[RESENHA #334] Por uma escolha, de Peter Gonçalves

Com a finalidade de conseguir dinheiro para o sustento e solução dos problemas de sua família, Fernando, um pai desesperado, se vê propenso a aceitar o envolvimento com atitudes ilegais de grande proporção. Desconhecendo o envolvimento de seu marido com a proposta, Dália reclama constantemente da penúria que envolve toda a família, ao mesmo tempo em que Tadeu, o filho pré-adolescente, sentindo inexplicável aversão, vive num atrito constante com o pai. A luta de uma família frente a seus desejos e necessidades. As leis de causa e efeito sobre a vida presente e depois da morte. Ação e reviravolta de emoções, um drama que nos oferece cenas comoventes, num benéfico reencontro de Espíritos ligados por fortes laços de variados sentimentos.
 
Leiaumaamostragratis21 1 - [RESENHA #334] Por uma escolha, de Peter Gonçalves
GONÇALVES, Peter. Por uma escolha. Araras, SP: Ide Editora. 1º ed. 2017, 256p

 

Todos os que estavam presentes lá tinham um propósito maior, que
era o aprendizado e a ajuda espiritual. (p. 52)
Por uma escolha é um livro de romance escrito pelo autor Peter Gonçalves através do espírito Felipe. A narrativa densa e intensa compõe o catálogo de lançamentos da Ide Editora (instituto de difusão espírita). O foco principal desta narrativa é a descrição de fatos relacionados à uma vida de escolhas. Fernando é casado com Dália e com ela tem dois filhos, Enrique e Tadeu. Dália cuida da casa, enquanto Fernando ganha dinheiro de formas alternativas no mundo do crime, porém, por acreditar que alguns trabalhos não condizem com seus preceitos, recusa a maior parte deles, o que o faz perder boa parte do dinheiro que poderia ganhar, e com isso, acarreta uma série de problemas familiares com dívidas, fome e miséria. Em casa, Fernando não detém mais autoridade ou respeito de sua mulher e de seu filho, Tadeu. Josué é amigo de Fernando, e a narrativa se inicia com ele: Fernando e Josué vão à uma sessão espírita, e lá, ouvem de um dos membros, Ezequiel um discurso primoroso, sobre como devemos aproveitar as oportunidades que a vida nos dá, sobre como devemos dar a devida importância à Terra, a família, amigos e aos momentos que não tem volta. Uma parte do discurso:
[…] Se nos foi dada a sabedoria, que a usemos em prol do amor. Se
nos foi dado o discernimento, que o usemos para tudo, se nos foi dada as
pessoas, que saibamos reconhecer cada gesto e cada ato. […] Comecemos logo. O
infinito é longo, mas a caminhada é dura. Façamos cada um de nós a parte que
nos cabe, por mais difícil que seja, façamos, para, enfim, trilharmos o caminho
de Deus.
A narrativa deste livro é incrível em todos os sentidos possíveis. Honestamente eu acho incrível a capacidade descritiva de Peter, afinal, Felipe possuí um dom narrativico impecável. Nota-se que o livro possui uma abordagem clara e objetiva naquilo o que se propõe: tudo em sua vida é uma questão de escolha. Cada capítulo desta obra é único e carrega em si uma nova oportunidade de escolher o caminho ao qual deve-se seguir, e nosso protagonista tem o dom e a oportunidade de retroceder em suas escolhas, e isso sempre ocorre, porém, há uma rede de acontecimentos que ligam fatos e histórias de uma maneira impressionante. A busca incessante pelo perdão através da luz e do reconhecimento de seus erros, as escolhas e oportunidades que a vida nos oferecem são sempre palpáveis, tangíveis, únicas, e este livro possuí a facilidade de transmissão de valores em poucas páginas.
Tendo em mente de que o espiritismo é a religião que visa o aperfeiçoamento moral e ético do homem através de ensinamentos transmitidos por espíritos desencarnados através dos médiuns, posso dizer que, esta obra realmente traz consigo uma forte carga reflexiva. Vivemos em um mundo onde as pessoas não refletem em suas escolhas a longo prazo, apenas nos efeitos imediatos, não refletindo acerca do mal ao qual se submetem.
Uma leitura fascinante para pessoas que desejam aprofundar-se em reflexões acerca do poder da escolha. Também é indicado para adeptos ao espiritismo e fãs de romances instigantes.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.789 votos, média: 5,00 de 5)
loading - [RESENHA #334] Por uma escolha, de Peter GonçalvesLoading...

Blogueiro, escritor, poeta, professor, ensaísta, cinéfilo, viajante e filantropo. Estudante de Ciências Sociais em busca de uma compreensão mais assertiva do nosso local em sociedade.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com