THOMAS, Keith. “O predomínio humano”. In: homem e o mundo natural: Companhia das Letras, 1988. p. 21- 60.
[RESENHA #520] O homem e o mundo natural, de Keith Thomas
[RESENHA #519] História da vida privada no Brasil, de Fernando A. Novais
Novais sobre a reflexão da vida privada nas estruturas da colónia portuguesa no Novo Mundo, procurando explorar o diálogo entre as estruturas gerais do universo colonial e as manifestações da privacidade no seu quotidiano. As crônicas de Coeval consideraram o primeiro traço revelador do terreno comum da colônia com o mundo urbano; em segundo lugar, talvez algo estivesse errado, já que o quadro de referência de nosso irmão, que evocava sua estranheza, era um país europeu.
Uma das marcas da Idade Moderna, do Renascimento ao Iluminismo, editado por Roger Chartier. Entre a Idade Média, quando o Ocidente cristão se estabeleceu como uma "comunidade divina" e os mundos racionais e capitalistas contemporâneos foram expostos à mudança do Império, a região era incerta e fascinante. Este guia é expansivo, não mais lúdico, ainda não capitalista . , infelizmente chamado de "mudança".
O colonialismo moderno é um fenómeno global, no sentido de que envolve todas as esferas da existência, mas a sua dinâmica encontra-se ao nível político e económico. A colonização do Novo Mundo esteve diretamente relacionada ao processo de formação do Estado e expansão comercial que marcou a abertura da Europa moderna.
A colônia era considerada uma extensão, uma extensão da metrópole, mas ao mesmo tempo estava abandonada. A população de uma colônia na visão urbana é igual à população de um município, mas o município é a região de onde as pessoas vêm e a colônia é a região de onde as pessoas vêm. A forte mobilidade era vista como uma característica demográfica do mundo colonial, contra a relativa estabilidade do Velho Mundo. E primeira face deste movimento e do seu rápido crescimento, a colónia tinha uma população comparável à de Portugal, entre 3 e 4 milhões de pessoas.
Uma economia colonial intensiva em recursos, com baixa taxa de replantio, exibe um padrão de crescimento amplo, tende a ser móvel, e isso suporta a dispersão contínua de pessoas no sentido de expandir a área de domínio colonial, além a capacidade de exploração econômica; que as nações modernas em construção da Europa estavam construindo umas sobre as outras, uma competição para proteger os espaços da exploração colonial.
Mobilidade, dispersão, instabilidade são características de populações em colônias divididas, o quadro no qual as relações-chave são integradas à vida cotidiana. A diversidade de comunidades nessa colônia era necessária, e das interações e relações desse caos, essa classe de imigrantes emergiu no cotidiano, depois vemos que “só os madeireiros brasileiros são brasileiros, depois os imigrantes os encontram paulistas, pernambucanos, mineiros , etc., para se apresentarem como brasileiros.
A diversidade era o principal e mais importante fator entre senhores brancos e escravos negros; e como resultado mestiço nasceu escravo. Das estruturas básicas do colonialismo emergiram as condições de vida características, incluindo as expressões quotidianas e de proximidade das sociedades coloniais, onde se evidenciaram as estruturas básicas e a repetição dos acontecimentos.
Uma colônia que não seja o país-mãe, bem como um condado dependente que não seja um estado soberano; enquanto na Europa houve uma transição da servidão feudal para a classe trabalhadora através do trabalho independente de fazendeiros e artesãos, no mundo colonial o trabalho forçado e, finalmente, a escravidão é enfatizada.
A reforma religiosa, a reforma religiosa protestante e a reforma religiosa católica, conduziram este processo em luta, que mostrou a necessidade insuperável de um Estado completo para se sustentar, manter a unidade religiosa. O compromisso da Igreja estava centrado em ganhar os pagãos para o seio da cristandade e manter os colonos presos a doutrinas estritas.
Por outro lado, considera-se que a exploração cristã, a exploração como uma necessidade para alcançar o objetivo da evangelização; por outro lado, nas ações sociais, parece ser o contrário, que a exploração se encarrega de ser normativa.
[RESENHA #518] Os bestializados, de José Murilo /cap 4
[RESENHA #517] As barbas do imperador, de Lilia Moritz Schwarcz
As barbas do imperador nos apresenta uma mistura de ensaio expositivo e biografia de d. Pedro II, este livro apresenta o mito da monarquia ao descrever, por exemplo, a construção de palácios, a mistura de festas francesas e tradições brasileiras, como uma boa sociedade executa belamente a arte do auto aperfeiçoamento, criando medalhas, emblemas, compostos frases. e brasão, o envolvimento do rei e a utilização da sua imagem nas cerimónias populares. Com suas penas de rouxinol, Pedro II legitimou a aceitação da cultura tropical; então, ao trocar as vestes reais pelas roupas de um cidadão, ele de alguma forma anunciará o declínio do Império. Promovendo um rico diálogo entre sua argumentação e o rico imaginário apresentado, o autor mostra que a monarquia brasileira não é apenas um mito poderoso, mas muito unificado. 1999 Prêmio Jabuti de Melhor Redação e Biografia
Schwarcz apresenta seu texto considerando o "mito do Aukê", que, segundo ele, ajuda "a entender a monarquia brasileira como uma experiência compartilhada por diferentes pontos de vista e passível de muitos restauros".
Discutirá, a partir desta lenda, a relação do Imperador e todas as reivindicações a favor ou contra ele, ele ainda questionará, com muita precisão, algum equívoco ou direção conflitante que a história A História ofereceu neste contexto, “afinal”. explicar para sempre, quase sessenta anos, de monarquia rodeada de repúblicas? Ou melhor, "como fazer isso?" negros e mestiços?”.
O autor também menciona o conflito estrutural ainda enraizado na cultura e na cultura do Império, “longe das opulentas cortes da Europa, capital da monarquia brasileira, que em 1838 contava com cerca de 37 mil escravos de uma população total de 97.000 habitantes, e em 1849, com uma população de -206.000, 79.000 foram capturados.” Ele também disse que "neste lugar, a corte e os palácios representam as ilhas hipócritas da Europa cercadas por mares tropicais".
Sobre "a relação Brasil-África", Schwarcz descreve "um intercâmbio mais amplo do que se pode imaginar à primeira vista". João José Reis, o escritor citado por Schwarcz, defende que "havia uma atitude régia, circulando entre os negros, que parecia ser a recriação de ideias de liderança africana, reforçadas experimentadas na colónia, e depois no país O príncipe herdeiro A popularidade de d. Pedro II entre os negros do Rio [...] A ideia do rei como fonte de justiça [...] ] também estiveram presentes na América, inclusive escravos".
A combinação de uma compreensão da cultura europeia com outras ideias locais, criadas na época colonial, é um dos pontos mais relevantes para compreender como os símbolos se arranjam para se adequarem à cultura, onde "o chapéu real conviveu com o chapéu divino e o ideia de realeza". O final está completo. catolicismo estrito brasileiro", e as relações forjadas nesse contexto, incluem "um amplo leque de expressões populares, como o carnaval", que, segundo o autor, "foi alimentado por cenas régias".
"Na verdade, em pleno continente americano, o Brasil era desprezado por outras repúblicas" (...). "Cercada de repúblicas, a monarquia brasileira tem mais obstáculos ao reconhecimento: de um lado, o ostracismo de outras nações americanas; de outro, difíceis relações com os países das Américas. País da Europa".
"Entre continuidade dinástica, persistência e modificação cultural, valores seculares e obscenos se misturam: as origens européias não expiram, mas se combinam com um ambiente único".
Schwarcz ainda observa que, "se do lado dos eleitos, o uso quase irônico da 'imagem do rei' (...) ".
"Governador de 1840 a 1889, d. A vida de Pedro II é contada em episódios dramáticos e ele é marcado a partir deles. Primeiro rei nascido no Brasil, Pedro de Alcântara é comparado a Deus. Criança na tradição portuguesa, considerado Imperador de os deuses na liturgia brasileira, entendida como d. Sebastião foi o último fiel às previsões de Vieira Filho de Bragança, Habsburgo e sobrenome Descendente direto dos Bourbons, d. Pedro é reconhecido como um deus europeu menor, cercado de mestiços. Mãe órfã em um ano, órfão de pai aos dez, governador aos catorze, mutilado, exilado aos 64, no seu caminho é difícil ver onde começa o discurso mitológico da memória, onde termina o discurso sobre política e ideologia ; onde a história começa, onde existem as metáforas”.
“Por isso não importa saber se o rei é educado ou não, muito inteligente ou não tem talento. É melhor encontrar uma maneira de construir a lenda deste Reino, o rei destes trópicos, por conta própria.”
Ao examinar Schwarcz, percebe-se que seu objetivo é encontrar as histórias e expressões que compõem a imagem de Pedro de Alcântara, muitas vezes motivada pelos interesses de um segmento da sociedade que tem O valor mais importante é o dinheiro, e reproduz o melhor contexto para uma nova interpretação.
[RESENHA #516] O homem cordial, de Sérgio Buarque de Holanda
“O homem cordial”. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
O Reino de Deus não é uma extensão do círculo familiar, no qual não há integração de determinados grupos e desejos como se realiza na família. O que existe entre o Estado e a família é a descontinuidade e a oposição. Eles diferem no contexto, a cidade, o Estado não existe, não tem personalidade, a família tem uma realidade tangível e palpável. A common law ocupa certo lugar, portanto, o Estado, não tendo personalidade, leva vantagem sobre a família.
Só quando o comando da família for ultrapassado é que nascerá o Estado, quando a pessoa se tornar cidadã, se tornar contribuinte, eleitor e prestar contas às leis da cidade, quando o todo for ganho alguma coisa.
A estrutura familiar que dominava a antiga relação de trabalho, nas antigas empresas construídas em família (com igual conforto e necessidades para todos) foi substituída pelo sistema industrial, sistema que separa os trabalhadores dos empregadores. Este extinguiu o espírito de intimidade e reavivou as tensões de classe, o trabalhador, nessa nova forma de se relacionar, torna-se um número, não mais uma relação humana.
Hoje, a educação familiar, segundo os psicólogos, deveria ser uma espécie de período preparatório, uma introdução à vida em sociedade. As pessoas cada vez mais se distinguem pelas “qualidades” de suas famílias, daí a importância de estimular a aplicação da individualidade na infância, pois a sociedade do ponto de vista atual já possui algumas características.
Não é fácil para os detentores de cargos públicos, moldados por origens familiares e patriarcais, entender a diferença entre a esfera privada e o domínio público. Existem dois tipos de funcionários, os funcionários patriarcais e os burocratas, este é o primeiro tipo de funcionário que existe no Brasil, em seu corpo político de governo se manifestam seus interesses específicos. Portanto, é definitivamente um reflexo da família na sociedade.
O Brasil oferece ao mundo o "Homem Amigo", a hospitalidade e a generosidade que caracterizam o caráter brasileiro, a influência ancestral no padrão de vida rural e patriarcal. Eles não significam bom comportamento ou respeito, porque no comportamento há algo atraente e um "homem bom" tem elementos de fundo emocional. No Brasil, não há compulsão em realizar um ritual, "pessoa gentil" é naturalmente transformada em receita. Com isso, pretende-se estabelecer proximidade, fato que pode ser constatado no campo das línguas, como o acréscimo do sufixo "inho" à abreviatura, de forma a torná-la mais acessível a outras línguas, sentidos e emoções.
A vida do brasileiro é definida por uma emoção de base moral, aspecto que vai além das relações pessoais e vai para o comércio (onde é preciso ser amigo do cliente para chegar lá)), religião (relacionado a relacionamentos íntimos como os que os santos travam ) entre outros.
* Festivais brasileiros confortáveis e personalizados.
Em suma, O Homem Cordial é um excelente livro que traz reflexões profundas sobre a cultura brasileira e sua relação com o tratamento entre as pessoas. O autor explora os temas do cordialismo, da educação e do significado do cordialismo no Brasil. É um livro interessante e importante para quem deseja entender melhor a cultura brasileira e o tratamento entre as pessoas.