Projeto Gutenberg ganha extensão brasileira

Screenshot 4 300x154 - Projeto Gutenberg ganha extensão brasileira

Gutenberg Projetct / página inicial | Reprodução

Uma iniciativa privada está funcionando como uma extensão do projeto Gutenberg na web. Fundado em 1971 por Michael Hart, o Projeto Gutenberg é um esforço voluntário para distribuição de obras culturais através de um acervo digital. A iniciativa tornou a biblioteca virtual a mais antiga da internet. A maioria dos itens do acervo constituem textos e livros disponíveis em domínio público.

Presente na rede social do Facebook, a iniciativa tornou-se um meio pelo pelo qual seus idealizadores distribuíssem com uma nova formatação e edição obras já disponibilizadas na plataforma, de acordo com o fundador, Vitor Zindacta, a ideia principal do projeto é “voltar os olhos do público leitor contemporâneo para a literatura disponível em domínio público com uma nova identidade, dando a eles a oportunidade de ler, e até mesmo possuir uma edição única, exclusiva deles, fazendo-as assim, despertar um interesse genuíno em adquirir, ler e distribuir obras presentes na web. Espero que assim, possamos fomentar debates e conversas de forma saudável acerca da alta literatura”.

Algumas das edições já editadas e que logo estarão presentes no projeto são “A escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães, “A capital Federal”, de Artur Azevedo e “Antígona”, de Sófocles.

Screenshot 1 188x300 - Projeto Gutenberg ganha extensão brasileiraScreenshot 2 191x300 - Projeto Gutenberg ganha extensão brasileiraScreenshot 3 188x300 - Projeto Gutenberg ganha extensão brasileira

A ideia em reeditar obras já disponíveis da web surgiu através dos resultados de uma pesquisa conduzida por Pew Research Center, que revelou que apesar do crescimento e da popularização do e-book devido aos inúmeros aparelhos e aplicativos digitais que fornecem uma variedade infinita de e-books, leitores ainda preferem o livro físico ao livro digital, sendo uma maioria quase que absoluta de 96% de leitores do livro físico, contra apenas 4% de leitores digitais. Alguns levantamentos também apontaram que isso, talvez, se deva ao fato de que os leitores possuam um sentimento de pertencimento relacionado à obra, em outras palavras, o sentimento de posse sobre determinada obra faz com que as pessoas acumulem obras, pilha de leitura e produzam pouco com relação ao que são de fato capazes de produzir. Através do Grupo Gutenberg, os participantes poderão experimentar a sensação de possuir algo que é apenas deles, devolvendo o sentimento de posse e pertencimento aos leitores: um e-book completamente exclusivo e editado exclusivamente pensando neles. O grupo também soma o atual mercado de livros ao grupo através de uma série de ações em conjunto com editores, autores e profissionais da área editorial e cultural, promovendo sorteios, debates e distribuição de conteúdo exclusivo e gratuito aos seus participantes.

Carlos Drummond de Andrade disse certa vez: Há livros escritos para evitar vazios nas estantes. Este é o lema do Grupo Gutenberg. O objetivo principal é que leitores, colaboradores e membros consigam enxergar dentro do material disponibilizado um infinito de possibilidades além da estante física, para que haja a criação de mais prateleiras digitais com coleções de livros com edições limitadas, únicas e exclusivas de seus membros, como em um clube de assinaturas mensal, porém, grátis.

Vale ressaltar que o Grupo Gutenberg é uma uma idealização de esforços voluntários de João Vitor Zindacta, proprietário e editor chefe do Post Literal, e de Gustavo Gonçalves, CEO e Fundador do Vibook.

Conheçam o Grupo Gutenberg: https://www.facebook.com/groups/grupogutenberg/

Acervo digital: https://www.gutenberg.org/catalog/

Share

Graduado em Língua Portuguesa, redação, literatura & Ciências sociais. Pós-graduado em literatura contemporânea e geopolítica. Blogueiro, ativista, pai, influenciador digital literário (@postliteral), fundador do @proximoparagrafo (proximoparagrafo.com.br), CEO majoritário do Post Literal (@postliteral), cinéfilo, fãs de gatos e apaixonado por filmes, séries e tudo o que tiver ligação com design.

error: Content is protected !!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com