Responsive Ad Slot

[RESENHA #741] A Bola e o Goleiro, de Jorge Amado

0


O goleiro Bilô-Bilô era de uma incompetência espantosa debaixo das traves. Jogava num time fuleiro e colecionava apelidos vexaminosos: Mão-Furada, Mão-Podre, Rei-do-Galinheiro. A bola Fura-Redes, por sua vez, era a alegria dos artilheiros. Fazia gols olímpicos, de letra, de bicicleta, de folha-seca. E seus apelidos eram aclamadores: Esfera Mágica, Pelota Invencível e Redonda Infernal. Nesta narrativa infantil, escrita em 1984, Jorge Amado conta como dois personagens que costumam viver às turras podem se apaixonar. Aqui, a imparcial Fura-Redes encontra o desastrado Bilô-Bilô, e passa a viver um dilema: terá a ousadia de impedir o milésimo gol do Rei do Futebol para aninhar-se nos braços do amado? Para ilustrar essa historinha bem-humorada e romântica, a edição traz desenhos do artista gráfico Kiko Farkas.

RESENHA

A Bola e o Goleiro é um livro infantil de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. Publicado originalmente em 1984 pela editora Record, o livro conta a história de um romance improvável entre uma bola de futebol, chamada Fura-Redes, e um goleiro, chamado Bilô-Bilô.

O estilo de Jorge Amado é marcado pela valorização da cultura popular, da oralidade, do humor e da crítica social. Em A Bola e o Goleiro, o autor cria uma fábula divertida e poética, que mistura elementos fantásticos e realistas, para falar sobre o amor, o futebol e a Bahia. O livro é narrado em terceira pessoa, com uma linguagem simples e envolvente, que cativa o leitor de todas as idades.

Um dos principais ensinamentos da obra é que o amor pode superar as diferenças e transformar as pessoas para melhor. A bola Fura-Redes, que era famosa por fazer gols em todos os goleiros, se apaixona por Bilô-Bilô, que era considerado o pior goleiro do mundo. A partir desse encontro, a bola passa a evitar os gols e a procurar os braços do seu amado, que se torna um ídolo da torcida. O amor dos dois é tão grande que eles enfrentam as adversidades e os preconceitos, e até mesmo o desafio de impedir o milésimo gol do Rei do Futebol.

Citações da obra que ilustram o estilo e o tema do autor:

- “Fura-Redes era a bola mais famosa do mundo. Não havia goleiro que lhe resistisse. Quando ela vinha, era gol certo. Era a alegria dos artilheiros, que lhe davam apelidos carinhosos: Esfera Mágica, Pelota Invencível, Redonda Infernal.”

- “Bilô-Bilô era o goleiro mais infeliz do mundo. Não havia bola que ele pegasse. Quando ela vinha, era gol certo. Era a tristeza dos torcedores, que lhe davam apelidos maldosos: Mão-Furada, Mão-Podre, Rei-do-Galinheiro.”

- “Foi amor à primeira vista. A bola Fura-Redes se apaixonou pelo goleiro Bilô-Bilô. Foi um amor instantâneo, intenso e avassalador. E apesar de entrar nas traves de todos os outros goleiros, Fura-Redes se recusava, a partir daí, a desmoralizar seu amor e, sempre que a oportunidade aparecia, fazia piruetas inacreditáveis para aninhar-se nos braços de seu amado.”

- “O amor dos dois era tão grande que eles não se importavam com nada. Nem com as vaias, nem com as zombarias, nem com as ameaças. Eles só queriam ficar juntos, felizes e apaixonados. E assim foram vivendo, até que um dia aconteceu algo que mudou o destino dos dois. Algo que ninguém esperava. Algo que ninguém podia acreditar.”

O livro foi escrito em 1984, no contexto da redemocratização do Brasil, após o fim da ditadura militar. Jorge Amado, que era um militante comunista e havia sido perseguido e exilado pelo regime, voltou ao país em 1979 e retomou sua atividade literária. A Bola e o Goleiro foi uma de suas últimas obras, e reflete o seu interesse pela literatura infantil e pela valorização da cultura nacional.

A importância e a relevância cultural de A Bola e o Goleiro são inegáveis. O livro é uma homenagem ao futebol, uma das maiores paixões do povo brasileiro, e à Bahia, terra natal do autor e cenário de muitas de suas obras. O livro também é uma celebração do amor, da fantasia e da alegria, que são características marcantes da literatura de Jorge Amado. Além disso, o livro foi traduzido para vários idiomas e teve uma adaptação para o teatro, ampliando o seu alcance e o seu reconhecimento.

Jorge Amado foi um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia, com destaque para os personagens populares, como os trabalhadores do cacau, os malandros, as prostitutas, os capoeiristas, os pais-de-santo, entre outros. Seus livros foram traduzidos para mais de trinta idiomas e receberam inúmeros e importantes prêmios, nacionais e internacionais. O autor também foi membro da Academia Brasileira de Letras e deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro.

A Bola e o Goleiro é um livro que merece ser lido e apreciado por todos os que gostam de literatura, de futebol e de amor. É uma obra que encanta, emociona e diverte, mostrando a genialidade e a sensibilidade de Jorge Amado. É um livro que nos faz sonhar, rir e torcer pelos protagonistas, que são mais do que uma bola e um goleiro, são símbolos de uma cultura e de uma nação.

Leia outras resenhas de livros do mesmo autor:

o gato malhado e a andorinha sinhá
Gabriela, Cravo e Canela
Tenda dos milagres
Terra do sem-fim
Cacau
Dona Flor e seus dois maridos
Tieta do Agreste
Jubiabá
Capitães da Areia
Tereza Batista cansada de guerra
ABC de Castro Alves
Bahia de todos os santos
O amor do soldado
Mar morto (romance)
Brandão entre o mar e o amor
A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

O AUTOR
Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. Sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia. Traduzido para mais de trinta idiomas e detentor de inúmeros e importantes prêmios, o escritor teve vários de seus trabalhos adaptados para a televisão e o cinema, entre eles, "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Gabriela Cravo e Canela".
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

both, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo