![]() |
O autor Danilo Brandão |
“A literatura é uma pequena rachadura pela qual podemos enxergar as questões humanas”
Para formular a obra, Danilo refletiu consigo mesmo sobre as possibilidades que a escrita oferece. A forma de cada conto é simbiótica com seu conteúdo, com as incertezas, solidões e investigações que o autor perscruta. Os estilos, a identidade visual e texturas do livro são parte dessa experiência que Danilo traçou para “Até a Última Gota” — que funciona como uma observação do dia a dia de pessoas normais. De gente que poderia viver em seu prédio, do colega de trabalho, ou um conhecido da igreja. Não à toa, sempre existem figuras em torno de seus personagens – conhecidas, completas estranhas ou uma mistura disso. É como dar uma espiada pela janela da vida do vizinho, onde descobrimos amarguras comuns a todos, sofrimentos e preconceitos que convivem com as máscaras de uma rede social, de um casamento ou nos mais brutais dos casos, desprovidos de filtros.
Danilo usa frases soltas e curtas para convidar a imaginação do leitor a desenhar cada cena e encontro. E elas vêm à mente de maneira natural, já que são tratados temas ‘quentes’ e contemporâneos, mas sob a perspectiva de quem sente na pele. “A literatura é uma fresta. É uma pequena rachadura pela qual podemos enxergar as questões humanas. Por isso, o que eu mais gosto de fazer é deixar essa fresta aberta. Dar todo o poder para o maior agente da literatura escrever a sua própria história: o leitor. Para isso, eu construo histórias que costumam ser fragmentárias, com frases soltas e curtas. Com descrição ilimitada e que tenha uma certa carga de subjetividade”, explica Danilo.
O processo criativo como performance: entre Elvira Vigna, Ricardo Piglia e Silvina Ocampo
Confira um trecho do conto “O iceberg nos atrai mais que o navio mesmo, acabando com a viagem”:
“Em algumas noites, se aventurou pelos bares. Bebeu cachaça, comeu feijão tropeiro, fumou cigarro de palha e limpou seus vômitos de banheiros encantadores. Descansou seu cotovelo nas costas de homens duros, moles, adiposos, peludos, tísicos, frágeis, doentes, saudáveis, muito ricos, coxos, amarelos, tarados, hemofílicos, órfãos e históricos. Sabia que cada um deles tinha uma história. Mas, não quis saber de nada disso. Queria apenas se servir um pouco de descontração.”
Adquira “Até A Última Gota” no site da editora Mondru: https://mondru.com/produto/
Nenhum comentário
Postar um comentário