All adults here, by Emma Straub

51907346. SX318 SY475  - All adults here, by Emma Straub
Author:
Quando Astrid Strick testemunha um acidente de um ônibus escolar no centro da cidade, ela tem uma lembrança reprimida de seus jovens pais, décadas antes. De repente, Astrid percebe que ela não era a mãe que ela pensava ter sido para seus três filhos agora crescidos. Mas com que consequencia? O filho mais novo de Astrid está à deriva e sem foco, cometendo seus próprios erros. Sua filha está  grávida, mas está lutando para abandonar…

O livro começa com personagens peculiares e interessantes. Astrid, 68 anos, testemunha a morte acidental de um conhecido, decide que a vida é curta e é hora de revelar seus segredos para seus filhos adultos e os erros percebidos. As crianças, é claro, todas têm problemas e segredos próprios. Quem não?

A escrita está envolvida com maravilhosas pepitas de sabedoria, as quais me encontrei frequentemente destacando. Eu amo o tema de que todo mundo está tropeçando na vida tentando se dar o melhor que pudermos, às vezes fazendo certo, às vezes errado. Todos somos dignos de perdão, aceitação e amor.

Infelizmente, o autor tem uma abordagem de pia da cozinha para a história e aborda todos os problemas sociais que ela pode pensar: abuso, bullying, pedofilia online, lesbianismo, identidade de gênero, bissexualidade, transgênero, adultério, inseminação artificial, etc. O resultado é que nenhum deles é tratado com a profundidade que merecia e a mensagem é diluída.

Depois de um tempo, o tédio começou, enquanto a história serpenteia junto com nenhuma trama. Eu amo um conto multi-geracional, baseado em personagens, com relacionamentos familiares complicados, mas os personagens rapidamente se tornaram caricaturas e a história começou a parecer um conto de fadas ridículo, ainda mais arruinado por uma mensagem anti-masculina descarada.

Foi uma boa história,  houve uma mensagem adorável em potencial que se perdeu entre o grande número de questões abordadas, sem nada para impulsionar a trama. Eu lutei para terminar e deveria ter seguido meus instintos e desistido na metade do livro, mas finalizei, e não tenho nada além disto para acrescentar.

O livro de Emma em si é algo bacana, possui um roteiro bem construído com uma forte tendência emocional que deveria emocionar, mas não emociona. A autora se perde nas descrições e no exagero de pautas, não agindo com profundidade em nada do que se propõe e se perdendo, transformando o roteiro da obra em um verdadeiro mão com açúcar. Mais do mesmo.

*lido no kindle unlimted*

Share

Graduado em Língua Portuguesa, redação, literatura & Ciências sociais. Pós-graduado em literatura contemporânea e geopolítica. Blogueiro, ativista, pai, influenciador digital literário (@postliteral), fundador do @proximoparagrafo (proximoparagrafo.com.br), CEO majoritário do Post Literal (@postliteral), cinéfilo, fãs de gatos e apaixonado por filmes, séries e tudo o que tiver ligação com design.

error: Content is protected !!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com