RESENHA: Garota, pare de mentir para você mesma, de Rachel Hollis

Não sei como este livro veio parar em minha mãos, mas me sinto aliviado por tê-lo junto a mim. Ok, este livro é mais um dos bilhões existentes por ai sobre como eu – ou uma garota com problemas emocionais de peso e imagem – sofrem consigo mesmo e com a baixa estima que a sociedade impõe dentro de um padrão normativo de beleza, na qual, claro, quase ninguém se encaixa. O que posso dizer é que a autora age na escrita como uma espécie de “guru  das relações únicas do eu por eu”, ou seja, o que notamos na escrita de Rachel é que ela detém o poder de convencimento através de conselhos diretos e objetivos com relação a ser como somos e agir como agimos, sem nos preocupar, de certa forma, com a opinião terceirizada.  Li este livro em companhia de uma amiga muita querida, a qual, claro, irei citar sem medo, afinal, a mesma me autorizou: Carina. Tivemos pontos convergentes sobre opiniões acerca da escrita de Rachel. É por isso que eu amo a literatura, uma única obra abre diversas e incontáveis possibilidades de debate. A obra é uma só, mas a escrita é tão minuciosa e fantástica que nos faz crer que sim, essa é a realidade das coisas. Tudo é como é, mas não cabe aos outros enquadrar-nos dentro de um padrão, esta tarefa é unicamente nossa. Ou seja, ninguém nos comanda, nós somos donos de nós mesmos e ninguém pode – nem jamais poderá – mudar nossa essência.

Conheça esta grande verdade: você está no controle de sua própria vida. Você tem uma e apenas uma chance de viver, e a vida está passando por você. Pare de se machucar, e dang, pare de deixar que outros o façam também. Pare de aceitar menos do que você merece. Pare de comprar coisas que você não pode dar ao luxo de impressionar pessoas que você nem gosta. Pare de comer seus sentimentos em vez de trabalhar com eles. Pare de comprar o amor de seus filhos com comida, brinquedos ou amizade, porque é mais fácil do que ser pai. Pare de abusar do seu corpo e da sua mente. Pare! Apenas saia da pista sem fim.

O livro também vai muito além de um misto de conselhos acerca de nossa aparência física, ele também fala da essência e de como nos importamos diante de situações complicadas e difíceis, que na maioria das vezes tornam-se arbitrárias. Como assim? Para ilustrar, a autora usa como modelo, sua vida. Rachel foi casada e sofreu na mão de seu marido, que claro, era extremamente abusador, ele mantinha ela na palma de suas mãos – ela era refém da insegurança – dai, talvez, venha genial ideia do subtítulo desta obra “Você acredita que não é boa o suficiente? Que não é digna de ser amada? Que nunca chegará a lugar nenhum? Tudo mentira”. As pessoas tendem a contar para nós mesmos suas impressões acerca do que somos e como agimos, mas nós temos o poder de não absorvê-las e de ter a ciência de que somos o que somos, e nada além disso.

“Você, e somente você, é responsável por quem você se torna e por como é feliz.”

Para mim, este livro é um mar repleto de infinitos, sobre como devemos enxergar a nossa vida e nosso caminho. A autora trabalha em cima do dogma da certeza: “você não deve tolerar isso!”. Enfim, este não é um livro como qualquer outro, ele é muito além daquilo o que gostaríamos que fosse, genial.

NÃO, ESTE NÃO É UM LIVRO DE AUTOAJUDA, ele é um mapa amoroso de conselhos acerca de nós mesmos. Dedico esta leitura e impressões à todos meus amigos que lutam para sair das bolhas sociais construídas no cotidiano. Fantástico!

rating on - RESENHA: Garota, pare de mentir para você mesma, de Rachel Hollisrating on - RESENHA: Garota, pare de mentir para você mesma, de Rachel Hollisrating on - RESENHA: Garota, pare de mentir para você mesma, de Rachel Hollisrating off - RESENHA: Garota, pare de mentir para você mesma, de Rachel Hollisrating off - RESENHA: Garota, pare de mentir para você mesma, de Rachel Hollis (8.569 votos, média: 3,00 de 5)
loading - RESENHA: Garota, pare de mentir para você mesma, de Rachel HollisLoading...
Share

Blogueiro, escritor, poeta, professor, ensaísta, cinéfilo, viajante e filantropo. Estudante de Ciências Sociais em busca de uma compreensão mais assertiva do nosso local em sociedade.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com