O que é e como elaborar uma boa redação


O que é uma redação

Redação é um tipo de produção textual que envolve a apresentação de um tema e/ou argumento, segundo as regras da língua portuguesa. É um texto que tem como objetivo desenvolver, de forma argumentativa, um assunto de interesse. Além disso, a redação é um dos principais gêneros de texto exigidos em provas de vestibulares, concursos públicos e processos seletivos. Para realizar uma boa redação, é preciso ter raciocínio lógico e desenvolver o tema de forma clara e coerente, com uso adequado de recursos de linguagem e estruturas gramaticais.

Tipos de redação existentes

Existem diversos tipos de redação, cada um com suas particularidades e objetivos. Entre eles, destacam-se:

- Redação dissertativa: é uma redação que exige do aluno a capacidade de argumentar a respeito de um determinado assunto. O aluno deve apresentar seu ponto de vista, refletir sobre o tema e expor sua opinião de forma clara e convincente;

- Redação narrativa: tem como objetivo contar uma história, usando recursos como personagens, cenário e descrições. O autor deve utilizar-se da linguagem para tornar a narrativa atrativa e de fácil compreensão;

- Redação descritiva: este tipo de redação tem como objetivo descrever um determinado assunto ou objeto. O autor deve se preocupar com a descrição, usando características e detalhes para tornar a descrição mais interessante;

- Redação argumentativa: é um tipo de redação que exige do aluno a capacidade de argumentar sobre um determinado assunto. O autor deve apresentar argumentos sólidos e bem fundamentados para defender sua posição.

- Redação poética: este tipo de redação tem como objetivo narrar uma história ou informar sobre um tema usando a poesia. O autor deve usar a linguagem poética para criar um texto lírico e poético.

Como escrever uma boa redação

Para escrever uma boa redação é necessário ter alguns conhecimentos básicos sobre a estrutura de um texto. Primeiramente, é preciso escolher um tema e definir um título para a redação. O título deve ser claro e objetivo, de forma a guiar o leitor quanto ao conteúdo do texto.

Em seguida, é importante estabelecer uma introdução. O objetivo desta parte é apresentar o tema da redação ao leitor, e despertar o interesse dele. Na introdução, é interessante incluir um breve histórico sobre o assunto, um exemplo, ou qualquer outra informação que possa ajudar a contextualizar o tema.

Após a introdução, é necessário desenvolver o tema, abordando os principais pontos necessários. Para isso, é importante utilizar argumentos lógicos, que possam convencer o leitor a concordar com o que está sendo dito. Além disso, é importante incluir exemplos, citações e fatos que possam dar apoio à argumentação.

Finalmente, é imprescindível concluir a redação de forma adequada. A conclusão deve ser a síntese do conteúdo abordado ao longo da redação. Além disso, é importante reforçar a tese principal, sugerindo soluções e/ou reflexões para o tema abordado.

Em resumo, para escrever uma boa redação é importante ter conhecimento sobre a estrutura do texto, escolher um tema, desenvolver o tema de forma lógica e coerente, e concluir a redação de forma adequada.

Exemplo de uma redação dissertativa

O Direito à Educação é um tema que, nos dias atuais, ganha cada vez mais destaque dentro da sociedade. Esta conquista tem sido de extrema importância para o crescimento pessoal, profissional e, consequentemente, social de todos aqueles que estão envolvidos nela.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9.394/96, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. O governo, portanto, deve garantir a todos os cidadãos acesso ao ensino fundamental gratuito e obrigatório, além de proporcionar condições para que a população possa ter acesso à educação superior.

É importante destacar que o direito à educação é um direito fundamental e que, por isso, todos aqueles que possuem acesso a ela devem usufruí-la com responsabilidade. Não basta apenas oferecer a possibilidade de acesso à educação, é necessário que haja compromisso por parte dos alunos, que devem compreender a importância desta conquista na sua vida.

É essencial que o Estado e a sociedade deem a devida atenção à educação, pois é através dela que se promove o desenvolvimento humano, profissional e econômico. O ensino fundamenta a formação de profissionais qualificados e de cidadãos conscientes de suas responsabilidades, capazes de contribuir para o progresso social.

Em suma, o direito à educação é um privilégio que deve ser respeitado e defendido. O Estado deve garantir a todos os cidadãos o acesso à educação, proporcionando condições para que todos possam usufruir deste direito. É necessário, ainda, que os alunos compreendam a importância desta conquista e que a usem de forma responsável. A educação, assim, se torna a base para o desenvolvimento humano, profissional e social.

Exemplo de uma Redação narrativa

No dia em que me mudei para cidade grande, eu me sentia cheia de expectativas. Estava deixando minha pequena cidade natal e indo para um local completamente novo.

Minha família havia se mudado para lá por causa do trabalho de meu pai, então tivemos que encontrar uma casa. A primeira coisa que fizemos foi visitar alguns lugares e escolher o que mais nos agradava.

Rapidamente, me vi cercada por montanhas e prédios altos. A cidade era grande, mas também cheia de vida. As pessoas andavam por todos os lados, rindo e conversando, e me senti imediatamente fascinada por aquela energia tão diferente.

Eu não tinha certeza do que me aguardava nesta cidade, mas percebi que ia gostar de morar ali.

Logo, comecei a criar laços com as pessoas da região. Logo, me matriculei na escola e fiz novos amigos. Aprendi sobre o novo contexto, as novas culturas e costumes.

Todos os dias, eu descobria algo novo sobre a cidade. Eu adorava explorar novos bairros e visitar novos restaurantes.

Eu não posso dizer que me adaptei completamente à vida na cidade grande. No entanto, ainda me sinto abençoado por ter tido essa experiência e por ter conhecido tantas pessoas incríveis.

Mesmo que eu não saiba ao certo o que o futuro me reserva, sei que minha experiência na cidade grande me ensinou algo importante: que a vida é feita de novas descobertas e que elas valem a pena.

Exemplo de uma Redação descritiva

O sol se punha no horizonte, deixando para trás um céu tingido de um tom alaranjado e dourado. O vento, leve e suave, soprava na direção da areia fina e branca, a qual parecia querer se misturar com a água cristalina, que lambia a praia. O mar, calmo e sereno, nos hipnotizava com sua tranquilidade.

A paisagem era de uma tranquilidade indescritível. O canto dos pássaros e o barulho das ondas ao se despedirem da terra nos transportavam para um mundo de paz e beleza. Os sons pareciam se mesclar com o som da brisa leve, que nos acariciava a pele como se fosse um abraço.

Naquele cenário de tranquilidade, sentíamos a energia de Deus a nos tocar, nos fazer sentir a sua presença em nosso meio. Nada poderia ser mais deslumbrante. Em meio a tanta beleza, sentimos a necessidade de admirar a sua criação e render-lhe gratidão. Nesse momento, entendemos que a Natureza é a verdadeira obra-prima divina.

Exemplo de uma Redação argumentativa

O uso excessivo de celulares por parte dos jovens tem sido um assunto muito debatido nos últimos anos. Apesar dos diversos benefícios que esse dispositivo proporciona, a dependência desenfreada que muitos adolescentes têm desse aparelho pode ter consequências negativas para suas vidas.

Em primeiro lugar, é necessário destacar que o uso excessivo de smartphones pode causar impactos na saúde mental dos jovens. Isso porque, ao ficarem por longos períodos conectados às redes sociais, os adolescentes podem se sentir pressionados a serem aceitos pelos outros e a ter o mesmo padrão de vida que os seus amigos. Essa necessidade em se identificar com o grupo e o medo de não ser aceito pode desencadear problemas emocionais, como depressão e ansiedade.

Além disso, o uso excessivo de celulares também pode prejudicar o desenvolvimento de habilidades sociais dos jovens. Isso ocorre porque, ao passarem muito tempo em seus dispositivos, os adolescentes acabam não tendo oportunidades de interagir com outras pessoas e, consequentemente, de adquirirem experiências que os ajudem a se relacionar com outras pessoas na vida real.

Portanto, é importante que os pais e educadores orientem os jovens sobre os riscos do uso excessivo de celulares e incentivem-nos a ter uma relação saudável com esse dispositivo. Dessa forma, eles poderão ter acesso aos inúmeros benefícios que ele oferece, sem comprometer seu desenvolvimento social e mental.

Exemplo de uma Redação poética

Lua, lua me diz
O que te cerca, o que te envolve?
A solidão do teu calor
Os sonhos e as ilusões
Que te dão cor.

Lua, lua me diz
O que faz teu brilho me hipnotizar?
A magia que te rodeia
A luz que nos abraça
Como se nos conhecesse.

Lua, lua me diz
Que segredos os teus caminhos guardam?
Nos teus caminhos cintilantes
As histórias de amor
E as tristezas que nos unem.

Lua, lua me diz
O que nos revelam as tuas noites?
A força do teu olhar
A paz e a tranquilidade
Que nos dão forças.

Lua, lua me diz
O que nos ensinas com o teu brilho?
Que a vida é um presente
E que devemos vivê-la intensamente


© all rights reserved
made with by templateszoo