O curioso caso de Benjamin Button (2008) ► Resenha fílmica

A incrível jornada de um ser humano que nasce idoso e morre bebê. Conheça a história fantástica de O Curioso Caso de Benjamin Button, de F. Scott Fitzgerald!

Uma história completamente impressionante e inimaginável. No entanto, F. Scott Fitzgerald foi sagaz e ultrapassou as barreiras da criatividade ao "dar vida" a um ser às avessas, literalmente. O Curioso Caso de Benjamin Button, de F. Scott Fitzgerald ganhou atenção do público (em grande escala) quando teve sua história adaptada na telona, tendo como protagonista o belíssimo quarentão, Brad Pitt.

A história deste "botão" da literatura universal vai muito além das mesmices da modernidade que são produzidas a "toque de caixa" e tem como serventia abarrotar as prateleiras das livrarias, além de encher a mente alheia de caraminholas. Nesta peculiar saga de um homem que "nasceu" com 70 anos e envelhece ao contrário, o leitor embarca na misteriosa possibilidade de viver a vida totalmente ao contrário.

O Curioso Caso de Benjamin Button conta a história de um homem que nasce idoso e com o passar do tempo vai ganhando a energia de um jovem até virar um bebê recém-nascido. Durante esse processo que leva 70 anos, acompanhamos cada passo deste ser um tanto que curioso. O inimaginável dá o ar da sua graça com a chegada do novo membro da família Button. Neste vendaval de horror, o médico da família, que realizou o parto, com medo de ter a reputação em baixa, abandona a família, e diz em alto e bom som para o senhor Button: "Eu trouxe você ao mundo, meu rapaz, e tenho sido o médico de sua família há quarenta anos, mas isso já é demais! Adeus!".  

Que homem radical! Mas, afinal, qual o motivo para tanto banzé? Ok. Quando o senhor Button vai conhecer o seu herdeiro, no berçário, entre os recém-nascidos, ele vê algo fora dos padrões. Embora tenha poucas horas de nascido, o bebê Button já tem o seu corpo adulto e sabe falar muito bem. Tanto é que quando o senhor Button precisa tirá-lo do hospital para a casa, antes de sair para comprar roupas ao seu filho, este, ainda sem nome, diz: "E uma bengala, pai! Eu quero uma bengala".

Assim, o recém-nascido idoso segue "normalmente" todas as fases da vida, porém sempre rejuvenescendo. Desta forma, ele se apaixona, tem uma família, cria um negócio de sucesso, vai à guerra e depois à Universidade de Harvard. Definitivamente, esta história é hilária. 

Além de contar uma história irreverente e original, esta publicação, não traz apenas o texto original de Fitzgerald, mas a vida de Benjamin Button contada por meio de ilustrações em quadrinhos, o que dá mais leveza a todo o contexto narrativo. Não deixe de conhecer O Curioso Caso de Benjamin Button!

CURIOSIDADES: Ao terminar de escrever O Curioso Caso de Benjamin Button em 1922, Fitzgerald declarou que esta era "a história mais engraçada já escrita" e "um dos meus contos favoritos". 

AUTOR: Francis Scott Fitzgerald (24 de setembro de 1896, St. Paul, Minnesota - 21 de dezembro de 1940, Hollywood) foi um escritor estadunidense, amplamente conhecido como um dos maiores escritores do século XX. Publicou seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso, em 1920. Seus outros grandes romances incluemOs Belos e os Malditos, O Grande Gatsby e Suave é a Noite. Fitzgerald morreu de infarto em 1940, aos 44 anos.

Livro: O Curioso Caso de Benjamin Button
Título original: The Curious Case of Benjamin Button
Autor: F. Scott Fitzgerald
128 páginas 
Adaptação: Christina Weir e Nunzio Defillips 
Tradução: Otavio Albuquerque
Ilustrações: Kevin Cornell 
Ano: 2009
Editora: Ediouro

Postar um comentário

Comentários