Análise: Psicose, 1960



Contexto histórico e social

O filme Psicose foi lançado em 1960, em um momento em que o cinema americano estava passando por um período de renovação. Filmes como O Silêncio dos Inocentes (1962) e O Exorcista (1973) haviam popularizado o gênero do terror psicológico, e Psicose foi um dos filmes que ajudou a consolidar esse gênero.

Gênero e estilo

Psicose é um filme de terror psicológico, mas também é um filme de suspense e um filme de mistério. O filme é uma mistura de gêneros, que inclui elementos de crime, drama e romance.

O filme é conhecido por seu uso inovador de cinematografia, edição e música. O diretor Alfred Hitchcock usa técnicas como o plano sequência e o zoom para criar uma sensação de suspense e tensão. A trilha sonora do filme, composta por Bernard Herrmann, é uma das mais famosas do cinema.

Personagens

Os personagens principais do filme são:

  • Marion Crane: Uma secretária que rouba US$ 40.000 de seu chefe e foge para a Califórnia.
  • Norman Bates: O proprietário de um motel que esconde um segredo sombrio.
  • Sam Loomis: O namorado de Marion.
  • Lila Crane: A irmã de Marion.

Estrutura e enredo

O filme é dividido em três atos. O primeiro ato apresenta Marion e seu relacionamento com Sam. O segundo ato explora a fuga de Marion e seu encontro com Norman Bates. O terceiro ato mostra o clímax e o final da história.

O enredo do filme é uma história de suspense e terror. Marion foge do motel de Norman, mas é assassinada por sua mãe, que está morta há muitos anos. Sam e Lila descobrem o segredo de Norman e o confrontam.

Narrador e ponto de vista

O filme é narrado em terceira pessoa, mas o ponto de vista do filme é subjetivo e é baseado na perspectiva de Marion.

Período histórico

Psicose é ambientado no início da década de 1960, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. A sociedade americana da época era conservadora e moralista, e o filme foi visto como um choque por sua violência e conteúdo sexual.

Importância e relevância social

Psicose é um filme importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, é um clássico do cinema que ajudou a consolidar o gênero do terror psicológico.

Em segundo lugar, o filme é um retrato perturbador da psique humana. O personagem de Norman Bates é uma representação complexa da loucura e do mal.

Em terceiro lugar, o filme é um comentário social sobre a hipocrisia da sociedade americana. O filme mostra como a violência e o sexo são frequentemente escondidos sob uma fachada de moralismo.

Resenha crítica

Psicose é um filme brilhante e perturbador. O filme é um clássico do cinema que continua a ser relevante até hoje.

O filme é um triunfo da direção de Alfred Hitchcock. Hitchcock usa suas técnicas inovadoras para criar uma atmosfera de suspense e tensão que prende a atenção do espectador do início ao fim.

O filme também é um triunfo das atuações de Janet Leigh e Anthony Perkins. Leigh é excelente como Marion, uma personagem complexa e trágica. Perkins é igualmente excelente como Norman Bates, um personagem perturbador e fascinante.

Psicose é um filme que deve ser visto por todos os fãs de cinema. É um filme que não vai deixar você esquecer.

Biografia do diretor

Alfred Hitchcock nasceu em Londres, Inglaterra, em 1899. Ele começou sua carreira no cinema na década de 1920 e dirigiu mais de 50 filmes ao longo de sua carreira.

Hitchcock é considerado um dos maiores diretores de todos os tempos. Ele é conhecido por seus filmes de suspense e mistério, como Psicose, Os Pássaros (1963) e Festim Diabólico (1948).

Hitchcock morreu em 1980, aos 80 anos. Ele é considerado um dos mais importantes diretores da história do cinema.

Postar um comentário

Comentários