Entenda “Dark”, o mais novo sucesso do catálogo Netflix

 

Dark Cave.0 300x200 - Entenda "Dark", o mais novo sucesso do catálogo Netflix

“O enredo mais confuso que eu já vi”, foi o que um amigo me relatou com relação ao seriado Dark, do Netflix. Dark é o primeiro seriado alemão da plataforma, produzido no ano de 2017, o enredo alcançou milhares de fãs por todo o globo, o que fez com que a plataforma de streaming renovasse a série para a segunda temporada, que claro, foi disponibilizada oficialmente pela plataforma no dia 21 de junho de 2019, data esta, escolhida exatamente devido aos eventos descritos no capítulo “piloto”, da primeira temporada. Criado por Baran do Odar e Jantje Friese, a série chegou para constituir o catálogo de lançamentos internacionais da Netflix, incluindo a série mexicana “club de cuervos”, de 2015 e a série brasileira 3%, de 2016.

A série trabalha utilizando recursos temporais, ou seja, a capacidade descritiva de transitar entre passado, presente e futuro. A primeira temporada se inicia no ano de 2019, expandindo-se até os anos 1986 e 1953, retratando a história de diversos personagens, já na segunda temporada, poderemos notar que vários meses se passaram entre a primeira e a segunda temporada, o que faz com que os anos passem, sendo 2020, 1987 e 1954, respectivamente, enquanto introduz novas histórias que se ambientam em 2053 e 1921.

Ainda confuso? Calma lá, que a gente explica detalhadamente.

A série começa em 2019 com Michael Kahnwald, pai de Jonas, marido de Hannah se enforcando e deixando para trás um bilhete dizendo “não deve ser aberto até 4 de novembro às 22h13”.

Corta para 4 de novembro, quando ficamos sabendo que um garoto ruivo chamado Erik Obendorf está desaparecido há duas semanas e o caso é atribuído ao policial Ulrich – o caso é muito pessoal para ele porque seu irmão adolescente desapareceu em Winden 33 anos atrás e nunca foi encontrado.

No dia 4, o filho de Ulrich, Mikkel, desaparece na floresta perto das cavernas, e no dia seguinte um garoto morto aparece na floresta usando roupas dos anos 80 e um níquel com ‘1986’ em volta do pescoço. Ele está carregando um walkman e ele tem queimaduras graves ao redor dos olhos e seus tímpanos estão completamente explodidos.

Jonas estava com Mikkel na noite de seu desaparecimento e resolve tentar encontrá-lo. Na manhã seguinte, vemos Mikkel emergir da caverna na floresta onde ele desapareceu. Só quando ele volta para a cidade ele percebe que não é 2019, na verdade é 1986.

Essa é a configuração básica de um show focado em viagens no tempo entre três épocas: 1953, 1986 e 2019. A ação é inteiramente em torno de Winden e está focada em quatro famílias – os Kahnwalds, os Nielsens, os Dopplers e os Tiedmanns, que têm viveu na cidade por gerações (o que é conveniente, já que os personagens regularmente se deparam com versões mais novas de si mesmos e de seus parentes quando viajam no tempo pela caverna).

O enredo gira em torno de um esconderijo subterrâneo, onde Noah (falaremos mais sobre ele, aguarde) construiu um máquina que abre buracos de minhoca, o que o faz utilizar as crianças como um teste para o funcionamento da máquina, porém, mostrando-se não funcionar conforme o esperado, a maquina mata os jovens e os joga em uma época completamente oposta à que elas viveram anteriormente. Ao mesmo tempo, Noah abre um buraco de minhoca nas cavernas (onde gira toda trama e suspense), para que Helge possa passar, encontrar os corpos e os resgatá-los. O garoto encontrado no primeiro episódio é Mads, irmão de Ulrich, que desapareceu quando adolescente em 1986 e aparece em 2019.

NOAH

Noah 1 - Entenda "Dark", o mais novo sucesso do catálogo Netflix
Reprodução/Netflix

Tá, mas quem é Noah? Noah é um padre assassino que viaja no tempo e trava uma guerra com Cláudia para controlar as viagens no espaço-tempo. No final da primeira temporada, as origens de Noah ainda não são claras e não nos fornecem nenhum dado relevante para que consigamos compreender suas reais intenções, e claro, sua história. Algumas especulações contam que Noah pode ser o marido distante de Agnes Nielsen e pai de Tronte — Tronte possui queimaduras de charutos nos braços, e Agnes diz durante o enredo que já foi casada com um padre.

Noah tem um livro que parece mapear todos os eventos antes mesmo de acontecerem (certamente até 2019), o que implica que ele pode vir de um futuro mais distante – possivelmente em 2052 – ou apenas um experiente viajante do tempo que estudou os eventos das diferentes eras. Isso também implica que há um elemento da ideia do Destino aqui – que tudo sempre será exatamente como é e é impossível mudar o passado ou o futuro.

CLAUDIA

Claudia - Entenda "Dark", o mais novo sucesso do catálogo Netflix
Reprodução/Netflix

Claudia é uma especialista em viagens de tempo – e em guerra com Noah para controlar as viagens no tempo.

Em 1986, Claudia é a chefia a usina nuclear que está no centro de Winden. Ela descobre que houve um vazamento radioativo durante o verão. Barris de lixo nuclear são armazenados nas cavernas – esses produtos químicos são roubados utilizados para alimentar o dispositivo feito por Tannhaus, que ele usa para destruir / criar o loop temporal.

HELGE

Helge - Entenda "Dark", o mais novo sucesso do catálogo Netflix
Reprodução/Netflix

Helge é o pai de Peter e o sogro de Charlotte. Ele também é o dono da adega de viagem no tempo (em 2019 e 1986 certamente). Helge é um peão de Noah e trabalha com ele para raptar e depois encobrir as mortes das crianças.

Helge é uma criança em 1953. Ulrich de 2019 volta no tempo e conhece o jovem Helge e tenta matá-lo batendo na cabeça dele com uma pedra e jogando-o na adega de viagem no tempo. Mas Helge não está morto. Quando o adulto Jonas dispara a máquina construída pelo relojoeiro com a intenção de fechar o buraco de minhoca, em vez disso o cria, ligando Jonas adolescente e criança — Helge que estão ambos no adega de viagem no tempo — Helge em 1953, Jonas em 1986.

PETER

Peter - Entenda "Dark", o mais novo sucesso do catálogo Netflix
Reprodução/Netflix

Peter é filho de Helge e marido de Charlotte, que é uma policial trabalhando com Ulrich. Peter é gay e, ocasionalmente, visita um prostituto travesti. Ele está envolvido na viagem no tempo em 2019 quando está no porão (que pertence a Helge) fazendo a “Oração da Serenidade” na noite do desaparecimento de Mikkel, quando o corpo de Mads (irmão de Ulrich que desapareceu em 1986) cai de repente. teto.

Ele chama Tronte (pai de Mads) que aparece com Claudia, que diz que eles devem levar o corpo até onde ele será encontrado. É provável, portanto, que ele esteja informado sobre a questão da viagem no tempo.

Tendo em mente todas estas informações, fica mais fácil compreender o enredo desta série, afinal, os eventos e personagens acima descritos são os principais, e é através de cada um deles que entenderemos melhor a história de outros personagens e da história envolvendo a paz de todo um povo, e claro, das viagens constantes no tempo.

GALERIA DE FOTOS

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7.898 votos, média: 4,80 de 5)
loading - Entenda "Dark", o mais novo sucesso do catálogo NetflixLoading...
Share

Blogueiro, escritor, poeta, professor, ensaísta, cinéfilo, viajante e filantropo. Estudante de Ciências Sociais em busca de uma compreensão mais assertiva do nosso local em sociedade.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com