5 biografias sobre Mona Lisa


Considerada uma das obras de arte mais icônicas da história, a Mona Lisa é um dos quadros mais famosos do mundo. Mas, além da sua beleza misteriosa e enigmática, muitos são os artistas e escritores que se dedicaram a contar a história por trás desse retrato. Nesta matéria, exploraremos cinco biografias que revelam diferentes perspectivas sobre a mulher retratada na Mona Lisa e o mistério que envolve sua identidade. Afinal, quem foi a verdadeira Mona Lisa? Vamos mergulhar nessas histórias e descobrir mais sobre essa figura enigmática e fascinante.

1. Mona Lisa: A mulher por trás do quadro


A história de vida da Mona Lisa, o rosto mais famoso do mundo das artes

Em Mona Lisa: a mulher por trás do quadro, Diane Hales mergulha na sociedade florentina dos séculos XV e XVI em busca de respostas sobre Lisa Gherardini, a mulher retratada na pintura de Leonardo da Vinci e pouco conhecida. E seria impossível contar a história de Lisa sem falar sobre as tramas políticas que moldaram a vida das italianas durante o Renascimento, as famílias proeminentes de Florença e o papel da mulher naquela época.

Diane vasculhou arquivos em estado precário, caminhou pelas ruas degradadas e conheceu a vizinhança onde Lisa nasceu, conversou com seus descendentes, e se aventurou pelos mais antigos palácios de Florença. Com a ajuda de Hales, seguimos os passos dos Gherardini até o nascimento de Lisa, seu casamento com Francesco Del Giocondo, seu encontro com Leonardo, sua vida de esposa e mãe e, por fim, sua morte.

Como resultado temos uma biografia recheada de história e memória – um tour por Florença e uma jornada de descoberta que recria o dia a dia de Lisa em uma época que se equilibra entre o medieval e o moderno. Mona Lisa: a mulher por trás do quadro faz um panorama da Florença de Leonardo e Lisa e aproxima o leitor de suas trajetórias.

2. Eu, Monalisa


Ouça minha história. Vale a pena ouvir minhas aventuras. Vivi muitas vidas e fui amada por imperadores, reis e ladrões. Sobrevivi a sequestro, agressões, revolução e duas guerras mundiais. Mas esta também é uma história de amor. E a história do que fazemos por aqueles que amamos.

No ateliê de Leonardo da Vinci, que esbanja imaginação genial, comissões imponentes e patronos intrometidos, bem como musas, amigos e rivais descontentes, está a pintura de Mona Lisa. Por quinhentos anos tumultuosos, em meio a um turbilhão de poder, dinheiro e intrigas, o quadro é visado e roubado.

Durante séculos, poucos conseguiram ouvir sua voz. Mas agora Mona Lisa está pronta para contar a própria história, em suas próprias palavras – uma história de rivalidade, assassinato e corações partidos. Oscilando entre eras, ela nos leva desde o mundo deslumbrante dos ateliês florentinos às cortes francesas em Fontainebleau e Versalhes, e até mesmo ao século XX.

Eu, Mona Lisa é uma história deliciosamente vívida, compulsiva e esclarecedora a respeito de mulheres perdidas e esquecidas através da História.


3. Vida privada de Mona Lisa

Quem foi a mulher do retrato mais famoso do mundo? Que reviravoltas do destino a uniram ao pintor? De onde vem aquele sorriso incomum e misterioso em seu rosto?

Pierre La Mure tenta responder a essas questões em seu romance. Ele habilmente tece a história de Gioconda em uma descrição épica da era colorida da Renascença italiana, dos tempos de Leonardo da Vinci e Michelangelo, Rodrigo Borgia e Lodovico Sforza, grandes artistas e déspotas esclarecidos.

Florença durante a vida da Mona Lisa é a Cidade das Flores, florescendo na era de ouro dos Medici, mas oprimida pelo fanático monge Savonarola. Aqui Mona Lisa, filha e esposa burguesa, vivencia seu primeiro amor infeliz, aqui ela vive em paz e prosperidade ao lado de seu marido mais velho que a adora. Também aqui, por acidente, ela conheceu Mestre Leonard, graças a quem ganhou a imortalidade.


4. Mona Lisa: O enigma

A Mona Lisa é a pintura mais famosa da história da arte. Está entre os mais misteriosos. Quem está por trás do famoso sorriso? Por que este véu de luto? Porquê esta paisagem atormentada? O nome dado a ele é legítimo? Numa altura em que o estado de conservação desta obra-prima suscita sérias preocupações, este estudo detalhado da Mona Lisa permite-nos compreender melhor o enigma que esta obra-prima ímpar constitui. Close-ups, radiografias, cópias e analogias participam desta investigação. - Capa dura com sobrecapa - 78 páginas.






5. Mona Lisa: Uma vida descoberta


Todo mundo conhece seu sorriso, mas ninguém conhece sua história: Conheça a mulher de carne e osso que se tornou um dos temas artísticos mais famosos de todos os tempos – Mona Lisa.

Um gênio a imortalizou. Um rei francês pagou uma fortuna por ela. Um imperador a cobiçou. Todos os anos, mais de 9 milhões de visitantes viajam para ver o seu retrato no Louvre. No entanto, embora todos reconheçam o seu sorriso, quase ninguém conhece a sua história. Mona Lisa: uma vida descoberta , uma mistura de biografia, história e memórias, é verdadeiramente um livro de descobertas — sobre o rosto mais reconhecido do mundo, o artista mais reverenciado e a pintura mais elogiada e parodiada. Quem era ela, essa mulher comum que alcançou fama tão extraordinária? Por que o pintor mais renomado de sua época a escolheu como modelo? O que aconteceu com ela? E por que o sorriso dela ainda nos encanta?

© all rights reserved
made with by templateszoo