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[RESENHA #513] O Diabo Veste Prada, de Lauren Weisberger



Como assistente da mulher mais reverenciada e odiada da moda, Andrea começa a perceber que o trabalho pelo qual um milhão de garotas morreriam pode simplesmente matá-la. E mesmo que ela sobreviva, ela terá que decidir se o trabalho vale ou não o preço de sua alma.

O Diabo Veste Prada, de Lauren Weisberger, é um romance que retrata o mundo da moda de forma bem-humorada. O livro gira em torno de Andy Sachs, uma recém-formada da Brown University, que acaba de se mudar para Nova York para trabalhar como assistente para Miranda Priestly, a editora-chefe da revista Runway.

Andy está imersa em um mundo de luxo, riqueza e poder, no qual ela não se sente à vontade. Ela é obrigada a lidar com as exigências de Miranda, que é conhecida como um verdadeiro diabo. A floresta de Nova York e as relações difíceis entre Andy e Miranda são a base para as críticas feitas pelo livro, que aborda questões como o ambiente de trabalho competitivo, o machismo, o sexismo e a cultura de celebração da beleza e da riqueza.

Andrea Sachs, uma garota de uma pequena cidade recém-saída da faculdade, consegue o emprego pelo qual "um milhão de garotas morreriam". Contratada como assistente de Miranda Priestly, a famosa e fabulosamente bem-sucedida editora da revista Runway , Andrea se encontra em um escritório que grita Prada! Armani! Versace! a cada esquina, um mundo povoado por mulheres impossivelmente magras e estilosas de partir o coração e homens bonitos vestidos com gola rulê com nervuras finas e calças de couro justas que mostram sua dedicação ao ginásio ao longo da vida. Com uma facilidade de tirar o fôlego, Miranda pode transformar cada um desses sofisticados descolados em uma criança assustada e chorosa.

O diabo Veste Prada dá um novo significado rico e hilário às reclamações sobre "O chefe do inferno". Narrado na voz inteligente e refrescante de Andrea, ele traça uma visão profunda, sombria e diabólica da vida no topo, apenas sugerida em colunas de fofocas e nos coquetéis mais badalados. Desde enviar o último Harry Potter, que ainda não está nas lojas, para os filhos de Miranda em Paris em um jato particular, até localizar uma loja de antiguidades sem nome onde Miranda em algum momento admirou uma cômoda vintage, servir lattes para Miranda precisamente no calor escaldante temperatura que ela prefere, Andrea é severamente testada todos os dias - e muitas vezes até tarde da noite com ordens latidas por telefone. Ela aguenta tudo mantendo os olhos no prêmio: uma recomendação de Miranda que garantirá a Andrea um emprego de destaque em qualquer revista de sua escolha. À medida que as coisas vão do meramente inaceitável ao ultrajante, no entanto, Andrea começa a perceber que o trabalho pelo qual um milhão de garotas morreriam pode simplesmente matá-la. E mesmo que ela sobreviva, ela terá que decidir se o trabalho vale ou não o preço de sua alma.

O Diabo Veste Prada trata das diferenças entre quem tem poder e quem não tem, da forma como as pessoas ricas agem com desprezo para com aqueles que não têm a mesma riqueza que elas e do modo como as pessoas de baixa renda são tratadas em um ambiente de alta renda. O livro também aborda o tema da pressão que as pessoas da alta sociedade sentem para seguir as últimas tendências.

Ao longo da narrativa, Andy aprende a lidar com o seu novo ambiente. Ela descobre que o modo como as pessoas tratam você não é necessariamente o mais importante, mas sim o que você faz com as oportunidades que a vida lhe dá. Ela também descobre que o sucesso não é medido em quantidade de dinheiro, mas sim em quantidade de realizações.

O Diabo Veste Prada é uma leitura divertida e interessante que trata sobre um tema muito relevante. O livro retrata com precisão os desafios enfrentados pelos trabalhadores em Nova York e a realidade do mundo da moda. Ao mesmo tempo, o livro levanta questões importantes sobre o poder, a riqueza e a beleza. Em suma, O Diabo Veste Prada é um livro surpreendente! É uma história fascinante que explora a complexidade e a ambiguidade da vida moderna, onde valores como trabalho duro, dedicação e sucesso são colocados em questão. A história é emocionante, com personagens profundamente cativantes e cenários vibrantes. O livro nos mostra como as nossas vidas são impactadas pelas pressões sociais e como precisamos enfrentar as nossas próprias inseguranças para alcançar a felicidade. É uma obra inteligente, divertida e inspiradora que capta a essência da vida moderna e nos leva a uma jornada emocionante. Recomendo muito!

Da esquerda para direita: Andrea Sachs (Anne Hathaway); Miranda Priestly(Meryl Streep), Emily Charlton (Emily Blunt)

Principais citações:

1.Eu diria que sempre há um preço a pagar. Se você quer o luxo, tem que pagar o preço.

2.Você não pode comprar classe.

3.Tudo o que você precisa é de uma pequena dose de coragem, um traço de loucura e muito, muito trabalho duro.

4.Você nunca sabe o que você tem até que você perde.

5.A vida imita a moda.

6.A beleza é um reflexo da verdadeira força interior.

7.Quando tudo mais falha, o estilo prevalece.

8.Se você não está se divertindo, então o que está fazendo?

9.Às vezes, você tem que se arriscar para ganhar.

10.Não há nada mais poderoso do que a vontade de vencer.

[RESENHA #512] Orgulho e preconceito, de Jane Austen


AUSTEN, JANE: Orgulho e preconceito: São Paulo, Editora PedrAzul, 185p

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é considerada uma das obras mais importantes da literatura inglesa. Esta obra, publicada em 1813, é a história da família Bennet e seu casamento. Austen usa a narrativa para mostrar o que era a sociedade inglesa da época, em especial o papel das mulheres. A história gira em torno do preconceito e orgulho, dois temas que Austen aborda de forma profunda e poética.

Em primeiro lugar, Austen mostra o orgulho como um sentimento que limita a felicidade e a liberdade dos personagens. Os personagens principais, Elizabeth e Mr. Darcy, são ambos muito orgulhosos, e isso cria um grande obstáculo para o seu relacionamento. Mr. Darcy tem orgulho não apenas da sua posição social, mas também do seu próprio valor moral. Ele acredita que é superior a todos os outros e que tem o direito de julgar as pessoas. Elizabeth também é muito orgulhosa e isso a impede de reconhecer o seu amor por Mr. Darcy.

Além disso, Austen usa o preconceito para mostrar como a sociedade pode limitar as oportunidades de alguém. Mr. Darcy é um homem rico e bem-educado, mas a sua família é alvo de preconceito por parte dos outros personagens. O seu orgulho e a sua condição social impedem-no de se relacionar com as pessoas que não pertencem à sua classe social.

No entanto, Austen também mostra que o amor é mais forte do que o orgulho e o preconceito. Apesar de todas as dificuldades, Elizabeth e Mr. Darcy conseguem vencer o preconceito e o orgulho e estabelecer um relacionamento. Esta história é um exemplo de como o amor pode vencer qualquer obstáculo.

Orgulho e Preconceito é um filme inspirado na obra de Jane Austen, Homonio  que ganhou destaque ao abordar questões de casamento, moralidade e racismo. Dirigido por Joe Wright com roteiro de Deborah Moaggach, o elenco inclui a aclamada atriz Keira Knightley (Lizzie), indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Com 127 minutos e inteiramente rodado no Reino Unido, o filme nos mostra a história de uma família inglesa do interior com cinco filhas, e segundo a tradição da época, todo homem procura um amigo. ideias que farão toda a diferença, pois uma em cada cinco (Lizzie) tem uma personalidade forte e maravilhosa. O projeto arrecadou US$ 121.141.947 em bilheteria em 2005, ano de sua estreia no Reino Unido (Brasil – fevereiro de 2006).

Lizzie, a personagem principal, é um jovem que não se interessa pela beleza e não é, pelos padrões da época, "nem feio nem bonito". Seu parceiro é o Sr. Darcy, que chega à cidade com o que todos querem, o Sr. Bingley. Eles são ricos e solteiros, então se dão bem com todas as garotas da cidade. Jane, irmã de Lizzie, cuida de Bingley, que retribui o mesmo sentimento. Já o Sr. Darcy desperta amor em Lizzie e chama sua atenção.

É assim que a peça continua, Sr. Versos de Darcy (rico) Lizzie (aristocrata do interior), onde ocorre uma partida mental. Os dois, nessa conversa sensual, começam a se apaixonar profundamente. No entanto, não só eles, mas também o Sr. Bingley e sua irmã, Jane. À medida que o filme avança, percebemos que essa atitude do jovem rico Sr. Bingley, uma filha muito bonita com uma sólida situação financeira, achava que, na época, o casamento era a melhor maneira de melhorar a vida de alguém. Lizzie deixa claro que se opõe a essa ideia na trama, mostrando seu orgulho toda vez que ela se opõe a essa ideia de "casamento futuro".

Acredita-se que os valores não mudaram muito, claro que houve evoluções culturais, mas para algumas pessoas casamento ainda é sinônimo de “qualidade de vida”. No período retratado no filme, narrado por Celson Sabadin, o casamento era um contrato financeiro em que os amantes guardavam seus sentimentos em mar calmo para se casar pela aparência.

Obviamente, esse é um dos propósitos do espetáculo, nos ajudar a pensar sobre os valores que existem na sociedade atual, que, como dizem alguns, ainda não se desenvolveram muito moralmente. e comportamento. Por exemplo, o que antes era óbvio, como a filha mais bonita subir na classe social, hoje é escondido, mas não para, os jovens casam cedo e não levam a sério.

Diante desse rico texto, onde valores são expressos com o objetivo de valorizar a cultura, o filme é altamente recomendado. Afinal, mostra que o tempo passou, mudou e continuou a viver.

Em suma, Orgulho e Preconceito é uma história profunda sobre orgulho e preconceito. Austen usa a narrativa para mostrar como estes sentimentos podem limitar a felicidade e a liberdade dos personagens. No entanto, ela também mostra que o amor é mais forte do que o orgulho e o preconceito. É uma obra que continua a inspirar os leitores por causa da sua mensagem de amor e aceitação.



[RESENHA #511] Instinto de nacionalidade, de Machado de Assis



Resenha Crítica: ASSIS, Machado de. Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de nacionalidade. Nova York: Revista Novo Mundo, 24/03/1873.

Um retrato importante e reflexivo de Machado de Assis

Nesse panorama da cultura literária brasileira, Machado de Assis não apenas pretende revelar “os defeitos e a beleza da literatura brasileira contemporânea”, mas também busca explorar um sentido natural do mundo, país existe na arte em questão. . . Ele divide cuidadosamente seu tópico em seções e explica cada parte. São eles: Romance, Poesia, Teatro e Linguagem.

A princípio, citou outros autores épicos do Arcadismo, Santa Rita Durão e Basílio da Gama, cujas obras eram consideradas nacionais na época, devido à temática indígena. Isso os torna considerados os pioneiros da poesia brasileira. Para comparação, Machado notou Tomaz Antônio Gonzaga, "o pastor da Arcádia"; mas, para o crítico de Assis, não é totalmente laica, não abandona o malandro do pastor e tem temas e valores puramente europeus nas letras.

Machado de Assis também cita Gonçalves Dias e José de Alencar como os principais pioneiros da ficção indígena. E com isso abriu espaço para a exibição do estilo de escrita muito presente na elite brasileira da época: o Romance. No entanto, ele argumentou habilmente que o conteúdo geral desses romances era, como dizemos hoje, coberto de açúcar. Não há romances de crítica social, mas romances que produzem e preservam a cultura comum do povo brasileiro, do centro ao litoral.

No que diz respeito à divulgação da literatura e da cultura, Machado de Assis valorizava muito as obras que falavam da cultura dos índios Tupiniquim. Para ele, porém, “nossos escritores não se limitam a essa única fonte de inspiração”. O patrimônio literário precisava de um legado universal, inspirado nos grandes clássicos europeus, talvez porque naquela época fosse reconhecido um grande número de ancestrais que compunham os brasileiros.

Como Machado escreve para um público estrangeiro, é importante para ele suprir a falta de produção de obras sobre filosofia, linguística, crítica histórica e assim por diante. E desta vez, ele deixou claro que havia preocupações.

Quanto à linguagem contida no livro, entende-se o tipo erudito e lusitano de linguagem escrita: “Uma ideia que admite todas as mudanças de linguagem, mesmo aquelas que destroem as regras sintáticas e a pureza essencial da palavra não me parece aceitável para mim. A influência popular tem imitação. Sem pestanejar, Machado de Assis disse isso claramente. Ele argumentou que "as obras clássicas não são muito estudadas no Brasil." pelo que eles escreveram, muitas vezes encontrados no estilo clássico E aqui temos, novamente: Machado de Assis se concentra no classicismo.

Segundo Machado, um sentimento de nacionalismo pode se transformar em um sentimento de proximidade que pode tornar um escritor "um homem de seu tempo e de sua pátria", independentemente do tema e da temática em questão. criar independência". “.

Por exemplo, sua análise mostra moderação em seu apreço pelo indianismo e pelo estilo europeu. No entanto, alguns vestígios de apreço pela escrita clássica devem ser notados. Isso é perceptível em O Teatro e A Língua. "Hoje, quando o gosto do público atingiu os extremos da decadência e da distorção, não há mais esperança de que alguém se sinta chamado a criar obras de arte difíceis." Sem dúvida, Machado deixou aqui um provável descontentamento com o privilégio cada vez menor do teatro na época. Mas, para equilibrar sua análise, não esqueceu de citar as peças de seu amado José de Alencar, talvez para "salvar" a imagem da cultura brasileira que ele mesmo contribuiu para manchar os contornos anteriores.

Machado de Assis nunca pareceu barato. Ele é moderado em apontar erros e citar qualidades existentes na escrita brasileira. Acima de tudo, pode transmitir a esperança de que num futuro próximo possam surgir obras mais sérias, com obras mais literárias e ainda carregadas de sentimento nacional, valorização da cor e da tradição. Sistema do Brasil.

O AUTOR

Biografia. Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras.

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