companhia das letras

[CRÍTICA] A barraca do beijo 3 - uma ultima vez

terça-feira, 28 de setembro de 2021

/ by Vitor Zindacta

A barraca do beijo é uma das franquias de romance adolescente de maior sucesso do serviço de streaming Netflix, e hoje, tentaremos talvez entender o porquê. O filme é uma produção baseada nos livros de uma autora galesa de 26 anos, que começou seu mundo da escrita aos 16, quando por inspiração dos romances adolescentes e de sua vida pessoal deu vida ao enredo de 'a barraca do beijo', o primeiro livro de uma série de quatro grandes histórias - 1. A barraca do beijo, 2. a barraca do beijo 2 (amor à distância), 3. a barraca do beijo 3 (uma última vez) e 4. a barraca do beijo 4 (a versão de Noah) - que narram a vida de Elle Evans, Noah Flyn e seu irmão Lee Flyn e suas descobertas adolescentes.

O primeiro livro é o típico clichê que todos adoram: um romance adolescente cercado da ausência de culpa em uma vida aparentemente perfeita e livre de grandes responsabilidade. Elle, é uma garota que vive em Los Angeles com seu pai, Mike Evans, e com seu irmão, Brad Evans. Elle nutre uma amizade de berço com Lee Flyn, enquanto nutre uma paixão - recíproca - por Noah Flyn, irmão de Lee. O enredo de Beth Rekless permeia entre a descoberta da paixão, do primeiro amor e de uma verdadeira amizade e do poder da realização de nossos sonhos, tudo isso de uma forma doce, leve e descontraída em um enredo repleto de muita energia positiva e doces lembranças da juventude, tudo isso, no primeiro livro.

Na medida em que a história progride pra suas continuações, a progressão também ocorria com a autora, que  transitava em inspirações adolescentes entre sua fase pré-adolescente e sua fase adulta, tornando toda escrita uma experiência única para o leitor que tem a oportunidade de amadurecer junto à escrita, possibilitando um mergulho rumo às sensações provocadas pelo âmago da juventude e da descontração entre as inúmeras descobertas do amor. O segundo livro, que carrega como subtítulo 'amor a distância', narra os percalços dos protagonistas em meio à universidade de Noah e a distância de Elle, que busca manter acesa a chama do amor juvenil por eles nutrida, tudo de uma forma palpável, repleta de desconfianças pela distância e pela certeza da escolha de um amor verdadeiro e único, ao tempo em que sua amizade com Lee amadurece através de sua companhia na ausência do irmão e os problemas que decorrem da amizade em relação à nova relação de Lee com Rachel, a quem nos é apresentada no primeiro livro.

O terceiro livro é o ápice do amadurecimento da autora, e também ouso-me dizer o melhor de seus manuscritos que deu vida ao terceiro filme da série na netflix que me inspirou profundamente na admiração pela descoberta da autossuficiência, do amor próprio e das decisões que tomamos e dos caminhos que a vida toma quando decidimos 'deixar a vida nos levar', o roteiro/enredo trabalha em cima das decisões - e da ausência delas - em relação à Elle, Noah e Lee, que agora, buscam conciliar a nova vida rumo à faculdade ao último verão juntos na casa de praia dos pais dos irmãos Lee; aqui, ao contrário do que imaginamos encontrar em um romance adolescente, por mais que o final seja feliz, vai além do trivial e do previsível. Não há amor eterno,  talvez aja, mas ele não ocorre da forma como esperamos. De um lado temos Noah, evoluído espiritualmente, livre de seu espirito de confusão e desentendimento com todos, sobretudo consigo mesmo, do outro, temos Elle, que amadurece cada vez mais para sua relação com a família, com os amigos e com seu namoro com Noah.

Se for pra ser, a vida sempre se encarregará de cruzar os caminhos, como da primeira vez, mas com uma energia completamente diferente, pois agora estaremos prontos para este misto de emoções que viver exige.

um roteiro fabuloso inspirado em uma escrita fabulosa. A barraca do beijo 3, um filme para nunca esquercermos de sua produção.

alguns takes pra animar vocês:






Next Story Postagem mais antiga Página inicial
siga-nos no Instagram: @postliteral
Leia[+]
© all rights reserved
made with by templateszoo