companhia das letras

Filme: And The Band Played On – (E a Vida Continua) 1993 ► (Resenha)

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

/ by Vitor Zindacta


 Filme: And The Band Played On – (E a Vida Continua) 1993

O filme faz um relato de uma época em que a doença da AIDS estava sendo descoberta em meio aos homens. Uma doença que atacava o sistema de defesa do corpo humano. No começo era conhecida como uma doença que acometia apenas os homossexuais, mas depois com os estudos e pesquisas, foram criando evidencias de que a AIDS era transmitida através de transfusões sanguíneas, objetos com materiais biológicos, e atos sexuais.

Porém outro grande fator analítico que se pode ter do filme, é sobre a questão epidemiológica, da notificação compulsória e do interesse do governo em relação às pesquisas de novas doenças. O filme relata uma grande dificuldade em que os pesquisadores tiveram ao começar a investigar a doença, pois não tinham autoridade para interdições as saunas, e toda possível hipótese em que tinham que apostar, deveria ser tomadas em conjunto com a sociedade, não havia um corpo docente especializado para o serviço. Além disso, o investimento financeiro era pouco, e acabava refletindo nas pesquisas laboratoriais que foi tida como precária no filme. Para suprir grande parte dessa necessidade laboratorial os cientistas tiveram que recorrer a Londres para que concluísse a pesquisa do vírus, o que gerou uma nova disputa para ver quem é que ficava com o credito da descoberta do vírus.
Por fim o filme acaba com a descoberta completa do retrovírus da doença, porém sem um único responsável, havendo então um tratado entre E.U. A e França.
E de uma forma geral como já dito anteriormente o filme mostra a precariedade que a vigilância em saúde passava naquela época.
Postagem mais recente
Next Story Postagem mais antiga Página inicial
siga-nos no Instagram: @postliteral
Leia[+]
© all rights reserved
made with by templateszoo