algumas frases passivamente, sem foco, e passam algum tempo voltando e relendo para ter certeza de que as entenderam. De acordo com o autor Tim Ferriss, esse hábito, chamado de regressão, vai diminuir significativamente a velocidade e tornar mais difícil obter uma visão geral do texto. Se você abordar um texto com cuidado e atenção, perceberá rapidamente se não está entendendo uma seção, economizando tempo a longo prazo.

4. NÃO LEIA TODAS AS PALAVRAS.

Para aumentar sua velocidade de leitura, preste atenção em seus olhos. A maioria das pessoas pode digitalizar em pedaços de 1,5 polegadas, que, dependendo do tamanho da fonte e do tipo de texto, geralmente consistem de três a cinco palavras cada. Em vez de ler cada palavra individualmente, mova seus olhos em um movimento de varredura, saltando de um bloco (de três a cinco palavras) para o próximo bloco de palavras. Aproveite a vantagem de sua visão periférica para acelerar o início e o fim de cada linha, concentrando-se em blocos de palavras em vez de na primeira e na última palavra.

Apontar o dedo ou uma caneta para cada pedaço de palavras ajudará você a aprender a mover os olhos rapidamente sobre o texto. E vai encorajá-lo a não subvocalizar enquanto lê. A subvocalização, ou a pronúncia silenciosa de cada palavra em sua cabeça enquanto você lê, irá atrasá-lo e distraí-lo do ponto principal do autor.

5. NÃO LEIA CADA SEÇÃO.

De acordo com o Centro de Habilidades Acadêmicas do Dartmouth College, é um mito antiquado que os alunos devem ler todas as seções de um livro ou artigo. A menos que você esteja lendo algo extremamente importante, pule as seções que não são relevantes para o seu propósito. A leitura seletiva tornará possível digerir os pontos principais de muitos textos, em vez de apenas ter tempo para ler alguns na íntegra.

6. ESCREVA UM RESUMO.

Seu trabalho não deve terminar quando você lê a última palavra na página. Depois de terminar de ler, escreva algumas frases para resumir o que leu e responda a todas as perguntas que você tinha antes de começar a ler. Você aprendeu o que esperava aprender? Ao passar alguns minutos depois de ler para pensar, sintetizar as informações e escrever o que aprendeu, você solidificará o material em sua mente e terá uma lembrança melhor depois. Se você é um aluno mais visual ou verbal, desenhe um resumo do mapa mental ou conte a alguém o que aprendeu.

7. EXECUÇÕES TEMPORIZADAS PARA A PRÁTICA.

Abordar um texto estrategicamente, ler ativamente e resumir com eficácia exige prática. Se você quiser melhorar sua velocidade de leitura, use um cronômetro para testar quantas palavras (ou páginas).

8. PARE DE SUBVOCALIZAR.

A subvocalização é de longe o fator mais comum para desacelerar nossa leitura. É como a maioria de nós lê - “falando” as palavras em nossas cabeças. Isso diminui a velocidade de nossa leitura para a velocidade de fala, que geralmente é de cerca de 300 palavras por minuto. Passo de caracol!

Seus olhos e cérebro são realmente capazes de processar palavras muito mais rápido. Tente fazer isso como um experimento:

Ao interromper essa voz em sua cabeça, você pode quase dobrar seu ritmo de leitura.

Se você é um subvocalizador, parar é o truque para aprender a ler mais rápido. Já faz algum tempo que estou tentando parar com esse hábito. A coisa mais fácil a fazer é estar consciente disso e se distrair de alguma forma. Você pode usar o dedo para seguir as palavras, ouvir música ou mascar chiclete.

9. LEIA FRASES, NÃO PALAVRAS

Uma habilidade igualmente difícil de aprender é compreender frases ou trechos de texto de uma vez, em vez de palavras individuais. Mas o alcance dos seus olhos tem 1,5 polegadas de comprimento , o que significa que você pode ler até nove palavras por vez!

Olhar para cada cinco palavras ou mais permitirá que você compreenda mais de uma vez e reduza a subvocalização. Porém, assim como tudo o mais, será necessário algum treinamento para fazer isso bem. Eu não sugeriria começar com coisas realmente importantes como livros didáticos.

10. SAIA DE RELER

Uma das maiores dificuldades para mim durante a leitura era que eu estava constantemente voltando a reler frases ou parágrafos que eu não entendia ou queria entender mais completamente. Achei que, se não entendesse ou entendesse totalmente cada linha de um romance ou texto, o livro inteiro não faria sentido.

Eventualmente, percebi que não estava realmente ganhando muita compreensão quando reli. As passagens ou palavras confusas eventualmente faziam sentido no contexto, ou não eram necessárias para a minha apreciação do livro. De acordo Tim Ferris, autor de "a semana do trabalho de quatro horas" , “O sujeito não treinado se envolve em regressão (releitura consciente) e retrocesso (releitura subconsciente por meio de fixação incorreta) por até 30 por cento do tempo total de leitura. ” Isso é muito significativo. Deixe de ter que compreender totalmente tudo o que está sendo dito ou acontecendo, e você parará de perder tempo recapitulando lugares onde já esteve.

11. LEIA MAIS

Como acontece com todas as atividades dignas, a leitura é uma habilidade que leva tempo para ser desenvolvida. Quanto mais você fizer isso, melhor você se tornará. Eu costumava pensar que definir metas de leitura diárias ou anuais era uma tolice. Ler não deve ser uma corrida. Mas descobri que definir metas me obriga a reservar mais tempo para a leitura. E quanto mais livros eu leio, mais rápido eu começo a lê-los.

A literatura é feita para ser saboreada, e se você passar horas incontáveis ​​em uma história realmente ótima, quem se importa? Sempre haverá livros demais no mundo, e pouco tempo. Melhor desfrutar plenamente dos livros que você realmente deseja do que tentar folhear um monte de livros que você não deseja.
Postagem mais recente
Next Story Postagem mais antiga Página inicial
siga-nos no Instagram: @postliteral
Leia[+]
© all rights reserved
made with by templateszoo