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1000 livros pra se ler antes de morrer



Confira os principais títulos lidos ao redor do globo
Os livros são, em sua essência, uma ferramenta para fuga à realidade. Desde os primórdios da escrita, ler, tornou-se um hábito mundial e cotidiano, seja um livro ou um simples enunciado em uma matéria, mas nenhum deles com tantos benefícios quanto uma rotina de leitura diária de bons livros. Os títulos abaixo foram separados e catalogados de acordo com sua popularidade, venda e visibilidade midiática, alguns grandes best-sellers, outros grandes nomes da literatura, bem como lançamentos e livros que prometem se tornar inesquecíveis. A lista pode ser alterada a qualquer momento sem aviso prévio. 

Ah, e alguns só estão disponíveis em inglês, italiano ou espanhol.

Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante.

Carlos Drummond de Andrade 
, "O Avesso das Coisas. Aforismos". Editora Record. 2ª Edição. 1990.
  1. A Culpa é das Estrelas – John Green (2012)
  2. Divergente – Veronica Roth (2011)
  3. Orgulho e Preconceito – Jane Austen (1813)
  4. 1984 – George Orwell (1949)
  5. O caçador de pipas – Khaled Hosseini (2003)
  6. A Sociedade do Anel – JRR Tolkien (1954)
  7. Os Adoráveis ​​Ossos – Alice Sebold (2002)
  8. Garota Exemplar – Gillian Flynn (2012)
  9. A Ajuda - Kathyrn Stockett (2009)
  10. Ratos e Homens – John Steinbeck (1937)
  11. O Alquimista – Paulo Coelho (1988)
  12. Cinquenta Tons de Cinza – EL James (2011)
  13. A Garota no Trem – Paula Hawkins (2015)
  14. A menina que roubava livros – Markus Zuzak (2005)
  15. Adoráveis ​​Mulheres – Louise May Alcott (1862)
  16. Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert (2006)
  17. Água para Elefantes – Sara Gruen (2006)
  18. O Caderno – Nicholas Sparks (1996)
  19. A Vida de Pi – Yann Martel (2001)
  20. O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams (1979)
  21. Morro dos Ventos Uivantes – Emily Bronte (1847)
  22. Onde termina a calçada – Shel Silverstein (1947)
  23. As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky (1999)
  24. Insurgente – Veronica Roth (2012)
  25. O Curioso Incidente do Cachorro à Noite, de Mark Haddon (2003)
  26. E o Vento Levou – Margaret Mitchell (1936)
  27. Frankenstein – Mary Shelley (1818)
  28. O guardião da minha irmã - Jodi Picoult (2004)
  29. Mil Sóis Esplêndidos – Khaled Hosseini (2007)
  30. O Iluminado – Stephen King (1977)
  31. O corredor do labirinto - James Dashner (2009)
  32. Holes – Louis Sachar (1998)
  33. Razão e Sensibilidade – Jane Austen (1811)
  34. A Hospedeira – Stephanie Meyer (2008)
  35. Eu era antes de você - Jojo Moyes (2012)
  36. O Diário de Bridget Jones – Helen Fielding (1996)
  37. Lar de Miss Peregrine para crianças peculiares - Ransom Riggs (2011)
  38. O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde (1890)
  39. O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett (1911)
  40. Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer (1996)
  41. O Castelo de Vidro – Jeannette Walls (2005)
  42. O Diabo Veste Prada – Lauren Weisberger (2003)
  43. Um Conto de Duas Cidades – Charles Dickens (1859)
  44. Cidades de Papel – John Green (2008)
  45. Convergente – Veronica Roth (2013)
  46. Steve Jobs-Walter Isaacson (2011)
  47. Bossypants – Tina Fey (2011)
  48. Cidade de Vidro – Cassandra Clare (2009)
  49. Toda a luz que não podemos ver - Anthony Doerr (2014)
  50. A Princesa Prometida – William Goldman (1973)
  51. Eleanor & Park – Rainbow Rowell (2013)
  52. A Fúria dos Reis – George RR Martin (1998)
  53. Cinquenta Tons Mais Escuros – EL James (2011)
  54. Forasteiro – Diana Gabaldon (1991)
  55. O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas (1844)
  56. As Aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain (1876)
  57. Terça-feira com Morrie - Mitch Albom (1997)
  58. A Seleção – Kiera Cass (2012)
  59. Hora de Matar – John Grisham (1989)
  60. Treze Reasons Why – Jay Asher (2007)
  61. Cinquenta Tons de Liberdade – EL James (2012)
  62. Cem Anos de Solidão – Gabriel Marquez (1967)
  63. Quarto – Emma Donoghue (2010)
  64. Catch-22 - Joseph Heller (1961)
  65. Se Eu Ficar – Gayle Forman (2009)
  66. As Vinhas da Ira – John Steinbeck (1939)
  67. A Estrada – Cormac McCarthy (2006)
  68. Os Miseráveis ​​– Victor Hugo (1862)
  69. Ininterrupta: Uma História da Segunda Guerra Mundial - Laura Hillenbrand (2010)
  70. O Mar de Monstros – Rick Riordan (2006)
  71. Deuses Americanos – Neil Gaiman (2001)
  72. Perdido em Marte – Andy Weird (2012)
  73. Isso – Stephen King (1986)
  74. Freakonomics – Steven Levitt (2005)
  75. A Batalha do Labirinto – Rick Riordan (2008)
  76. Anne de Green Gables – LM Montgomery (1908)
  77. Confissões de uma viciada em compras – Sophie Kinsella (2000)
  78. Uma caminhada inesquecível – Nicholas Sparks (1999)
  79. Combinado – Ally Condie (2010)
  80. As Duas Torres – JRR Tolkien (1954)
  81. Duna – Frank Herbert (1965)
  82. A Tormenta de Espadas – George RR Martin (2000)
  83. A Irmandade das Calças Viajantes – Ann Brashares (2001)
  84. Antes que eu caia – Lauren Oliver (2010)
  85. O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell (2000)
  86. Lolita – Vladmir Nabokov (1955)
  87. O Retorno do Rei – JRR Tolkien (1955)
  88. A Maldição do Titã – Rick Riordan (2007)
  89. Me Talk Pretty One Day - David Sedaris (2000)
  90. Charlie e a Fábrica de Chocolate – Roald Dahl (1964)
  91. O Último Olimpiano – Rick Riordan (2009)
  92. Os Pilares da Terra - Ken Follett (1989)
  93. Moça com Brinco de Pérola – Tracy Chevalier (1999)
  94. Um voou sobre o ninho do cuco - Ken Kasey (1962)
  95. Perversos – Gregory Maguire (1995)
  96. Emma – Jane Austen (1815)
  97. Middlesex – Jeffrey Eugenides (2002)
  98. Cinder – Marissa Meyer (2012)
  99. O Pintassilgo – Donna Tartt (2013)
  100. O Nome do Vento – Patrick Rothfuss (2007)O Herói Perdido – Rick Riordan (2010)
  101. O Circo Noturno – Erin Morgenstern (2011)
  102. A Filha do Guardião da Memória – Kim Edwards (2005)
  103. Jogador Pronto Um – Ernest Cline (2011)
  104. O Banquete dos Corvos – George RR Martin (2005)
  105. Anna Karenina - Leo Tolstoi (1878)
  106. Ponto de Decepção – Dan Brown (2002)
  107. A Firma – John Grisham (1991)
  108. A Dança da Morte – Stephen King (1978)
  109. Maravilha – RJ Palácio (2012)
  110. Pequenas Grandes Mentiras – Liane Moriarty (2014)
  111. Laranja Mecânica – Anthony Burgess (1962)
  112. Silêncio, Silêncio – Becca Fitzpatrick (2009)
  113. Feios – Scott Westerfield (2005)
  114. Educado - Tara Westover (2018)
  115. Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski (1866)
  116. Matilda – Roald Dahl (1988)
  117. Belas Criaturas – Kami Garcia (2009)
  118. Segredos Divinos da Irmandade Ya-Ya - Rebecca Wells (1996)
  119. Fortaleza Digital – Dan Brown (1998)
  120. Querido John – Nicholas Sparks (2006)
  121. Academia de Vampiros – Richelle Mead (2007)
  122. A redoma de vidro – Sylvia Plath (1963)
  123. Selvagem: Do Perdido ao Achado – Cheryl Strayed (2012)
  124. A Cabana – W. Paul Young (2007)
  125. Belo Desastre – Jamie McGuire (2011)
  126. A Tenda Vermelha – Anita Diamant (1997)
  127. A Última Canção – Nicholas Sparks (2009)
  128. Morto até o anoitecer – Charlaine Harris (2001)
  129. A Dança dos Dragões – George RR Martin (2011)
  130. A Vida Imortal de Henrietta Lacks – Rebecca Skloot (2010)
  131. Sidarta – Hermann Hesse (1922)
  132. The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society - Mary Ann Shaffer (2008)
  133. Algo Emprestado – Emily Giffin (2004)
  134. As Cinzas de Angela – Frank McCourt (1996)
  135. Persuasão – Jane Austen (1817)
  136. Lugares Sombrios – Gillian Flynn (2009)
  137. Watchmen – Alan Moore (1987)
  138. Fangirl – Rainbow Rowell (2013)
  139. A Cor Púrpura – Alice Walker (1982)
  140. Um para o dinheiro - Janet Evanovich (1994)
  141. Outono – Lauren Kate (2009)
  142. O Pistoleiro – Stephen King (1982)
  143. Entrevista com um Vampiro – Anne Rice (1976)
  144. O Rouxinol – Kristin Hannah (2015)
  145. Clube da Luta – Chuck Palahniuk (2005)
  146. A Outra Garota Bolena – Philippa Gregory (2001)
  147. Objetos Cortantes – Gillian Flynn (2006)
  148. O Segredo do Marido – Liane Moriarty (2013)
  149. Bared to You - Sylvia Day (2012)
  150. Marley e Eu – John Grogan (2005)
  151. Trono de Vidro – Sarah J Maas (2012)
  152. Cidade dos Anjos Caídos – Cassandra Clare (2011)
  153. Outliers – Malcolm Gladwell (2008)
  154. Blink – Malcolm Gladwell (2007)
  155. O Diabo na Cidade Branca – Erik Larson (2003)
  156. Miséria – Stephen King (1987)
  157. Marcado – Elenco de PC e Elenco de Kristin (2007)
  158. Shiver - padrasto de Maggie (2009)
  159. O Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris (1988)
  160. A Arte de Correr na Chuva – Garth Stein (2008)
  161. Expiação – Ian McEwan (2001)
  162. O Chamado do Cuco – Robert Galbraith (2013)
  163. Inferno – Dan Brown (2013)
  164. Uma abundância de Katherines - John Green (2006)
  165. O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman (2013)
  166. Ponte para Terabítia – Katherine Paterson (1977)
  167. Flores para Algernon – Daniel Keyes (1959)
  168. Delírio – Lauren Oliver (2011)
  169. Rainha Vermelha – Victoria Aveyard (2015)
  170. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie (1936)
  171. A Prova de Fogo – James Dashner (2010)
  172. O Menino do Pijama Listrado – John Boyne (2006)
  173. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey (1989)
  174. Belas Maldições – Terry Pratchett e Neil Gaiman (1990)
  175. A Chave de Sarah – Tatiana Rosnay (2006)
  176. Nunca me deixe ir - Kazuo Ishiguro (2005)
  177. Guerra Mundial Z – Max Brooks (2006)
  178. A Leste do Éden – John Steinbeck (1952)
  179. A Marca de Atena – Rick Riordan (2012)
  180. O Livro do Cemitério – Neil Gaiman (2008)
  181. Rebecca – Daphne du Maurier (1938)
  182. Cidade das Almas Perdidas – Cassandra Clare (2012)
  183. A Identidade Bourne – Robert Ludlum (1980)
  184. A Sombra do Vento – Carlos Zafon (2001)
  185. Lenda – Marie Lu (2011)
  186. Nós éramos mentirosos - E. Lockhard (2014)
  187. Um Homem Chamado Ove – Fredrik Backman (2012)
  188. Tudo está acontecendo sem mim? – Mindy Kalling (2011)
  189. Junto veio uma aranha - James Patterson (1993)
  190. O Projeto Rosie – Graeme Simsion (2013)
  191. O Cliente – John Grisham (1993)
  192. O Filho de Netuno – Rick Riordan (2011)
  193. Os Contos de Beedle, o Bardo – JK Rowling (2007)
  194. O Amor nos Tempos do Cólera – Gabriel Marquez (1985)
  195. Extremamente Alto e Incrivelmente Perto – Jonathan Foer (2005)
  196. Lugar Nenhum – Neil Gaiman (2003)
  197. O Diário da Babá – Emma McLaughlin (2002)
  198. A Ilha do Tesouro – Robert Stevenson (1882)
  199. 22/11/63 – Stephen King (2011) Uma Criança Chamada “Isso” – David Pelzer (1995)
  200. Uma árvore cresce no Brooklyn - Betty Smith (1943)
  201. A Luz Entre Oceanos – ML Stedman (2012)
  202. Fundação – Isaac Asimov (1951)
  203. Watership Down - Richard Adams (1972)
  204. O Sobrinho do Mago – CS Lewis (1955)
  205. Sim, por favor - Amy Poehler (2014)
  206. A 5ª Onda – Rick Yancey (2013)
  207. Graceling – Kristin Cashore (2008)
  208. O Sol Também Se Levanta – Ernest Hemingway (1926)
  209. Você consegue guardar segredo? –Sophie Kinsella (2005)
  210. O medo do sábio - Patrick Rothfuss (2011)
  211. Correndo com Tesouras – Augusten Burroughs (2002)
  212. Eu sei porque o pássaro engaiolado canta - Maya Angelou (1969)
  213. No Ar – Jon Krakauer (1997)
  214. A Revolta de Atlas – Ayn Rand (1957)
  215. A Breve Pelicano – John Grisham (1992)
  216. Inheart – Cornelia Funk (2003)
  217. James e o Pêssego Gigante – Roald Dahl (1961)
  218. Anna e o Beijo Francês – Stephanie Perkins (2010)
  219. Pet Cemitério – Stephen King (1983)
  220. Flor da Neve e o Leque Secreto – Lisa See (2005)
  221. A Elite – Kiera Cass (2013)
  222. Cadê Você, Bernadette - Maria Semple (2012)
  223. Cutting for Stone – Abraham Verghese (2009)
  224. Trem Órfão – Christina Kline (2013)
  225. O Olho do Mundo – Robert Jordan (1990)
  226. O Maravilhoso Mágico de Oz – Frank L. Baum (1990)
  227. Três xícaras de chá – Greg Mortenson (2006)
  228. PS Eu te amo - Cecelia Ahern (2003)
  229. Diário de um Banana – Jeff Kinney (2004)
  230. Onde crescem as samambaias vermelhas – Wilson Rawls (1961)
  231. O Sortudo – Nicholas Sparks (2008)
  232. Beijo Sombrio – Richelle Mead (2008)
  233. Como Água para Chocolate – Laura Esquivel (1989)
  234. Porto Seguro – Nicholas Sparks (2010)
  235. O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde – Robert Stevenson (1886)
  236. O BGA – Roald Dahl (1982)
  237. Cama de Gato – Kurt Vonnegut (1963)
  238. A Caçada ao Outubro Vermelho – Tom Clancy (1984)
  239. A faca sutil - Philip Pullman (1997)
  240. Sob o Sol da Toscana – Frances Mayes (1996)
  241. Beije as Garotas – James Patterson (1995)
  242. Poeira Estelar – Neil Gaiman (1998)
  243. Eu sou Malala - Malala Yousafzai (2012)
  244. Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson (1998)
  245. Eu sou o Número Quatro – Pittacus Lore (2010)
  246. Will Grayson, Will Grayson – John Green (2010)
  247. O Poderoso Chefão – Mario Puzo (1969)
  248. Refletido em você - Sylvia Day (2012)
  249. A Cura Mortal – James Dashner (2011)
  250. Os Pássaros Espinhosos – Colleen McCullough (1977)
  251. Ela se desfez - Wally Lamb (1992)
  252. Frostbite – Richelle Mead (2008)
  253. Um Passeio na Floresta – Bill Bryson (1997)
  254. O Segredo – Rhonda Byrne (2006)
  255. O Império Final – Brandon Sanderson (2006)
  256. Oliver Twist – Charles Dickens (1838)
  257. O Único – Kiera Cass (2014)
  258. O Crisol – Arther Miller (1953)
  259. A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera (1984)
  260. Será que os Andróides sonham com ovelhas elétricas? –Philip K. Dick (1968)
  261. A descoberta das bruxas - Deborah Harkness (2011)
  262. Otelo – William Shakespeare (1603)
  263. A vaga casual – JK Rowling (2012)
  264. A Nascente – Ayn Rand (1943)
  265. Eu sei que isso é verdade - Wally Lamb (1998)
  266. Dezenove Minutos – Jodi Picoult (2007)
  267. Lote de Salem - Stephen King (1975)
  268. As cartas do Screwtape – CS Lewis (1942)
  269. Corte de Espinhos e Rosas – Sarah J Maas (2015)
  270. A Pirâmide Vermelha – Rick Riordan (2010)
  271. A última palestra - Randy Pausch (2008)
  272. Oleandro Branco – Janet Fitch (1999)
  273. Amada – Toni Morrison (1987)
  274. Boa de Cama – Jennifer Weiner (2001)
  275. Sill Alice – Lisa Genova (2001)
  276. Stargirl – Jerry Spinelli (2000)
  277. Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter Thompson (1971)
  278. O primeiro a morrer – James Patterson (2005)
  279. Uma oração para Owen Meany - John Irving (1989)
  280. A Importância de Ser Sério – Oscar Wilde (1985)
  281. Um Dia – David Nicholls (2009)
  282. As Bruxas – Roald Dahl (1983)
  283. Filha de Fumaça e Osso – Laini Taylor (2011)
  284. Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie (1934)
  285. Promessa de Sangue – Richelle Mead (2009)
  286. Machadinha – Gary Paulsen (1986)
  287. Abadia de Northanger – Jane Austen (1817)
  288. Amante Sombrio – JR Ward (2005)
  289. A Cor da Magia - Terry Pratchett (1983)
  290. O Que Alice Esqueceu – Liane Moriarty (2009)
  291. Perfume: A História de um Assassino - Patrick Suskind (1985)
  292. E as montanhas ecoaram – Khaled Hosseini (2012)
  293. John Adams – David McCullough (2001)
  294. Norwegian Wood – Haruki Murakami (1987)
  295. Um Estudo em Vermelho – Arthur Conan Doyle (1887)
  296. O céu é real – Todd Burpo (2010)
  297. O novo desenho do lado direito do cérebro – Betty Edwards (1999)
  298. O Nome da Rosa – Umberto Eco (1980)Quando a respiração se torna ar - Paul Kalanithi (2016)
  299. Mansfield Park – Jane Austen (1814)
  300. Crescendo – Becca Fitzpatrick (2010)
  301. Brisingr – Christopher Paolini (2008)
  302. O Pacto – Jodi Picould (1998)
  303. Evermore – Alyson Noel (2009)
  304. Estranho em uma Terra Estranha – Robert Heinlein (1961)
  305. Spirit Bound - Richelle Mead (2010)
  306. Escarlate – Marissa Meyer (2013)
  307. A Busca do Homem por Significado – Viktor Frankl (1946)
  308. A Arte da Guerra - Sun Tzu (500 aC)
  309. O décimo terceiro conto - Diane Setterland (2006)
  310. Frente de Tempestade – Jim Butcher (2000)
  311. Os Três Mosqueteiros – Alexandre Dumas (1844)
  312. A luneta âmbar -Philip Pullman (2000)
  313. O Júri em Fuga – John Grisham (1996)
  314. Antes de Dormir – SJ Watson (2011)
  315. Fried Green Tomatoes at the Whistle Shop Café – Fannie Flagg (1987)
  316. Último Sacrifício – Richelle Mead (2010)
  317. Tudo, Tudo – Nicola Yoon (2015)
  318. As coisas desmoronam – Chinua Achebe (1958)
  319. Libélula em âmbar – Diana Gabaldon (1992)
  320. A Streetcar Names Desire - Tennessee Williams (1947)
  321. Para onde ela foi - Gayle Forman (2011)
  322. Na Floresta – Tara French (2007)
  323. Cristianismo Simples – CS Lewis (1952)
  324. A História da Arte – EH Gombrich (1950)
  325. Cidade do Fogo Celestial – Cassandra Clare (2014)
  326. V de Vingança – Alan Moore (1990)
  327. Uma Breve História de Quase Tudo – Bill Bryson (2003)
  328. A Deusa Indomável – Sophie Kinsella (2005)
  329. Coroa da Meia-Noite – Sarah J Maas (2013)
  330. Destrua-me - Taherah Mafi (2011)
  331. Sem Esperança – Colleen Hoover (2012)
  332. A Esposa de Paris – Paula McLain (2011)
  333. Eu, Robô – Isaac Asimov (1950)
  334. Estação Onze – Emily St. John Mandel (2014)
  335. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki (1997)
  336. Kafka na Costa – Haruki Murakami (2002)
  337. Odd Thomas – Dean Koontz (2003)
  338. Morto para o Mundo – Charlaine Harris (2004)
  339. Adeus às armas – Ernest Hemingway (1929)
  340. Casinha na Pradaria – Laura Wilder (1935)
  341. Em Defesa de Jacob – William Landay (2012)
  342. Neuromante – William Gibson (1984)
  343. O Historiador - Elizabeth Kostova (2005)
  344. Por Quem os Sinos Dobram – Ernest Hemingway (1940)
  345. Química Perfeita – Simone Ekleles (2008)
  346. Silêncio – Becca Fitzpatrick (2011)
  347. Guerra e Paz – Leon Tolstoi (1868)
  348. Peter Pan – JM/ Barrie (1904)
  349. Betrayed – Elenco de PC e Elenco de Kristin (2007)
  350. A História Secreta – Donna Tartt (1992)
  351. Onde está o coração - Billie Letts (1998)
  352. Vista sua família em veludo cotelê e jeans – David Sedaris (2004)
  353. Apenas ouça - Sarah Dessen (2006)
  354. A Invenção das Asas – Sue Monk Kidd (2014)
  355. Mortos Vivos em Dallas – Charlaine Harris (2002)
  356. Depois de Você – Jojo Moyes (2015)
  357. Nu – David Sedaris (1997)
  358. Vá perguntar a Alice - Anonymous (1971)
  359. As 5 Linguagens do Amor – Gary Chapman (1990)
  360. Maus 1: A survivor’s tale – Art Spiegelman (1985)
  361. Bel Canto – Ann Patchett (2001)
  362. A Queda dos Gigantes – Ken Follett (2010)
  363. O Diário da Princesa – Meg Cabot (2000)
  364. Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking (1987)
  365. Robinson Crusoé – Daniel Defoe (1719)
  366. Pretties – Scott Westerfield (2005)
  367. Cress – Marissa Meyer (2014)
  368. As coisas que eles carregavam - Tim O'Brien (1990)
  369. Viajando – Diana Gabaldon (1993)
  370. Pequenos incêndios por toda parte – Celeste Ng (2017)
  371. Tess dos D'Urbervilles - Thomas Hardy (1891)
  372. Armas, Germes e Aço – Jared Diamond (1997)
  373. Abelhinha – Chris Cleave (2008)
  374. Beleza Negra – Anne Sewell (1877)
  375. A Milha Verde – Stephen King (1996)
  376. O Esconderijo – Corrie Boom (1971)
  377. Escolhido – PC Cast e Kristin Cast (2008)
  378. O poder do hábito – Charles Duhigg (2011)
  379. Madame Bovary – Gustave Flaubert (1856)
  380. O pedágio fantasma - Norton Juster (1961)
  381. O Xará – Jhumpa Lahiri (2003)
  382. A Mulher na Cabana 10 – Ruth Ware (2016)
  383. A Boa Terra - Pearl Buck (1931)
  384. O Príncipe – Nicolau Maquiavel (1513)
  385. Clube dos Mortos – Charlaine Harris (2003)
  386. Untamed – PC Cast e Kristin Cast (2008)
  387. Agência nº 1 de detetives femininos – Alexander Smith (1998)
  388. Acidente de Neve – Neal Stephenson (1992)
  389. O Caminho dos Reis – Brandon Sanderson (2010)
  390. Mensagem em uma Garrafa – Nicholas (1998)
  391. A Casa de Hades – Rick Riordan (2013)
  392. As Virgens Suicidas – Jeffrey Eugenides (1993)
  393. O Deus das Pequenas Coisas - Roy Arundhati (1997)
  394. Montanha Fria – Charles Frazier (1997)
  395. Fácil – Tammara Webber (2012)
  396. Pandemônio – Lauren Oliver (2012)
  397. O Poço da Ascensão – Brandon Sanderson (2007)Killing Floor – Lee Child (1997)
  398. A Confederação de Burros - John Toole (1980)
  399. A Breve Vida Maravilhosa de Oscar Wao – Junot Diaz (2007)
  400. A Guerra dos Mundos - HG Wells (1898)
  401. A Pequena Casa na Grande Floresta – Laura Wilder (1932)
  402. 2001: Uma Odisséia no Espaço – Arthur C. Clarke (1968)
  403. A Casa da Cozinha – Kathleen Grissom (2010)
  404. O Experimento do Anjo – James Patterson (2005)
  405. O Cão dos Baskervilles – Arthur Conan Doyle (1902)
  406. O Clã do Urso das Cavernas – Jean Auel (1980)
  407. Café da Manhã dos Campeões – Kurt Vonnegut (1973)
  408. Lembre de mim? –Sophie Kinsella (2008)
  409. Um Milhão de Pedaços – James Frey (2003)
  410. Deus, um Delírio – Richard Dawkins (2006)
  411. Tuck Everlasting – Natalie Babbitt (1975)
  412. Uma Vida com Propósitos – Rick Warren (2002)
  413. Eu te darei o sol - Jandy Nelson (2014)
  414. Orador dos Mortos - Orson Scott Card (1986)
  415. Para Todos os Garotos que Já Amei – Jenny Han (2014)
  416. American Psycho - Bret Ellis (1991)
  417. A Verdade Sobre Para Sempre - Sarah Dessen (2004)
  418. Os Irmãos Karamazov – Fiódor Dostoiévski (1880)
  419. Os Raven Boys - padrasto de Maggie (2012)
  420. A Cepa de Andrômeda - Michael Crichton (1969)
  421. Tormento – Lauren Kate (2010)
  422. Todos os lugares brilhantes - Jennifer Niven (2015)
  423. Obsidiana – Jennifer Armentrout (2011)
  424. O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio período - Sherman Alexie (2007)
  425. Atravessado – Ally Condie (2011)
  426. O Restaurante no Fim do Universo – Douglas Adams (1980)
  427. Fast Food Nation - Eric Schlosser (2001)
  428. Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal – John Berendt (1994)
  429. Os Mágicos – Lev Grossman (2009)
  430. Tudo o que eu nunca te disse - Celeste Ng (2014)
  431. O Herói das Eras – Brandon Sanderson (2008)
  432. Algo Azul – Emily Giffin (2005)
  433. Cândido – Voltaire (1759)
  434. O mundo segundo Garp – John Irving (1978)
  435. Corte de Névoa e Fúria – Sarah J Maas (2016)
  436. Vá definir um vigia - Harper Lee (2015)
  437. Pensando, rápido e lento – Daniel Kahneman (2011)
  438. Slammed – Colleen Hoover (2012)
  439. Leigh Bardugo - Sombra e Osso (2012)
  440. Pós-morte – Patrícia Cornwell (1990)
  441. Cujo – Stephen King (1981)
  442. A Grande Caçada – Robert Jordan (1990)
  443. Hillbilly Elegy – JD Vance (2016)
  444. Cloud Atlas – David Mitchell (2004)
  445. Deixados para Trás – Tim LaHaye e Jerry Jenkins (1995)
  446. Oryx e Crake – Margaret Atwood (2003)
  447. A Wizard of Earthsea - Ursula LqGuin (1968)
  448. Morto como um prego - Charlaine Harris (2005)
  449. Aprendiz de Assassino – Robin Hobb (1995)
  450. É meio que uma história engraçada - Ned Vizzini (2006)
  451. Muro e Paz – Banksy (1988)
  452. No lugar dela – Jennifer Weiner (2002)
  453. The Walking Dead Vol. 1 – Robert Kirkman (2004)
  454. O Mestre e Margarita – Mikhail Bulgakov (1967)
  455. O Misterioso Caso de Styles – Agatha Christie (1920)
  456. O Processo – Franz Kafka (1925)
  457. Sra. Dalloway – Virginia Woolf (1923)
  458. Eleanor Oliphant está completamente bem – Gail Honeyman (2017)
  459. Herdeira do Fogo – Sarah J Maas (2014)
  460. Café da manhã na Tiffany's - Truman Capote (1958)
  461. O Profeta – Kahlil Gibran (1923)
  462. Leite e Mel – Rupi Kaur (2014)
  463. Batman: Ano Um – Frank Miller (2005)
  464. O Desenho dos Três – Stephen King (1987)
  465. Todos Juntos Mortos – Charlaine Harris (2007)
  466. Herança – Christopher Paolini (2011)
  467. Definitivamente Morto – Charlaine Harris (2006)
  468. Saga Vol 1 – Brian Vaughan (2012)
  469. A Crônica do Pássaro de Corda – Haruki Murakami (1994)
  470. O Silmarillion – JRR Tolkien (1977)
  471. O Dragão Renascido – Robert Jordan (1991)
  472. David Copperfield - Charles Dickens (1849)
  473. Prodígio – Marie Lu (2013)
  474. Pretty Little Liars – Sara Shepard (2006)
  475. O Príncipe das Marés – Pat Conroy (1986)
  476. À Porta Fechada – BA Paris (2016)
  477. Senhor Mercedes – Stephen King (2014)
  478. On Writing: A Memoir of the Craft – Stephen King (2000)
  479. Coisas Necessárias – Stephen King (1991)
  480. Amor redentor - Francine Rivers (1991)
  481. As Crônicas Marcianas – Ray Bradbury (1950)
  482. A Linguagem das Flores – Vanessa Diffenbaugh (2011)
  483. O Fantasma da Ópera – Gaston Leroux (1909)
  484. Incline-se – Sheryl Sandberg (2013)
  485. Don Quixote – Miguel Cervantes (1605)
  486. As Brumas de Avalon – Marion Bradley (1982)
  487. Junto para o passeio - Sarah Dessen (2009)
  488. O Rei de Ferro – Julie Kagawa (2010)
  489. A magia que muda a vida da arrumação – Marie Kondo (2011)
  490. Vida Após a Vida – Kate Atkinson (2013)
  491. Choke – Chuck Palahniuk (2001)
  492. O Advogado Lincoln - Michael Connelly (2005)
  493. Franny e Zooey – JD Salinger (1961)
  494. Cabana do Tio Tomás – Harriet Beecher Stowe (1852)
  495. Você está aí Deus? Sou eu, Margaret - Judy Blume (1970)
  496. A história da vida de AJ Fikry – Gabrielle Zevin (2014)A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson (2016)
  497. Linha do tempo – Michael Crichton (1999)
  498. O bicho-da-seda – Robert Galbraith (2014)
  499. Americanah – Chimamanda Adichie (2013)
  500. Jonathan Strange & Mr Norrell – Susanna Clarke (2004)
  501. Zen e a arte da manutenção de motocicletas – Robert Pirsig (1974)
  502. Christine – Stephen King (1983)
  503. Loucamente Culpado – Liane Moriarty (2016)
  504. O Jardim Esquecido – Kate Morton (2008)
  505. O ódio que você dá - Angie Thomas (2017)
  506. Celular – Stephen King (2005)
  507. As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay – Michael Chabon (2000)
  508. Meninos Anansi – Neil Gaiman (2005)
  509. A Breve Segunda Vida de Bree Tanner – Stephanie Meyer (2010)
  510. De Morto a Pior – Charlaine Harris (2009)
  511. Dexter Sonhando Sombrio – Jeff Lindsay (2004)
  512. Relaxe – Neal Shusterman (2007)
  513. Vinte Mil Léguas Submarinas – Júlio Verne (1869)
  514. A Vida, o Universo e Tudo Mais – Douglas Adams (1982)
  515. Quando você está envolvido em chamas - David Sedaris (2008)
  516. Tambores de Outono – Diana Gabaldon (1996)
  517. Entrelaçados em Você – Sylvia Day (2013)
  518. Jonathan Livingston Gaivota – Richard Bach (1970)
  519. Eu tenho o seu número - Sophie Kinsella (2011)
  520. Ascensão Vermelha – Pierce Brown (2014)
  521. O casal vizinho – Shari Lapena (2016)
  522. Cozinha Confidencial – Anthony Bourdain (2000)
  523. Eu diria que te amo, mas depois teria que te matar - Ally Carter (2006)
  524. Níquel e Dimed - Barbara Ehrenreich (2001)
  525. Prelúdios e Noturnos – Neil Gaiman (1989)
  526. Desaparecido – Michael Grant (2008)
  527. Os Garotos do Barco – Daniel Brown (2013)
  528. Bestial – Alex Flinn (2007)
  529. Todos os dias – David Levithan (2012)
  530. Esta canção de ninar - Sarah Dessen (2002)
  531. Jogos Patriotas – Tom Clancy (1987)
  532. Mortos e Mortos – Charlaine Harris (2009)
  533. Mundo Sem Fim – Ken Follett (2007)
  534. The DUFF: Designated Ugly Fat Friend – Kody Keplinger (2010)
  535. Modos de Ver – John Berger (1972)
  536. As Mentiras de Locke Lamora – Scott Lynch (2006)
  537. Garota Interrompida – Susanna Kaysen (1993)
  538. Firestarter – Stephen King (1980)
  539. Heidi - Johanna Spyri (1881)
  540. Tropas Estelares – Robert A. Heinlein (1959)
  541. Pequenas Grandes Coisas – Jodi Picoult (2016)
  542. Orange is the New Black – Piper Kerman (2010)
  543. Howl's Moving Castle – Diana Wynne Jones (1986)
  544. O homem de cem anos que escalou uma janela… – Jonas Jonasson (2009)
  545. O Vampiro Lestat – Anne Rice (1985)
  546. Um Monstro Chama – Patrick Ness (2011)
  547. Mort - Terry Pratchett (1987)
  548. A Supremacia Bourne – Robert Ludlum (1986)
  549. A Ferrovia Subterrânea – Colson Whitehead (2016)
  550. Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo – Benjamin Saenz (2012)
  551. Alta Fidelidade – Nick Hornby (1995)
  552. O Dilema do Onívoro – Michael Pollan (2006)
  553. A Morte do Caixeiro Viajante – Arthur Miller (1949)
  554. O Mundo de Sofia - Jostein Garrder (1991)
  555. Rei Lear - William Shakespeare (1603)
  556. Amante Eterno – JR Ward (2006)
  557. 1Q84 – Haruki Murakami (2009)
  558. Seis dos Corvos – Leigh Bardugo (2015)
  559. A Passagem – Justin Cronin (2010)
  560. Uma obra comovente de um gênio impressionante - Dave Eggers (2000)
  561. 1776 - David McCullough (2005)
  562. Simon vs. a Agenda Homo Sapiens – Becky Albertalli (2015)
  563. O Resgate – Nicholas Sparks (2000)
  564. Dos arquivos confusos da Sra. Basil E. Frankenweiler - EL Konigsburg (1967)
  565. Especiais – Scott Westerfield (2006)
  566. O Círculo – Dave Eggers (2013)
  567. O Vento nos Salgueiros – Kenneth Grahame (1908)
  568. Linhagens – Richelle Mead (2011)
  569. História de um povo dos Estados Unidos - Howard Zinn (1980)
  570. Cidade Oca – Resgate Riggs (2014)
  571. Wallbanger – Alice Clayton (2012)
  572. Uma Visita do Bom Esquadrão – Jennifer Egan (2010)
  573. Clique em Baixar para salvar Homegoing – Yaa Gyasi mp3 youtube com
  574. As Terras Desoladas – Stephen King (1991)
  575. Na Rua Dublin – Samantha Young (2012)
  576. Shogun – James Clavell (1975)
  577. A Casa dos Espíritos – Isabel Allende (1982)
  578. Sonhos do meu pai – Barack Obama (1995)
  579. Os Vestígios do Dia – Kazuo Ishiguro (1989)
  580. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Júlio Verne (1872)
  581. Tudo é Iluminado – Jonathan Safran Foer (2002)
  582. Hunted – Elenco de PC e Elenco de Kristin (2009)
  583. A boa menina – Mary Kubica (2014)
  584. Desastre ambulante – Jamie McGuire (2013)
  585. Sra Frisby e os Ratos de NIMH - Robert C. O'Brien (1971)
  586. A Herdeira – Kiera Cass (2015)
  587. O Leitor – Bernhard Schlink (1995)
  588. O Despertar – Kate Chopin (1899)
  589. Blindness – Jose Saramago (1995)
  590. Rainha das Sombras – Sarah J Maas (2015)
  591. Diferentes Estações – Stephen King (1982)
  592. Caído Demais - Abbi Glines (2012)
  593. O Rainmaker – John Grisham (1991)
  594. Saco de Ossos – Stephen King (1999)
  595. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari (2011)The Guardian – Nicholas Sparks (2003)
  596. A autobiografia de Malcolm X - Malcolm X (1965)
  597. Mais magro - Stephen King (1984)
  598. Batman: O Retorno do Cavaleiro das Trevas – Frank Miller (2012)
  599. Neve Caindo Sobre Cedros – David Guterson (1994)
  600. A Lua Chamada – Patricia Briggs (2006)
  601. Amante Desperto – JR Ward (2006)
  602. A Zona Morta – Stephen King (1979)
  603. A garota com todos os presentes - MR Carey (2014)
  604. O Sangue do Olimpo – Rick Riordan (2014)
  605. Firefly Lane – Kristin Hannah (2008)
  606. Na Água – Rachel Hawkins (2017)
  607. Scott Pilgrim, Vol 1 - Bryan Lee O'Malley (2004)
  608. O Exorcista – William Peter Blatty (1971)
  609. O Corcunda de Notre Dame – Victor Hugo (1831)
  610. Estado de Maravilha – Ann Patchett (2011)
  611. Presa – Michael Crichton (2002)
  612. Hipérbole e meia - Allie Brosh (2013)
  613. Esfera – Michael Crichton (1987)
  614. Tartarugas Até Lá Embaixo – John Green (2017)
  615. Pura Verdade – Jodi Picoult (2000)
  616. Livraria 24 horas do Sr. Penumbra - Robin Sloan (2012)
  617. Veronika Decides to Die – Paulo Coelho (1998)
  618. A Invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick (2007)
  619. Hyperion – Dan Simmons (1989)
  620. A Invocação – Kelley Armstrong (2008)
  621. Fogo – Kristin Cashore (2009)
  622. Tempted – Elenco de PC e Elenco de Kristin (2008)
  623. Mortos em Família – Charlaine Harris (2010)
  624. Stiff: A Curiosa Vida dos Cadáveres Humanos – Mary Roach (2003)
  625. Noites em Rodanthe – Nicholas Sparks (2002)
  626. Congo – Michael Crichton (1980)
  627. As regras da casa de cidra - John Irving (1985)
  628. O Som e a Fúria – William Faulkner (1929)
  629. Parteiras – Chris Bohjalian (1997)
  630. Pippy Meia Alta – Astrid Lindgren (1945)
  631. Batman: A Piada Mortal – Alan Moore (1995)
  632. Você está aí, vodca? Sou eu, Chelsea - Chelsea Handler (2007)
  633. Queda de Anjo – Susan Ee (2011)
  634. Vamos fingir que isso nunca aconteceu - Jenny Lawson (2012)
  635. Born a Crime: Stories from a South African Childhood – Trevor Noah (2016)
  636. O Nascimento da Sombra – Robert Jordan (1992)
  637. Adorável Malvada – Melissa Marr (2007)
  638. Nu na Morte – JD Robb (1995)
  639. Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus – John Gray (1998)
  640. As Correções – Jonathan Franzen (2001)
  641. Ame aquele com quem você está - Emily Giffin (2008)
  642. A Rainha Branca – Philippa Gregory (2009)
  643. O contador de histórias - Jodi Picoult (2013)
  644. Campeã – Marie Lu (2013)
  645. O Mercador de Veneza – William Shakespeare (1596)
  646. Julie e Julia: 365 dias, 524 receitas, 1 apartamento minúsculo… – Julie Powell (2005)
  647. A Long Way Gone: Memórias de um menino soldado - Ishmael Beah (2007)
  648. Linger - padrasto de Maggie (2010)
  649. Belas Ruínas – Jess Walter (2012)
  650. O Devir de Mara Dyer – Michelle Hodkin (2011)
  651. Noite de Reis - William Shakespeare (1601)
  652. Apenas Crianças – Patti Smith (2010)
  653. Intérprete de Doenças – Jhumpa Lahiri (1999)
  654. A Escolha – Nicholas Sparks (2007)
  655. Liberdade – Jonathan Franzen (2010)
  656. Anexos – Rainbow Rowell (2011)
  657. Inverno – Marissa Meyer (2015)
  658. Encontro Azul – Lois Lowry (2000)
  659. Homem Invisível - Ralph Ellison (1952)
  660. À prova de bebê – Emily Giffin (2006)
  661. A é para Alibi - Sue Grafton (1982)
  662. Talvez um dia – Colleen Hoover (2014)
  663. Elon Musk-Ashlee Vance (2015)
  664. A Princesa Constante – Philippa Gregory (2005)
  665. O Poder do Agora: Um Guia para a Iluminação Espiritual - Eckhart Tolle (1997)
  666. Mago e Vidro – Stephen King (1997)
  667. A Grande Janela – Lemony Snicket (2000)
  668. Garota dos anos 20 – Sophie Kinsella (2009)
  669. Palavras de esplendor - Brandon Sanderson (2014)
  670. Matéria Escura – Blake Crouch (2016)
  671. The Silver Linings Playbook - Matthew Quick (2008)
  672. O jogo de Westing - Ellen Raskin (1978)
  673. A República – Platão (-380)
  674. Pense e Enriqueça – Napoleon Hill (1937)
  675. Telefone Fixo – Rainbow Rowell (2014)
  676. O Conto de Despereaux – Kate DiCamillo (2004)
  677. Desvende-me – Tahereh Mafi (2013)
  678. O Tigre Branco – Aravind Adiga (2008)
  679. Cordeiro: O Evangelho Segundo Biff - Christopher Moore (2002)
  680. Shutter Island – Dennis Lehane (2003)
  681. Entre o mundo e eu – Ta-Nehisi Coates (2015)
  682. Nascido para Correr – Christopher McDougall (2009)
  683. No Limite do Nunca – JA Redmerski (2012)
  684. Febre Negra - Karen Marie Moning (2006)
  685. A Sombra de Ender – Orson Scott Card (1998)
  686. A Cruz de Fogo – Diana Gabaldon (2001)
  687. Dois para a massa - Janet Evanovich (1996)
  688. Origem – Dan Brown (2017)
  689. Antes de sermos seus – Lisa Wingate (2017)
  690. Sob a Bandeira do Céu – Jon Krakauer (2003)
  691. O Apanhador de Sonhos – Stephen King (2001)
  692. O Trono de Fogo - Rick Riordan (2011)
  693. Romance Moderno – Aziz Ansari (2015)
  694. Queimado – Elenco de PC e Elenco de Kristin (2009)No Jardim das Feras – Erik Larson (2011)
  695. O Colecionador de Ossos – Jeffery Deaver (1997)
  696. Roube como um artista – Austin Kleon (2012)
  697. Fechadura e Chave – Sarah Dessen (2008)
  698. Lua Tola – Jim Butcher (2001)
  699. Lola e o vizinho – Stephanie Perkins (2011)
  700. Gabriel’s Inferno – Sylvain Reynard (2011)
  701. Guardas! Guardas! – Terry Pratchett (1989)
  702. Os contos de fadas completos de Grimm – Jacob Grimm (1812)
  703. Paixão – Lauren Kate (2011)
  704. A Ordem da Morte – James Dashner (2012)
  705. Asiáticos Ricos Loucos – Kevin Kwan (2013)
  706. Artemis Fowl e a Colônia Perdida – Eoin Colfer (2006)
  707. Amor Feio – Colleen Hoover (2014)
  708. Flores no sótão – VC Andrews (1979)
  709. Persépolis: A História da Infância – Marjane Satrapi (2000)
  710. A Startup Enxuta – Eric Ries (2011)
  711. Por que não eu? – Mindy Kalling (2015)
  712. Os Quatro Compromissos – Miguel Ruiz (1997)
  713. Ponto de Retiro – Colleen Hoover (2012)
  714. Doutor Sono – Stephen King (2013)
  715. O Olho Mais Azul – Toni Morrison (1970)
  716. Esperando Godot – Samuel Beckett (1953)
  717. Raízes: A saga de uma família americana - Alex Haley (1976)
  718. Em uma floresta escura, escura - Ruth Ware (2015)
  719. Wolf Hall – Hilary Mantel (2009)
  720. O Casamento – Nicholas Sparks (2003)
  721. Precisamos Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver (2003)
  722. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu – Oliver Sacks (1985)
  723. Um quarto com vista – EM Forster (1908)
  724. O Diário de Suzanne para Nicholas – James Patterson (2001)
  725. Acaba Conosco – Colleen Hoover (2016)
  726. Uma Curva na Estrada – Nicholas Sparks (2001)
  727. O Homem do Castelo Alto – Philip K. Dick (1962)
  728. Lobos de Calla – Stephen King (2003)
  729. Belo Bastardo – Christina Lauren (2013)
  730. Onyx – Jennifer L. Armentrout (2012)
  731. Impensado - SC Stephens (2009)
  732. A Elegância do Ouriço – Muriel Barberry (2006)
  733. O Melhor de Mim – Nicholas Sparks (2010)
  734. Corte de Asas e Ruína – Sarah J Maas (2017)
  735. Regras da Casa – Jodi Picoult (2010)
  736. Cavalos meio quebrados - Jeannette Walls (2008)
  737. Hex Hall – Rachel Hawkins (2010)
  738. As Garotas – Emma Cline (2016)
  739. A Improvável Peregrinação de Harold Fry – Rachel Joyce (2012)
  740. Eleven Minutes – Paulo Coelho (2003)
  741. Fundação e Império – Isaac Asimov (1952)
  742. Shantaram – Gregory David Roberts (2003)
  743. Elantris – Brandon Sanderson (2005)
  744. Pomba Solitária – Larry McMurtry (1985)
  745. O Caminho das Sombras - Brent Weeks (2008)
  746. Uma Nova Terra: Despertando para o propósito da sua vida - Eckhart Tolle (2005)
  747. O Eco Negro – Michael Connelly (1992)
  748. Merda meu pai diz - Justin Halpern (2010)
  749. O Sentido de um Fim – Julian Barnes (2011)
  750. O Kife de nunca deixar ir - Patrick Ness (2008)
  751. Alcançado - Ally Condie (2012)
  752. Seabiscuit: Uma Lenda Americana – Laura Hillenbrand (1999)
  753. Guerra do Velho - John Scalzi (2005)
  754. Sangues Azuis – Melissa Cruz (2006)
  755. The Girls' Guide to Hunting and Fishing - Melissa Bank (1998)
  756. Três para se tornar mortal - Janet Evanovich (1997)
  757. Vigilantes – Dean Koontz (1987)
  758. Crazy Love: Dominado por um Deus implacável - Francis Chan (2008)
  759. Cérebro em Chamas: Meu Mês de Loucura – Susannah Cahalan (2012)
  760. Angus, tangas e amassos frontais – Louise Rennison (1999)
  761. Turno da Noite – Stephen King (1978)
  762. O Ninho – Cynthia D’Aprix Sweeney (2016)
  763. A Sombra da Noite – Deborah Harkness (2012)
  764. Xenocídio – Orson Scott Card (1991)
  765. A Rainha dos Condenados (Vampiro #3) – Anne Rice (1988)
  766. A Era da Inocência – Edith Wharton. (1920)
  767. Time de Rivais – Doris Kearns Goodwin (2005)
  768. A própria lâmina – Joe Abercrombie (2006)
  769. Abrahan Lincoln: Caçador de Vampiros – Seth Grahame-Smith (2010)
  770. O Alquimista – Michael Scott (2007)
  771. A Peste – Albert Camus (1947)
  772. Espada de Vidro – Victoria Aveyard (2016)
  773. Nove Histórias – JD Salinger (1953)
  774. Garotas de Xangai – Lisa See (2009)
  775. Uma brasa nas cinzas - Sabaa Tahir (2015)
  776. Os pés de feijão - Barbara Kingsolver (1988)
  777. Espere por você - J. Lynn (2013)
  778. Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne (1864)
  779. Prazeres Culpados – Laurell K. Hamilton (1993)
  780. Um Mais Um – Jojo Moyes (2014)
  781. Sorriso – Raina Telgemeier (2009)
  782. Final – Becca Fitzpatrick (2012)
  783. O verão em que fiquei bonita – Jenny Han (2009)
  784. A alegria de cozinhar – Irma S. Rombauer (1931)
  785. A meio caminho da sepultura - Jeaniene Frost (2007)
  786. Contos de um nada da quarta série - Judy Blume (1972)
  787. Olive Kitteridge – Elizabeth Strout (2008)
  788. A Audácia da Esperança – Barack Obama (2006)
  789. Norte e Sul – Elizabeth Gaskell (1855)
  790. Adeus e obrigado por todos os peixes - Douglas Adams (1984)
  791. O livro de arte - Phaidon Press (1997)
  792. A Bruxa do Lago Blackbird – Elizabeth George Speare (1958)
  793. É aqui que te deixo – Jonathan Tropper (2009)Trainspotting – Irvine Welsh (1993)
  794. O Assassino Cego – Margaret Atwood (2000)
  795. O moinho miserável - Lemony Snicket (2000)
  796. Inferno - Dante Alighieri (1320)
  797. Grey – E.L. James (2015)
  798. Não há país para velhos - Cormac McCarthy (2005)
  799. A Doçura no Fundo da Torta – Alan Bradley (2009)
  800. Como eu estava morrendo - William Faulkner (1930)
  801. Insônia – Stephen King (1994)
  802. A Torre Negra – Stephen King (2004)
  803. Assassino Real - Robin Hobb (1996)
  804. Minha Vida ao Lado – Huntley Fitzpatrick (2012)
  805. Entre Tons de Cinza – Ruta Sepetys (2011)
  806. O Alienista – Caleb Carr (1994)
  807. Estudo do Veneno – Maria V. Snyder (2005)
  808. Middlemarch – George Eliot (1871)
  809. Dama da Meia-Noite – Cassandra Clare (2016)
  810. Um pouco de vida - Only Yanagihara (2015)
  811. Naruto, Vol 1 – Masahi Kishimoto (1999)
  812. Quatro pontos - Janet Evanovich (1998)
  813. A notícia do transporte - Annie Prouix (1993)
  814. A Última Resistência do Major Pettigrew – Helen Simonson (2010)
  815. A Lista de Schingler – Thomas Keneally (1982)
  816. Meu Amigo Brilhante – Elena Ferrante (2011)
  817. Caindo – Shel Silverstein (1996)
  818. Continue – Rainbow Rowell (2015)
  819. A Carreira do Mal – Robert Galbraith (2015)
  820. A história da minha vida - Helen Keller (1902)
  821. Tubarão – Peter Benchley (1974)
  822. Anne de Avonlea – LM Montgomery (1909)
  823. Ano das Maravilhas – Geraldine Brooks (2001)
  824. Certamente você está brincando, Sr. Feynman! –Richard Feynman (1984)
  825. A Selva - Upton Sinclair (1906)
  826. Davi e Golias – Malcolm Gladwell (2009)
  827. Sobre um Garoto – Nick Hornby (1998)
  828. Fábulas, Vol 1 - Bill Willingham (2002)
  829. Réquiem – Lauren Oliver (2013)
  830. Grave Perigo – Jim Butcher (2001)
  831. Deja Dead - Kathy Reichs (1997)
  832. Coração de Aço – Brandon Sanderson (2013)
  833. Hino – Ayn Rand (1938)
  834. Perigo claro e presente - Tom Clancy (1989)
  835. O Projeto Felicidade – Gretchen Rubin (2009)
  836. Garotas bonitas – Karin Slaughter (2015)
  837. O Curioso George – HA Rey (1941)
  838. Visão em Branco – Nora Roberts (2009)
  839. Segunda Fundação – Isaac Asimov (1953)
  840. A Garota Mais Sortuda do Mundo – Jessica Knoll (2015)
  841. Days of Blood & Starlight (Filha #2) – Laini Taylor (2012)
  842. Um Cavalheiro em Moscou – Amor Towles (2016)
  843. As Horas – Michael Cunningham (1998)
  844. Ritos iguais - Terry Pratchett (1987)
  845. Eu sou o Mensageiro – Markus Zusak (2002)
  846. Harold and the Purple Crayon – Crockett Johnson (1955)
  847. Jogo de Gerald - Stephen King (1992)
  848. Um Sopro de Neve e Cinzas – Diana Gabaldon (2005)
  849. Awakened – Elenco de PC e Elenco de Kristin (2011)
  850. A Academia Austera – Lemony Snicket (2000)
  851. Crank – Ellen Hopkins (2004)
  852. Assassinato no Vicariato – Agatha Christie (1930)
  853. A Guerra Eterna – Joe Haldeman (1974)
  854. O Fogo do Céu – Robert Jordan (1993)
  855. Retrabalho – Jason Fried (2010)
  856. O Guardião do Segredo – Kate Morton (2012)
  857. A garota que você deixou para trás – Jojo Moyes (2012)
  858. Cerco e Tempestade – Leigh Bardugo (2013)
  859. Paraíso Perdido – John Milton (1667)
  860. Bela Escuridão – Kami Garcia (2010)
  861. Mulher de Branco, A – Wilkie Collins (1859)
  862. A Câmara – John Grisham (1994)
  863. Sobrenatural – Cynthia Hand (2011)
  864. Por Mais Um Dia - Mitch Albom (2006)
  865. Um tom mais escuro de magia – Victoria Schwab (2015)
  866. Shopaholic & Baby – Sophie Kinsella (2007)
  867. Encontro com Rama – Arthur C. Clarke (1973)
  868. Ano do Pensamento Mágico, O – Joan Didion (2005)
  869. The Big Short: Inside the Doomsday Machine - Michael Lewis (2009)
  870. O Poder dos Seis – Pittacus Lore (2011)
  871. Amante Revelado – JR Ward (2007)
  872. Casa de Areia e Névoa – André Dubus (1999)
  873. O Gene Egoísta - Richard Dawkins (1976)
  874. Uma Mente Brilhante – Sylvia Nasar (1998)
  875. Um Bom Equilíbrio – Rohinton Mistry (1995)
  876. A Garota que Amava Tom Gordon – Stephen King (1999)
  877. Bird Box – Josh Malerman (2014)
  878. Um retrato do artista quando jovem – James Joyce (1916)
  879. A História do Amor – Nicole Krauss (2005)
  880. O Jantar – Herman Koch (2009)
  881. A Espada do Verão – Rick Riordan (2015)
  882. Dead Reckoning – Charlaine Harris (2011)
  883. Amante Livre – JR Ward (2007)
  884. Pessoas do Livro - Geraldine Brooks (2008)
  885. Meninas Lilás – Martha Hall Kelly (2016)
  886. O Fim do Oceano – Jacquelyn Mitchard (1996)
  887. Tempo de Saída – Jodi Picoult (2014)
  888. Regras de Rodrick - Jeff Kinney (2008)
  889. O Cirurgião – Tess Gerritsen (2001)
  890. Sem esforço – SC Stephens (2011)
  891. A Filha do Bonesetter - Amy Tan (2001)
  892. A tempestade que se aproxima – Robert Jordan (2009)Lobo da Estepe – Hermann Hesse (1927)
  893. Reconstruindo Amelia – Kimberly McCreight (2013)
  894. Hot Six – Janet Evanovich (2000)
  895. O Pimpinela Escarlate - Emmuska Orczy (1905)
  896. O Homem Invisível – HG Wells (1897)
  897. As Mentes Sombrias – Alexandra Bracken (2012)
  898. Ana da Ilha – LM Montgomery (1915)
  899. Sob um Céu Escarlate – Mark Sullivan (2017)
  900. A Canção de Susannah – Stephen King (2004)
  901. Império das Tempestades – Sarah J Maas (2016)
  902. O Décimo Círculo – Jodi Picoult (2006)
  903. Minha Antonia – Willa Cather (1918)
  904. Maniac Magee - Jerry Spinelli (1990)
  905. Longe da multidão enlouquecida - Thomas Hardy (1874)
  906. O Olho da Agulha – Ken Follett (1978)
  907. Dolores Claiborne – Stephen King (1992)
  908. Opala – Jennifer L. Armentrout (2012)
  909. Nunca Demais - Abbi Glines (2013)
  910. O Fim da Infância – Arthur C. Clarke (1953)
  911. Empurrando os limites - Katie McGarry (2012)
  912. Não é esse tipo de garota - Lena Dunham (2014)
  913. Cavaleiro de Verão – Jim Butcher (2002)
  914. Leviathan Wakes – James SA Corey (2011)
  915. Jemina J – Jane Green (2001)
  916. As Torres da Meia-Noite – Robert Jordan (2010)
  917. Eu, Earl e a Garota Moribunda – Jesse Andrews (2012)
  918. High Five – Janet Evanovich (1999)
  919. O Elevador Ersatz – Lemony Snicket (2001)
  920. Senhor do Caos – Robert Jordan (1994)
  921. Acabou a escola – Para sempre – James Patterson (2006)
  922. Maus II: E aqui começaram meus problemas – Art Spiegelman (1991)
  923. SuperFreakonomics – Steven Levitt (2009)
  924. A Metade Negra – Stephen King (1989)
  925. Desespero – Stephen King (1996)
  926. Acenda-me - Tahereh Mafi (2014)
  927. Através do Universo - Beth Revis (2011)
  928. Regras de Civilidade – Amor Towles (2011)
  929. Ao Farol – Virginia Woolf (1927)
  930. Fábulas de Esopo – Esopo (-560)
  931. Diga aos lobos que estou em casa - Carol Rifka Brunt (2012)
  932. Helter Skelter: A verdadeira história dos assassinatos de Manson - Vincent Bugliosi (1974)
  933. Feira das Vaidades – William Thackeray (1848)
  934. A Coincidência de Callie & Kayden – Jessica Sorensen (2012)
  935. A vila vil – Lemony Snicket (2001)
  936. Rio Místico – Dennis Lehane (2001)
  937. Shopaholic toma Manhattan - Sophie Kinsella (2001)
  938. Contato – Carl Sagan (1985)
  939. Os Tommyknockers – Stephen King (1987)
  940. Lendo Lolita em Teerã – Azar Nafisi (2003)
  941. Os Ladrões de Sonhos – Maggie Stiefvater (2013)
  942. A vida como a conhecíamos - Susan Beth Pfeffer (2006)
  943. A Trama do Casamento – Jeffrey Eugenides (2011)
  944. Uma Coroa de Espadas – Robert Jordan (1996)
  945. Aniquilação – Jeff VanderMeer (2014)
  946. A Misteriosa Sociedade Benedict - Trenton Lee Stewart (2007)
  947. Holistic Detective Agency de Dirk Gently – Douglas Adams (1987)
  948. Seven Up – Janet Evanovich (2001)
  949. A Filha de Ferro – Julie Kagawa (2010)
  950. Commonwealth – Ann Patchett (2016)
  951. Filho de Ouro – Pierce Brown (2015)
  952. Desenraizado – Naomi Novik (2015)
  953. Todas as Criaturas Grandes e Pequenas – James Herriot (1972)
  954. Attack on Titan Vol 1 – Hajime Isayama (2010)
  955. Hard Eight – Janet Evanovich (2002)
  956. Entre os Ocultos - Margaret Peterson Haddix (1998)
  957. O Idiota – Fiódor Dostoiévski (1868)
  958. Filha da Fortuna – Isabel Allende (1998)
  959. O Assassinato de Roger Ackroyd – Agatha Christie (1926)
  960. A probabilidade estatística do amor à primeira vista - Jennifer E. Smith (2012)
  961. O Mar Infinito – Rick Yancey (2014)
  962. O Despertar – Kelley Armstrong (2009)
  963. Manuseie com cuidado – Jodi Picoult (2009)
  964. A Bruxa Morta Caminhando – Kim Harrison (2004)
  965. O Mundo Perdido – Michael Crichton (1995)
  966. A Garota Ganso – Shannon Hale (2003)
  967. Fullmetal Alchemist Vol 1 – Hiromu Arakawa (2002)
  968. A Garota na Teia de Aranha – David Lagercrantz (2015)
  969. O Ajuste de Contas – Kelley Armstrong (2010)
  970. O Arrebatamento de Gabriel – Sylvain Reynard (2012)
  971. O Caso Eyre – Jasper Fforde (2001)
  972. O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação – Haruki Murakami (2013)
  973. Confesse – Colleen Hoover (2015)
  974. O Amuleto de Samarcanda – Jonathan Stroud (2003)
  975. O Inverno do Mundo – Ken Follett (2012)
  976. O Único Ivan – Katherine Applegate (2012)
  977. A barganha do casamento - Jennifer Probst (2012)
  978. Dublinenses – James Joyce (1914)
  979. Sob o Céu do Nunca – Veronica Rossi (2011)
  980. O Grande Sono – Raymond Chandler (1939)
  981. Mil mulheres brancas: os diários de Mary Dodd - Jim Fergus (1998)
  982. As Ruínas de Gorlan – John Flanagan (2004)
  983. Dentes Brancos – Zadie Smith (1999)
  984. A Ascensão da Estrela Vespertina – Brandon Mull (2007)
  985. O Teste do Psicopata – Jon Ronson (2012)
  986. Casa das Folhas – Mark Danielewski (2000)
  987. Moloka'i - Alan Brennert (2003)
  988. Chocolate – Joanne Harris (1999)
  989. Os Contos de Fadas Completos – Hans Christian Anderson (1835)
  990. The Glass Menagerie – Tennessee Williams (1945)
  991. Um banquete móvel – Ernest Hemingway (1964)
  992. O segredo da alegria, de Alice Walker
  993. A cor púrpura, de Alice Walker
  994. Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalve
  995.  Um pé na cozinha, de Tais Santanna Machado
  996. A luz dos dias, de Judy Batalion
  997. Jane Austen - Emma
  998. A condição humana, de Hannah Arendt
  999. Paraíso perdido, de John Milton
  1000. A vida pela frente, de Émile Ajar

[RESENHA #492] Lavoura arcaica, de Raduan Nassar



NASSAR, Raduan: Lavoura Arcaica, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

"Lavoura Arcaica" é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, conseqüentemente, o avesso da imagem da família. É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa , segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Raduan Nassar escritor brasileiro, nascido no ano de 1935, em Pandorama, cidade do interior de São Paulo e por lá passou toda a sua infância, quando adolescente foi para São Paulo com a família, onde cursou direito e filosofia na USP. Teve sua estreia na literatura no ano de 1975 com a obra Lavoura arcaica, posteriormente publicou mais duas obras Um copo de cólera e Menina a caminho. O escritor teve ainda duas de suas obras em versões cinematográficas Um copo de cólera. Roteiro. Por Aluizio Abranches e Flávio R. Timberlini, 1995. E Lavoura arcaica com direção e roteiro de Luiz Fernando de Carvalho, 2001.


Lavoura arcaica narra a história de André, que vivia em uma fazenda junto com sua família, que trabalhavam ali mesmo na propriedade, uma família com costumes tradicionais onde o pai ditava as regras, André não muito satisfeito em viver sobre o regime e a opressão resolve sair de casa em busca de respostas para os seus desejos, vai morar em um quarto de pensão, onde mais tarde sobre o apelo familiar o irmão mais velho o encontra. Pedro vai buscar razões para a escolha do irmão e pedir que ele volte para casa, no decorrer do encontro André passa a relatar a Pedro o motivo de sua saída de casa, ele diz que estava cansado daquele modelo familiar que o pai estabelecia e que ele não concordava, revela ainda que é apaixonado pela irmã Ana e ali passa a dizer a Pedro todas os seus medos, as suas vontades, mais ao fim da conversa Pedro convence André a voltar para casa, onde todos sentem sua falta, ao chegar na fazenda ele é felizmente recebido pela sua família, mais os seu problemas que o atordoavam ainda estão ali presentes e ele resolve conversar com o pai sobre o que sente e o pai mais uma vez o reprime, André então concorda com o pai e diz que vai mudar o seu modo de pensar, mais o insano desejo continuava a perturbar o desejo sexual que sentia pela irmã não desapareceu. A família se exaltando de felicidade com a volta de André fazem uma festa para comemorar, é quando Pedro revela para o pai o desejo de André pela irmã e no momento de fúria o pai assassina a filha e em seguida o pai morre também.

A obra de Raduan Nassar uma história intensa traz uma narrativa profunda tanto no livro quanto no filme onde foi preservado o texto da obra, que nos remete a ações vividas no cotidiano, à figura de um pai que tem o seus valores conservadores e impõem que os filhos vivam de certa forma oprimidos, em baixo do mesmo teto sem conhecer o mundo lá fora, sem viver experiências em busca de se descobrir, assim causando inquietude nos pensamentos de André que está cansado de viver de uma forma arcaica e que busca suprir suas vontades e desejos, tenta fugir de tudo mais não consegue e retorna ao lar, onde começa a segunda parte do livro o retorno do filho, mais ainda confuso e sempre pensando na realização dos seus desejos, mesmo esses acarretando há uma futura tragédia que o autor traz nos últimos momentos do livro em que o pai mata a filha e depois vem a óbito e assim encerra a obra nos deixando à interpreta-lá de uma forma individual.

A luta por tradição e liberdade é o que parece estar evidente, até que ponto as pessoas são capazes de lutar para defender valores e o que acha certo? Raduan Nassar traz uma leitura muito válida onde paramos para refletir sobre os conflitos, a tradição, valores impostos o certo e o errado e é isso o que a bela obra de uma tragédia lírica traz a nossa percepção.

[RESENHA #492] O segundo sexo, de Simone de Beauvoir


O segundo sexo foi publicado originalmente em 1949 e consagrou Simone de Beauvoir na filosofia mundial. A obra, no entanto, não ficou datada e tornou-se atemporal e definitiva. Este boxe traz a divisão original em dois volumes. No primeiro volume, a autora aborda os fatos e os mitos da condição da mulher numa reflexão fascinante. Já no segundo, Simone de Beauvoir analisa a condição da mulher em todas as suas dimensões: sexual, psicológica, social e política. Uma obra fundamental, que inaugurou um novo modelo de pensamento sobre a mulher na sociedade.

Os dois livros aqui resenhados situam-se dentro das comemorações do cinquentenário da publicação da obra de Simone de Beauvoir – O Segundo Sexo –, o primeiro, uma coletânea de artigos de diversas autoras discutindo os capítulos que compõem a obra de Simone de Beauvoir e o segundo uma coletânea de documentos da época da publicação da primeira edição do livro de Beauvoir. As obras foram publicadas em 2004 por duas editoras de Paris e dirigidas por Ingrid Galster, professora de literatura francesa, espanhola e hispano-americana da Univertität Poderborn, na Alemanha, e especializada no impacto da obra de Simone de Beauvoir no contexto alemão; autora, também, de inúmeros textos sobre Jean-Paul Sartre.

Estes livros não são os únicos que focalizam o cinqüentenário do Le Deuxième Sexe. Desde 1999, passaram a ser publicadas edições comemorativas, algumas delas, resultados de colóquios. No Brasil, em 1999, a revistaCadernos Pagu, em seu número 12, publicou um dossiê intitulado "Simone de Beauvoir & os feminismos do século XX" (Corrêa, 1999). Em 2000, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, da Bahia, publicou a coletânea Um diálogo com Simone de Beauvoir e outras falas (Motta et alii, 2000). Na França, Sylvie Chaperon (2000) publicava Les années Beauvoir (1945-1970) e, em colaboração com Christine Delphy (2000), a coletâneaLe Cinquantenaire du Deuxiéme Sexe. No Canadá, Cécile Coderre e Marie-Blanche Tahon (2001) publicaram Le Deuxième sexe. Une relecture en trois temps, 1949-1971-1999.

O primeiro livro desta resenha foi resultado do colóquio "Pour une édition critique du Deuxième Sexe" – realizado entre 10 e 13 de novembro de 1999, na Université Catholique d'Eichstätt, na Baviera – é composto de trinta e dois capítulos, um anexo e um prefácio, escritos por diversas analistas, de diferentes países; algumas são conhecidas internacionalmente no campo do feminismo. As autoras1 tomam como base de análise o manuscrito de O Segundo Sexo, depositado na Biblioteca Nacional da França, para discutir cada capítulo desta obra de Beauvoir. As analistas são especialistas em biologia, história, psicanálise, antropologia, sociologia, psicologia, literatura, criminologia, filosofia e medicina. A tarefa solicitada pela coordenadora, e exposta na "Apresentação", era a de inserir o texto em análise no contexto da época, tendo como abordagem a hermenêutica de Gadamer. Deveriam, também, reconstruir as questões às quais o livro tentava responder; perceber qual a posição do texto diante do conhecimento da época; avaliar se era ou não avançado para o seu tempo; observar, entre outras questões, quais as fontes que foram usadas.
As analistas foram convidadas a conhecer o manuscrito e compará-lo com o livro e, em alguns casos, com o que foi publicado em Les Temps Modernes.2 Nem todas, entretanto, fazem essa comparação, mesmo porque os manuscritos estão incompletos, conforme aponta Catherine Viollet. Esta analista apresenta, no anexo, uma descrição do manuscrito, mostrando as diferenças em relação ao livro e ao que foi publicado na revista citada, assim como as palavras que foram modificadas por quem datilografou os originais.

Os capítulos são desiguais, e nem todas as analistas seguiram, fielmente, os parâmetros definidos pela diretora da obra. Ao colocar o capítulo em análise no contexto da época, algumas mostraram qual era a discussão, quais os jogos de poder, quais disputas havia na época. Várias delas lembram, por exemplo, a importância da leitura realizada por Beauvoir da obra de Lévi-Strauss, destacando que esta leu os originais na própria casa do autor, e ainda fez uma resenha do livro.3 Fazem este destaque analistas como Michele Le Doeuff, Nicole-Claude Mathieu, Françoise Héritier, Annette Lavers, Claudia Opitz.

Algumas autoras enfatizam o debate no interior do qual o livro pode ser inserido, como é o caso de Doris Ruhe que, ao analisar o capítulo XII, "A Mística", relaciona a forma como a autora apresenta a personagem nesta parte do livro e a que se observa no capítulo sobre a história, mostrando a diferença de tratamento. Focaliza os debates entre religião e ciência dos anos vinte, que creditavam aos progressos da ciência as possibilidades de fortalecimento do estado laico. O texto de Cécile Coderre e Colette Parent, "Prostitutas e Hetaíras", destaca os debates sobre a prostituição na França nos anos quarenta, época dos confrontos entre abolicionistas e regulamentaristas.

Ao destacar o estado do conhecimento da época, as autoras enfatizam aquilo que consideram que faltou na obra: o que a autora deveria ter lido; o que estava disponível e não foi lido. Algumas delas questionam a leitura realizada. Este é o caso, principalmente, das referências feitas a Freud e seus herdeiros. Várias analistas mostram que havia, em Beauvoir e em Sartre, um certo "anti-freudismo", e afirmam que a autora não teria lido as últimas obras de Freud, na qual este reviu vários de seus conceitos. Esses questionamentos são muito fortes em Marie-Andrée Charbonneau, Doris Ruhe, Marie-Christine Hamon, Annik Houel. Esta última autora enfatiza suas críticas dizendo que Beauvoir apropriou-se do que havia de pior em Freud, não acompanhando as revisões do autor motivadas pelas críticas de suas discípulas. Questiona, inclusive, o fato de Beauvoir não ter lido e citado estas discípulas (283).

Há, nos textos, muitas referências a uma escrita misógina, como faz Annik Houel, e de demonstração de desprezo pelo que representa o "feminino", como em Anne-Marie Sohn. São pinçadas, pelas analistas, frases e trechos do texto, onde o que é relacionado aos homens é mais valorizado do que o que é atribuído às mulheres. Por outro lado, algumas autoras se posicionam em defesa do texto de Beauvoir, discutindo com as críticas. Hazel E. Barnes, no capítulo "A Lésbica", faz um levantamento das críticas existentes sobre a forma como Beauvoir representou-as, argumentando que algumas dessas críticas são equivocadas, outras se justificam. Entretanto, reforça o contexto do livro, mostrando que esta não era uma discussão da época. Conclui que a autora antecipou, em meio século, as discussões sobre este assunto.

A autora que faz um dos capítulos mais elogiosos é Kate Millet. Ela atribui ao O Segundo Sexo a trajetória de sua vida e afirma que o livro é uma obra de arte. Duas analistas, Elisabeth Badinter e Doris Ruhe, afirmam que a obra não tem cunho científico – é um ensaio. Esse argumento é usado na tentativa de justificar aquilo que as autoras consideram como equívocos, falta de informações, enfim, erros do livro. Mas, como mostra Françoise Héritier, a autora não pretendeu fazer uma obra de erudição em todos os domínios. Elisabeth Badinter, afirma que aí se encontram "intuições fulgurantes habilmente exploradas" (363). Convém destacar, entretanto, que a linguagem de Beauvoir era acadêmica. Os testemunhos da época, constantes do outro livro desta resenha, tinham clareza disto, fosse pra criticar ou para enaltecer.

Outra crítica séria vem de duas autoras – Margarete Mitscherlich e Hazel E. Barnes – que abordam a discussão da negação de Beauvoir, em entrevista a Alice Schwarzer, de que tenha tido alguma relação lésbica em sua vida, desmentida, posteriormente, pelas cartas e pelos diários de Beauvoir. As analistas tentam entender os motivos que a levaram a negar.

As mais fortes críticas ao texto são em relação às fontes. As analistas citam: 1) a sua pobreza, ou seja, haveria muito mais informações disponíveis na época e que não foram usadas. É o que sugerem Hazel E. Barnes e Elisabeth Badinter; 2) não cita e nem critica a historiografia que usa, como informa Claudia Opitz; 3) quando cita, não faz a crítica da fonte devidamente, reproduzindo mitos, como argumentam Pauline Schmitt Pantel e Beate Wagner-Hasel; 4) cita frases de autores famosos, sem mencionar a fonte, com o agravante de que se desconhece a existência dessas frases nas publicações desses autores. Esta é a crítica de Margarete Zimmermann em relação a uma citação atribuída a Pitágoras; uma outra, apontada por Margarete Mitscherlich, é atribuída a Nietsche; 5) não apresenta informações corretas sobre as obras citadas, constatam Anne-Marie Sohn e Françoise Collin; 6) comete equívocos ao colocar o título das obras que cita, afirma Marie-Andrée Charbonneau. Ou seja, as analistas constatam a despreocupação com o rigor das fontes. Entretanto, concordo com Françoise Héritier: não era comum, na década de 40, o rigor exigido hoje nas citações em trabalho científico. Entretanto, esta parece ser uma questão que incomodou muito as autoras da coletânea.

Através do recurso às cartas, ao diário e às obras autobiográficas, algumas autoras tentam explicar a escrita de Beauvoir por fatos de sua vida, uma espécie de projeção no texto das relações vividas. Assim, Pauline Schmitt Pantel e Beate Wagner-Hasel argumentam que a representação das hetaíras é anacrônica, e talvez uma representação de si mesma; Claudia Opitz vê, em O Segundo Sexo, uma espécie de auto-biografia; Cristof Weiand acredita que o elogio que ela faz ao escritor Stendhal é uma espécie de homenagem a Sartre; Annik Houel sugere que, se a mãe de Beauvoir já tivesse falecido por ocasião da escrita do livro, a autora não teria escrito de forma tão dura sobre a relação entre mãe e filha.

Convém, ainda, salientar o que as autoras dizem sobre o caráter inovador do livro. Para as historiadoras Pauline Schmitt Pantel e Beate Wagner-Hasel, a obra é inspiração e não fonte historiográfica para se conhecer a história da mulher na antiguidade. Outra historiadora, Claudia Opitz, afirma que a noção de história de Beauvoir é a-histórica e, por isso, as historiadoras resistiram tanto ao livro. Personagens importantes para a História das Mulheres, como Michelle Perrot, por exemplo, não a citava. Entretanto, Elizabeth Fallaize e Annette Lavers referem-se ao método de análise literária de Beauvoir como inovador, e que a autora não tem sido devidamente reconhecida como tal; a segunda analista aponta, inclusive, que O Segundo Sexo antecedeu e influenciou a metodologia de Barthes. Ainda, Susan Rubin Suleiman afirma que criou um método crítico – uma hermenêutica literária totalmente nova, nem sempre reconhecida pelas herdeiras de Beauvoir. Pergunta o porquê dessa "ingratidão". Conclui que a força de uma idéia é atestada pelo fato de que se costuma esquecer a origem dela. Crê que foi isto que ocorreu.

Essa coletânea de textos escritos por renomadas feministas de diversos países é um livro "monumento" e se completa com a outra obra desta resenha, também organizada por Ingrid Galster, Le Deuxième Sexe de Simone de Beauvoir. Neste livro, em 365 páginas, é apresentada uma coletânea de documentos que contam a história do impacto da publicação do artigo "A iniciação sexual da mulher", em maio de 1949, na revista Les Temps Modernes, e da obra O Segundo Sexo. São, aí, reproduzidos os debates – sobre este artigo –, promovidos pelo escritor François Mauriac no jornal Le Figaro entre 30 de maio e 6 de junho de 1949. O escritor perguntava às pessoas envolvidas com literatura, na época, se elas acreditavam que o recurso sistemático nas Letras, às forças instintivas, à demência e à exploração do erotismo, constitui um perigo para o indivíduo, para a nação e para a própria literatura; e que certos homens, certas doutrinas são responsáveis por isso?
O livro traz, então, quarenta respostas para essa enquete publicada pela imprensa. Acompanham, ainda, 34 resenhas e artigos tratando de O Segundo Sexo, publicados entre abril de 1949 e abril de 1951. Constam, também, lembranças, testemunhos e reações diversas. No final da coletânea, há informações sobre cada autor que se envolveu nas discussões sobre O Segundo Sexo à época, seja no debate com François Mauriac, seja escrevendo resenhas ou dando testemunhos. São fornecidas também informações sobre os periódicos que publicaram resenhas e comentários ao livro.

As coletâneas focalizam dois períodos de recepção da obra: 1949 – quando foi publicada pela primeira vez –, e cinqüenta nos depois. As diferenças são definidas pela história e diversidade do campo feminista. Estas duas obras permitirão, certamente, comparações preciosas para a história desse movimento. Por isso, podem ser pensadas como "monumentos", configuradas pelas relações de força de sua época. Ajudam-nos a lembrar e nos surpreender com o escândalo que o livro provocou, e das exigências que, muitas vezes de forma anacrônica, fazemos à principal personagem dessa história. Atualmente, o que Simone de Beauvoir escreveu já não nos escandaliza da mesma maneira, sendo, até, alvo de críticas, dentro do próprio campo onde foi mais lida. Certamente, como lembra Ingrid Galster no seu prefácio (15), aprendemos à lição. Vivemos num tempo que transformou o livro O Segundo Sexo em "outro".

ANÁLISE: A alma encantadora das ruas

 

João do Rio (1881-1921), pseudônimo de Paulo Barreto, transformou a crônica jornalística em uma janela pela qual observava as glórias e as misérias do Brasil republicano. Em sua obra A Alma Encantadora das Ruas, composta por textos publicados na imprensa carioca entre 1904 e 1907, ele percorre as ruas do Rio de Janeiro para capturar a cosmópolis em um caleidoscópio. Nessa época, a cidade passava por uma rápida transformação, deixando de ser uma capital sonolenta para se tornar uma ambiciosa metrópole. João do Rio, um dândi que encontrava sua essência no hábito de flanar, explorou essas mudanças. Seus textos eram permeados por reminiscências decadentistas, mas seu olhar estava voltado para o presente e os tempos modernos.

João do Rio, cujo pseudônimo literário era esse, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de agosto de 1881 e faleceu na mesma cidade em 23 de junho de 1921. Ele iniciou sua carreira na imprensa aos 16 anos e se destacou como o primeiro jornalista brasileiro a adotar a abordagem moderna de reportagem. Suas grandes reportagens, como “As Religiões no Rio” e o inquérito “Momento Literário”, foram muito bem-sucedidas no Rio e em todo o Brasil. Esses trabalhos, especialmente o segundo, são fontes valiosas sobre o movimento literário do final do século XIX no Brasil. Além disso, João do Rio foi um renomado cronista e o pioneiro da crônica social moderna. Como teatrólogo, sua peça A Bela Madame também obteve grande êxito.

João do Rio (1881-1921), pseudônimo de Paulo Barreto, fez da crônica jornalística uma janela pela qual contemplava as glórias e as misérias do Brasil republicano. Sua obra A Alma Encantadora das Ruas, publicada em 1908, é composta por crônicas que revelam, de forma sensível, um aspecto psicológico e obsessivo. Os textos de João do Rio primam por uma referência emocional ao descrever a realidade observada, investigada e descoberta por ele como repórter jornalístico. Ele expõe o que vê com fortes tintas emotivas, demonstrando sentimentos que variam da docilidade à náusea.

Em sua crônica intitulada “A Rua”, João do Rio declara seu amor pelas ruas. Ele define a rua metalinguisticamente, utilizando conceitos dicionarizados e poéticos, mas acrescenta que ela é mais do que esses conceitos apontam. Para João do Rio, as ruas têm alma, são entidades vivas que pensam, têm ideias, filosofia e religião. Ele considera a rua como a civilização da estrada, moldando o indivíduo. Existe uma estética da rua, uma psicologia de construção e alinhamento. No entanto, ele adverte o leitor que compreender plenamente a rua requer ter um espírito vagabundo e praticar a arte de flanar, especialmente porque “a alma da rua só é inteiramente sensível a horas tardias”. O cronista conclui afirmando que é impossível evitar a rua, pois ela é interminável, universal e possivelmente sobreviverá ao próprio universo em trevas.

Outra crônica relevante é “O Que Se Vê nas Ruas”, na qual João do Rio aborda pequenas profissões. O cigano, vendedor ambulante de calças e anéis, é retratado como uma “ave de rapina”, enquanto o possível comprador é a “vítima”. Além disso, o Rio apresenta outras “pequenas profissões exóticas, produto da miséria”, como trapeiros sabidos, apanha-rótulos, selistas, ledoras de sorte, ratoeiros, caçadores e marcadores (fazem tatuagens). Esses trabalhadores são apresentados por meio do diálogo entre Eduardo e o narrador. Eduardo, de certa forma, humaniza os malandros, pois para ele “a moral é uma questão de ponto de vista”. Essa crônica revela uma crítica social importante.

Os Tatuadores

Nesta crônica, a crítica aos aspectos socioeconômicos se evidencia. O narrador aborda um encontro entre um menino tatuador e um rapaz, apresentando a definição da palavra “tatuagem” e explorando seus significados em diferentes culturas. Em seguida, ele descreve três casos de tatuagens no Rio de Janeiro: as dos negros (associadas ao fetiche e ao crucificado), as dos turcos religiosos (com iniciais, corações e símbolos sagrados) e as das meretrizes e da classe baixa (com desenhos variados, como sereias, letras, cobras e até Cristo). O narrador acompanha o chefe dos tatuadores, Madruga, durante três meses, observando tatuadores e tatuados. Soldados, marinheiros, vagabundos, criminosos, prostitutas e portugueses são tatuados por diferentes motivos, seja por beleza ou significado. As tatuagens são feitas em várias partes do corpo, incluindo costas, pernas, braços e mãos, e até mesmo no peito, com figuras sagradas. Existem tatuagens religiosas, de amor, com nomes, de vingança, de desprezo, relacionadas à profissão, à beleza, à raça e até mesmo tatuagens obscenas. Após muita observação, o narrador conclui que ser tatuador pode ser mais interessante do que ser um amanuense de secretaria.

Orações

Nesta crônica, a crítica está no âmbito religioso. O narrador explora a diversidade de orações presentes na vida cotidiana. Há orações para curar todos os males, até mesmo para santos inexistentes segundo o Papa. As orações acompanham o homem desde o nascimento até a morte. Podem ser dirigidas diretamente a Deus, aos santos ou a Deus por meio dos santos. Existem orações para proteger contra trovões e raios, para salvar ou para causar a morte, para o bem e para remediar o mal, para pedir e para agradecer. Algumas orações até apresentam concordância pronominal incorreta. Essas preces tornam os vendedores supersticiosos.

Os Urubus

Por meio de um informante, o narrador descobre uma classe de pessoas que vive às custas da dor e do sofrimento alheio, especialmente relacionados ao luto. Esses indivíduos são conhecidos como “urubus”. Eles oferecem serviços funerários e atuam de forma organizada, acompanhando casos graves e mortes súbitas nos hospitais. Além disso, há “reporters” que anotam detalhes sobre esses eventos. Essa crônica revela uma visão crítica dessa atividade e sua estrutura bem definida.

Visões d’Ópio

Nesta crônica, um amigo informa ao narrador que o vício do ópio é ainda mais triste do que o vício do éter. O narrador é conduzido por uma jornada entre a rua da Misericórdia e a rua D. Manuel, onde, casa por casa, os dependentes de ópio, conhecidos como “chins”, são apresentados em graus crescentes de sua ligação com a droga. O quadro final é sombrio e provoca náuseas no visitante inexperiente.

Músicos Ambulantes

Os músicos ambulantes surgem periodicamente na cidade, em bandos. O Rio de Janeiro é essencialmente musical, e a música, considerada divina, comove as almas. Alguns músicos morrem na pobreza, enquanto outros enriquecem, mas levam uma vida quase lamentável. Entre os instrumentos, encontramos pianos e realejos, e há também os compositores de modinhas.

Velhos Cocheiros

O narrador é levado ao passado por Braga, que relembra sua história como cocheiro. Braga conduziu barões, ministros e outras autoridades, mas nunca enriqueceu. Essa nostalgia remete à monarquia e aos tipos finos e bem trajados da época. No entanto, o cocheiro mais antigo da cidade é Bamba.

Presépios

Os presépios espalhados pela cidade revelam o aspecto religioso. No centro pastoril, o narrador relembra Gil Vicente ao assistir a um Reisado em três atos. Os motivos para fazer um presépio variam desde promessas até simples desejos, e neles se misturam o religioso e o profano.

Como se Ouve a Missa do Galo

A missa do galo não tem hora para começar nem para acabar. Seja na Igreja de Santana ou na Catedral, uma multidão se aglomera para ouvi-la. Homens, mulheres, artistas e crianças pisam nos pés uns dos outros. Alguns gostam, outros se entediam. Ao sair desses lugares em direção a Copacabana, percebe-se que a situação não é diferente; entrar na Igrejinha é uma luta. No entanto, das dez mil pessoas que assistem, apenas uma realmente adora a Deus.

Cordões

Nesta crônica, o autor descreve o carnaval nas ruas do Rio. No Ouvidor, era impossível andar, e a cada esquina surgia o abre-alas. Alguns, como o narrador, fogem dos cordões, enquanto para outras pessoas, eles representam a própria vida.

Quatro aspectos da Miséria

Neste conjunto de crônicas, João do Rio explora diferentes facetas da miséria no Rio de Janeiro.

  1. As Mariposas do Luxo: No crepúsculo, quando as mulheres operárias saem do trabalho e passam pela rua do Ouvidor, os contrastes sociais se tornam evidentes. Essas mulheres pobres, sonhadoras e curiosas observam os objetos de luxo nas vitrines, como mariposas atraídas pela luz.

  2. Os Trabalhadores de Estiva: Às cinco horas da manhã, o apito da máquina marca o início da vida dos trabalhadores. Homens musculosos, muitas vezes desiludidos e angustiados, realizam trabalhos braçais nos armazéns do cais e nos navios. Lutam por valorização e dignidade no trabalho árduo.

  3. A Fome Negra: Na Ilha da Conceição, onde há um grande depósito de manganês, o autor relata a vida dos trabalhadores das minas. Espanhóis e portugueses, ignorando o Rio, vivem quase nus. São vistos como autômatos, mas suas forças são abaladas por soluços de dor.

  4. Sono Calmo: O narrador é convidado por um delegado para visitar os círculos infernais do Rio. À noite, começa uma caça aos pivetes. Acompanhado pelo delegado e outras autoridades, ele visita uma das casas onde a pobreza da cidade dorme, no submundo miserável. Cômodo por cômodo, eles avistam pessoas deitadas em esteiras no chão, algumas nuas, outras vestidas, em um misto de sujeira, fome, pobreza e promiscuidade. O ar abafado é insuportável. Os que estão ali apresentam um doloroso espetáculo causado pela falta de sorte, mas, segundo o delegado, entre eles há gatunos, assassinos e outros seres repugnantes. A situação nos fundos é ainda pior: os pobres mendigos dormem ao redor das latrinas. O título é uma ironia em relação à realidade vivida pelos pobres e abandonados enquanto dormem.

Onde Às Vezes Termina a Rua

Neste conjunto de crônicas, João do Rio explora diferentes aspectos da vida nos subterrâneos do Rio de Janeiro.

  1. Crimes de Amor: O narrador, seguindo a sugestão do capitão Meira, entrevista detentos, focando nos assassinos por amor. Esses crimes são os mais confessáveis e normalmente não trazem o tom de afronta. Os próprios criminosos narram suas histórias, como o da Estrada Real, o do Catete, o do jovem de dezoito anos e o de Herculana.

  2. A Galeria Superior: Habitada por uma aglomeração de presos hostis e com uma promiscuidade enojante, a galeria superior revela o sistema penitenciário do Rio no início do século. Um lugar sujo e apertado, onde diferentes pessoas e crimes se igualam, tornando todos piores. A polícia é desorganizada e acusatória.

  3. O Dia das Visitas: O relato da ansiedade dos presos à espera do dia das visitas e do desespero e angústia dos visitantes que aguardam receber um cartão de entrada. O tumulto nos corredores, as frases, os gritos e as pragas criam uma atmosfera caótica. A única visita que realmente conforta e é respeitada é a da Irmã Paula.

  4. Versos de Presos: O narrador coleciona versos de poetas detentos, criando um cancioneiro de cadeia. Há poesias de todos os gêneros, textos fúnebres, sensuais e muitos poemas de amor. Os poetas variam de plagiários a simbolistas, heróicos e patriotas, assinando seus textos com iniciais e seus nomes entre parênteses.

A Musa das Ruas

Nesta crônica, o autor celebra a musa inspiradora que habita as ruas da cidade. Essa musa urbana, atemporal e onipresente, levou poetas de todo o país a cantar a vida. Ela gerou poesias, modinhas e seduziu damas de variadas origens. Criticou reis, servos e religiosos. Os grandes poetas podem ser parnasianos ou simbolistas, mas nas ruas surgem bardos ocasionais, satíricos e apaixonados. A musa tem seus críticos, mas seus versos se espalham, decorados, em todos os lugares, até mesmo nos bares. Para a musa, basta o fato do dia, a paixão e o violão. Ela é patriota e não revela seus ódios aos de fora. Sua poesia é irônica, lírica, desconsolada, triste, zangada, idílica, amorosa, descritiva, trocista e idealista. A musa é vagabunda, livre e eternamente inspiradora.

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