Resenha Fílmica: 1492 – A conquista do Paraiso (Documentário)


Feito em parte para o 500º aniversário da descoberta das Américas, em 1492: A Conquista do Céu foi um projeto estabelecido em muitos aspectos que provou ser uma experiência desagradável e também uma jornada. . liderado por Cristóvão Colombo de Gênova há mais de quinhentos anos. Seu maior problema, porém, é que o diretor Ridley Scott confundiu história - com H maiúsculo, que afeta tudo o que passamos e relacionamos - com história - ou seja, com um enredo divertido, envolvente e inesperado. . . Afinal, este filme se passa em um dos períodos mais marcantes da humanidade, mas não tem um roteiro bem amarrado para provar sua existência. Não há nada aqui que o diferencie dos relatórios que podem ser encontrados em qualquer livro.

Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice. Cristóvão Colombo, que queria provar que poderia chegar a Índia pelo ocidente, e assim buscar uma nova rota para o comércio de especiarias na Índia, procurava então ter uma audiência com a rainha para conseguir dinheiro e assim poder explorar as novas terras. Tal viagem tinha como objetivo chegar a Catai, na China. O objetivo deste trabalho é abordar de que forma foi feita a ocupação, da América pelos espanhóis e como se deu o processo de colonização do índio. Cristóvão Colombo, que queria provar que poderia chegar a Índia pelo ocidente, e assim buscar uma nova rota para o comércio de especiarias na Índia, procurava então ter uma audiência com a rainha para conseguir dinheiro e assim poder explorar as novas terras. Tal viagem tinha como objetivo chegar a Catai, na China.

Nesse momento, a Europa passa por uma forte inquisição aos hereges A igreja tinha influência sobre os estados, e queimava os hereges em praça pública Colombo, de volta ao mosteiro o qual se abrigava recebe a notícia da Universidade dizendo que não será possível, Ajuda-lo sobre a confirmação da nova rota. Colombo se descontrola, e por causa disso, vai pagar penitência, durante sua pena ele recebe a visita de Martin Afonso Pinzon, o qual leva a Colombo um banqueiro e diz que conseguirá uma audiência com a rainha.

Devemos observar e levar em consideração as transformações que aconteciam na Europa ao final da idade média, durante a transição do feudalismo ao capitalismo mercantil: a necessidade de ampliação das rotas mercantis afetadas pela queda de Constantinopla nas mãos dos turcos, 1453, o que dificultava o comércio das especiarias, leva a Europa a buscar novas alternativas para atender seus mercados. Diante da crise ao final do século XIV, provocadas pelas guerras, peste, fome, etc , os europeus foram bastante afetados e foram forçados a aceitar o desenvolvimento do comércio monetário pelos burgos que levo-os à projeção burguesa e ou a criação de uma nova classe social, esta aliada à figura do rei, que irá promover a formaçãodos Estados Nacionais, são as principais transformações estruturais para a consolidação do Antigo Regime. O que vimos no filme é uma visão romântica, onde mostra Colombo sonhando com o novo mundo, mas sem a preocupação de sequer informar a tragédia da sua consequência: a viagem de Colombo constitui-se num dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para Idade Moderna.

Assista no Youtube:



Postar um comentário

Comentários