[RESENHA #337] Os males da paixão, de Selma Braga

 


“Uma mulher de olhar frio e complacente, julgava-se hábil e esperta a ponto de manipular a todos com sua exuberante beleza, escondendo, em seu íntimo, uma insaciável ganância por riqueza e domínio”.

 

Uma mulher de olhar frio e complacente, julgava-se hábil e esperta a ponto de manipular a todos com sua exuberante beleza, escondendo, em seu íntimo, uma insaciável ganância por riqueza e domínio.” As escolhas na vida de Clariana eram sempre voltadas para suprir os seus desejos e paixões momentâneas. Tais atitudes faziam com que permanecesse ligada aos seus credores e parceiros de reencarnações passadas, num rastro de vícios, ódio e vingança. No entanto, a Bondade Divina nunca nos abandona, fazendo-se presente em lugares e por meio de pessoas que muitas vezes, nem imaginamos e tendo por objetivo principal o despertar para os caminhos do amor ao próximo.
BRAGA, Selma Regina. Os males da paixão. Araras, SP: IDE, 1º Ed. 2019, 176pp.
 
“(…) Digo-vos que assim haverá maior júbilo no Céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”
                                                      — JESUS
Até onde você iria para sanar suas vontades e desejos mais profundos? Neste livro, Selma Braga nos apresenta a história de uma protagonista que fez o possível e o impossível para conseguir alcançar seus objetivos. Aqui, iremos conhecer Clariana, uma jovem sonhadora e cheia de sonhos e ambições, mas é só isso o que ela tem a oferecer. Para conseguir promoções, status e uma “alavancada” na vida pessoal, Clariana mantem um relacionamento com seu chefe, Juliano, porém, após um período, Juliano percebe que a mulher com a qual escolheu para relacionar-se não era bem aquilo o que ele idealizava, então decide colocar um ponto final na relação. Ao fim da relação, Clariana decide que nem mesmo Juliano poderia interferir naquilo o que “nasceu para dar certo”, então, certa de que Juliano não retornaria o relacionamento, ela decide tomar as rédeas da situação e procurar métodos alternativos para fazê-lo voltar, e assim, conquistar sua rotina de ambições novamente.
 
No meio de toda essa cadeia densa de acontecimentos que envolve o mundo físico e metafísico, conheceremos Giovana, irmã de Clariana, o oposto da irmã. Vendo que sua mãe está indo em busca de seus desejos por caminhos escuros, Giovana tenta alertar a irmã, de que talvez, fosse necessário reconsiderar, afinal, tudo o que fazemos nesta vida acaba retornando para nós, mais cedo ou mais tarde Clariana sentiria os efeitos de suas atitudes. A missão pessoal de Clariana em tentar destruir a vida daquele que “destruiu” seu emocional, acaba envolvendo uma série de acontecimentos e pessoas, fazendo com que tudo se torne ainda mais complicado de resolver.

 

Se levarmos a Lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos, segundo a qual nossa condição atual é resultado de nossos atos passados e nossos pensamentos, palavras e atos constroem diariamente nosso futuro (Quem semeia o bem, colhe o bem. Quem semeia o mal, colhe o mal); poderemos observar que a história de Clariana é apenas um débito de vidas passadas, ou seja, ela possui credores ao qual não consegue se livrar, em outras palavras: suas atitudes não devem ser levadas em consideração ou observadas apenas sob a ótica de sua vida atual, bem como também suas vidas passadas.
 
O livro é um misto de acontecimentos que nos fazem refletir, não somente dentro da ótica de causa e efeito, mas também sob a ótica de que a dívida é individual e intransferível, ou seja, se observarmos Clariana e sua irmã poderemos notar que uma é o oposto da outra e as tentativas da irmã em ajudar Clariana também devem ser levadas em consideração com relação a sua vida passada.

 

Um livro maravilhoso para todos que desejam alcançar um aperfeiçoamento moral por meio dos aprendizados transmitidos pelo Espírito Eustáquio. Uma escrita fluída, de fácil entendimento e uma trama intrigante e instigante.

Blogueiro, escritor, poeta, professor, ensaísta, cinéfilo, viajante e filantropo. Estudante de Ciências Sociais em busca de uma compreensão mais assertiva do nosso local em sociedade.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com