Labirintos poéticos

no title has been provided for this book
Categorias: ,
Editora:
Alguns poetas escrevem com a alma. Ângela escreve com as Entranhas. Poesia gerada no estômago, seus versos ansiosos têm fome de Viver. Palavras feitas de bile, orações de saliva, sentido sanguíneo, a poesia de Ângela interpela o limite entre as palavras e as coisas. Sem se deter diante da distância segura entre a representação e aquilo que representa suas metáforas quase não o são, expondo sem pudor, a vida nua e crua. Tive o prazer…
61011077 2277487222294762 2682883443506806784 n 380x500 - Labirintos poéticos

Foto: Penalux/Divulgação

Labirintos poéticos é um livro de poesia escrito por Ângela Galvão, editado e publicado pela Editora Penalux no ano de 2019.

Labirintos poéticos pode – e deve – ser considerado uma miscelânea de narrativas, afinal, seus poemas contam intermináveis histórias, as quais, claro, o leitor vê-se imerso em sua graciosidade e intensidade. Ângela Galvão é o tipo de autora que traduz bem o significado da produção literária poética, uma vez que sua capacidade descritiva de sentimentos entrega-se à subjetividade, ou seja, a intensidade expressa por Galvão em suas linhas possui uma gama de interpretações, onde, claro, como toda boa poesia, o interlocutor vê-se entregue, refém, e mais do que isso, vê-se ligado diretamente ao paralelo que se faz ao encontro da leitura com o sentimento do leitor. Nas palavras de Maria Cristina Brito – autora da apresentação desta obra — “A poesia de Ângela Galvão nos preenche a alma, criando versos inesquecíveis, com metáforas profundas, cheias de vida e aconchego [...]Nesta perspectiva, a sua literatura aproxima o sujeito da realidade objetal da vida, buscando, através dos profundos e delicados afetos encontrados nesta relação, o significado dos segredos da alma humana.” E claro, para que se torne efetiva a transmissão se seus sentimentos, cabe a nós, tomar partido e a voz de Eduardo Rozenthal, autor do prefácio, que nos diz: “Alguns poetas escrevem com a alma. Ângela escreve com as Entranhas. Poesia gerada no estômago, seus versos ansiosos têm fome de Viver.” E é exatamente com esta capacidade descritiva e analítica dos fatos, perambulando entre o objetivo e o relativo, entre o real e o imaginário.

Esta obra não possui divisões, a autora optou por não catalogar ou rotular seus 60 poemas muito bem distribuídos em 78 páginas. A ideia é clara, objetiva e certeira: Galvão sabe bem como instigar e envolver o leitor em sua teia de certezas, em suas linhas repletas do mistério da vida, do sentimentalismo e das incertezas. Enxergo esta obra como um manifesto, onde vejo clareza de ideias revolucionárias em acerca de uma escrita criativa que manifesta-se através da capacidade de performar entre um poema e outro sob a luz de seus ideias.

Houve um tempo

Um certo tempo,

Embalado pelo riso

Que a felicidade não era o objetivo

Mas um estado de ser

Que me depositava nos braços do amor

E sonhava; (p.19)

Como já disse, certa vez, Manoel Barros “Poesia é voar fora da asa”, em outras palavras, é a capacidade de conseguir sair do chão, sem de fato sair, é a capacidade de alçar voos e obter o âmago, o desejo e o despertar que as emoções propiciam em meio a intensidade. Realmente, poucos poemas fazem-nos nos calar, e nem sempre sabemos o motivo, talvez, este seja o motivo pelo qual os lemos: pois são crus e realistas o suficiente para desvendar nosso íntimo, encontrar nosso desejos e confrontar nossas incertezas. Galvão, tu sabes que domina bem a arte do escrever, do pensar e do relatar. Mas será que também sabes que tornou-se capaz de penetrar nossas vontades e desejos?

Realmente uma poesia louvável que merece ser lida em todas as instâncias.

4.8Overall Score

Labirintos poéticos é um livro de poesia escrito por Ângela Galvão, editado e publicado pela Editora Penalux no ano de 2019. Labirintos poéticos pode – e ...

  • CAPA
    5.0
  • DIAGRAMAÇÃO
    5.0
  • ENREDO
    4.3
  • LEITURA
    5.0
Share

Blogueiro, escritor, poeta, professor, ensaísta, cinéfilo, viajante e filantropo. Estudante de Ciências Sociais em busca de uma compreensão mais assertiva do nosso local em sociedade.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com